Contextualização
O estudo de misturas é uma parte fundamental da química e permeia muitos aspectos do nosso dia a dia. Desde a diluição de um suco até a confecção de um medicamento, as misturas estão presentes em praticamente tudo o que consumimos e utilizamos.
Ainda mais especificamente, neste projeto, estaremos focando em misturas onde não ocorre reação química, ou seja, os componentes são misturados, mas suas propriedades individuais são mantidas, sem que haja a formação de novas substâncias.
Introdução
No universo da química, as misturas em que não ocorre reação entre os componentes são chamadas de misturas homogêneas ou heterogêneas. Nas misturas homogêneas, também conhecidas como soluções, as diferentes substâncias se misturam de maneira uniforme, sem que seja visível a separação entre elas. Já nas misturas heterogêneas, é possível distinguir os diferentes componentes a olho nu ou com o auxílio de um microscópio.
Para compreender os processos de mistura, é importante entender os conceitos de soluto, solvente e solução. O soluto é o componente da mistura que será dissolvido, o solvente é a substância que dissolve o soluto, e a solução é o resultado da mistura entre soluto e solvente. A concentração da solução descreve a quantidade de soluto que foi dissolvida em uma certa quantidade de solvente e é medida geralmente em gramas de soluto por litro de solvente (g/L).
Além disso, outro tópico importante a ser abordado é a solubilidade que é a capacidade de um soluto se dissolver em um solvente.
Atividade Prática
Título da Atividade: Explorando a Mistura sem Reação!
Objetivo do Projeto
O objetivo deste projeto é explorar a natureza física das misturas sem reação, aprofundar o conhecimento sobre soluções, solubilidade e a preparação de soluções de diferentes solutos e solventes.
Descrição Detalhada do Projeto
Os grupos serão responsáveis por criar misturas sem reação utilizando diferentes solutos e solventes, onde observarão e medirão as características dessas misturas.
Cada grupo irá:
-
Selecionar três substâncias diferentes para atuar como solutos (sal, açúcar, bicarbonato de sódio, por exemplo).
-
Selecionar três substâncias diferentes para atuar como solventes (água, álcool, óleo, por exemplo).
-
Criar todas as combinações possíveis dessas substâncias, ou seja, 9 misturas no total.
-
Medir e registrar a solubilidade de cada soluto em cada solvente.
-
Preparar e analisar as propriedades físicas das misturas homogêneas e heterogêneas obtidas.
-
Redigir um relatório detalhado do experimento e das conclusões obtidas.
Materiais Necessários
Cada grupo irá precisar dos seguintes materiais:
- Três solutos diferentes e rotulados: ex. Sal, açúcar e bicarbonato de sódio.
- Três solventes diferentes e rotulados: ex. Água destilada, álcool e óleo.
- Nove recipientes transparentes para misturar as soluções.
- Funil e papel filtro (para separação de misturas heterogêneas, se necessário).
- Balança para medir as quantidades de solutos.
- Colheres de medição ou pipetas para medir os solventes.
- Relógio ou cronômetro para registro do tempo de dissolução.
- Câmera fotográfica ou celular para documentação.
Passo a Passo Detalhado do Projeto
-
Forme grupos de 3 a 5 alunos. Cada grupo deve se reunir e decidir sobre quais solutos e solventes vão utilizar.
-
Cada grupo deve pesar a mesma quantidade de cada soluto e registrar esta quantidade.
-
Cada grupo deve medir a mesma quantidade de cada solvente e registrar esta quantidade.
-
Em seguida, os alunos devem misturar cada soluto com cada solvente, um de cada vez, registrando suas observações. Os alunos devem anotar o tempo que leva para o soluto se dissolver em cada solvente (ou se não se dissolve), alterações de cor, formação de sedimentos, entre outros.
-
Em caso de misturas heterogêneas, usar o funil e o papel filtro para separar soluto e solvente, se necessário.
-
Após a realização dos experimentos, os alunos devem tirar fotos das misturas obtidas e anexá-las ao relatório do projeto.
-
Por fim, os alunos devem analisar os dados coletados, preparar conclusões e redigir o relatório final do projeto.
Entrega do Projeto
A entrega final do projeto será um relatório detalhado de todo o processo e conclusões finais. Este relatório deve incluir:
-
Introdução: Nesta seção, os alunos devem contextualizar o tema, explicar sua relevância e aplicação no mundo real, bem como o objetivo deste projeto.
-
Desenvolvimento: Aqui, os alunos devem detalhar a teoria por trás das misturas sem reação, explicar a atividade em detalhes, indicar a metodologia utilizada e por fim apresentar e discutir os resultados obtidos e as fotos das misturas.
-
Conclusão: Os alunos devem retomar seus pontos principais, explicitando os aprendizados obtidos e as conclusões retiradas sobre o projeto.
-
Bibliografia: Os alunos devem indicar as fontes em que se basearam para trabalhar no projeto. Isso inclui livros, páginas da web, vídeos, etc.
A duração do projeto deverá ser de um mês, sendo estimado um total de cinco a dez horas de trabalho por aluno.