Entrar

Projeto: Jogo das Concentrações

Química

Original Teachy

'EM13CNT303'

Unidades de Concentração: % de Massa, Volume e Outras Unidades

Contextualização

A química é a ciência responsável por estudar a matéria, suas propriedades, como as substâncias interagem e as transformações que ocorrem durante essas interações. Dentro deste amplo campo de estudo, temos um tema extremamente importante para a compreensão de grande parte dos fenômenos químicos: as unidades de concentração.

Estas unidades são utilizadas para expressar a quantidade de uma substância (solutos) dissolvida em um determinado volume de outra substância (solvente), formando uma solução. Além disso, a compreensão destas unidades é fundamental para entendermos as relações entre diferentes ingredientes em uma receita, a dosagem de medicamentos, a qualidade do ar que respiramos, a qualidade da água que bebemos, entre tantos outros exemplos de aplicações práticas.

Embora as unidades mais comuns de concentração sejam a molaridade, molalidade e a normalidade, existem outras unidades que são utilizadas em contextos específicos e que são igualmente importantes. Estas unidades incluem a fração molar, a porcentagem em massa, a porcentagem em volume, partes por milhão (ppm), partes por bilhão (ppb) e partes por trilhão (ppt).

Para conhecer e entender melhor essas outras unidades de concentração, sugiro que os alunos utilizem como base e para aprofundamento as seguintes fontes confiáveis:

  1. Brasil Escola: Unidades de Concentração
  2. Mundo Educação: Outras Unidades de Concentração
  3. Khan Academy (em português): Unidades de concentração das soluções

Atividade Prática: "Jogo das Concentrações"

Objetivo do Projeto

O objetivo do projeto é proporcionar aos alunos uma experiência prática e lúdica no estudo das diferentes unidades de concentração. Através de uma atividade de criação de um jogo didático, os alunos terão a oportunidade de entender o conceito de concentração de soluções, bem como praticar o cálculo e a conversão entre as diferentes unidades de concentração. Além disso, o projeto estimula o trabalho em equipe, a gestão de tempo, a criatividade e a comunicação.

Descrição Detalhada do Projeto

Os alunos, divididos em grupos de 3 a 5 pessoas, deverão criar um "Jogo das Concentrações" que envolve a preparação de soluções de diferentes concentrações e um conjunto de desafios relacionados à interpretação e ao cálculo das concentrações.

O jogo criado deve ser suficientemente complexo para envolver pelo menos quatro unidades de concentração diferentes (por exemplo, ppm, ppb, ppt, fração molar, porcentagem em massa ou volume) e deve integrar conceitos de outra disciplina, como matemática ou biologia.

A atividade deve ser planejada e estruturada para requerer mais de doze horas por aluno participante para ser executada, incluindo a fase de planejamento do jogo, a preparação das soluções, a criação dos desafios, e a escrita do relatório final.

Materiais Necessários

  1. Recipientes transparentes para preparar e armazenar as soluções
  2. Substâncias para preparar as soluções (sal, açúcar, corantes alimentícios, etc.)
  3. Água destilada
  4. Balança para medida de massa
  5. Provetas ou pipetas para medida de volume
  6. Material para confecção do jogo (papel, canetas coloridas, cartolina, etc.)
  7. Computador com acesso à Internet para pesquisa e elaboração do relatório

Passo a Passo Detalhado Para a Realização da Atividade

  1. Planejamento do Jogo: Os alunos devem planejar o jogo, definindo as regras, os desafios, o design do tabuleiro (se houver) e os outros componentes do jogo. O jogo deve ser projetado para durar aproximadamente 30 a 45 minutos.

  2. Preparação das Soluções: Os alunos devem preparar as soluções que serão utilizadas no jogo, seguindo os princípios de segurança no manuseio de substâncias químicas.

  3. Criação dos Desafios: Os alunos devem criar um conjunto de desafios que os jogadores devem resolver durante o jogo. Estes desafios devem envolver a interpretação e o cálculo das concentrações das soluções.

  4. Elaboração do Relatório: Após a conclusão do jogo, os alunos devem elaborar um relatório detalhado sobre o projeto, seguindo as diretrizes fornecidas.

Entrega do Projeto

Após a conclusão da atividade prática, os alunos devem preparar e apresentar um relatório que inclua os seguintes tópicos:

  1. Introdução: Contextualização do tema, relevância e aplicação prática, objetivos do projeto.

  2. Desenvolvimento: Discussão da teoria sobre as unidades de concentração utilizadas, explicação detalhada das regras do jogo, da preparação das soluções e dos desafios criados, descrição da metodologia utilizada, apresentação e discussão dos resultados.

  3. Conclusão: Retomada dos pontos principais, aprendizados obtidos, conclusões retiradas sobre o projeto.

  4. Bibliografia: Referências consultadas para a realização do projeto.

Esse documento final deverá encaixar e complementar o que os alunos trabalharam no projeto prático, afim de consolidar a compreensão teórica sobre as unidades de concentração e demostrar sua habilidade em comunicar e explicar os conceitos químicos envolvidos.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Precisa de materiais para apresentar o tema do projeto em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais prontos sobre esse tema! Jogos, slides, atividades, vídeos, planos de aula e muito mais...

Quem viu esse projeto também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies