Contextualização
Introdução teórica
A concentração comum ou concentração em massa, é um conceito-chave em química que se aplica a soluções - misturas homogêneas formadas por duas ou mais substâncias. Especificamente, essa concentração é uma medida da quantidade de um soluto (substância dissolvida) presente num determinado volume de solução. É geralmente expressa em gramas de soluto por litro de solução (g/L).
Para entender melhor, imagine que você tem uma laranjada - uma mistura de suco de laranja (soluto) e água (solvente). A concentração comum desse suco seria a quantidade de suco de laranja (em gramas) presente em um litro da laranjada.
Avançando um pouco, também é possível calcular a concentração de várias espécies em solução - por exemplo, a quantidade de açúcar ou de vitamina C na laranjada. Isso nos permite comparar a concentração de diferentes sucos de laranja ou a eficiência de diferentes métodos de extração de suco.
Contextualização
A concentração comum é uma medida amplamente utilizada em muitos ramos da ciência e da indústria. Na medicina, por exemplo, a concentração de diferentes substâncias no sangue (como glicose ou colesterol) é um parâmetro crucial para o diagnóstico e monitoramento de várias doenças. Na indústria de alimentos, a concentração de diferentes componentes (como açúcares, proteínas, etc.) é regularmente medida para controle de qualidade.
Mas além disso, se você já fez um chá e adicionou açúcar, ou preparou uma limonada, você já usou o conceito de concentração comum, mesmo sem saber! A quantidade de chá ou açúcar que você adiciona à água determina o quão forte ou doce a bebida será - em outras palavras, sua concentração.
Atividade Prática
Título da Atividade: Laboratório de Concentração Comum - Investigando Bebidas Comuns
Objetivo do Projeto
Esse projeto tem como objetivo principal fortalecer o entendimento dos alunos sobre o conceito de concentração comum por meio de uma atividade prática e lúdica. Vocês também irão desenvolver habilidades como trabalho em equipe, relatório científico, gerenciamento de tempo e habilidades de pesquisa.
Descrição Detalhada da Atividade
Em grupos de 3 a 5 alunos, cada grupo irá escolher duas bebidas diferentes: uma de cor clara e outra de cor escura (por exemplo, limonada e café). Vocês irão preparar soluções dessas bebidas em várias concentrações e depois realizar testes para determinar qual solução tem a maior concentração. Em seguida, vocês vão apresentar e discutir seus resultados em um relatório escrito.
Materiais Necessários
- Duas bebidas diferentes (uma clara, uma escura)
- Aparelho para medir volume (por exemplo, uma proveta)
- Balança
- Copos ou recipientes de vidro
- Papel e caneta para anotações
Passo a Passo Detalhado da Atividade
-
Escolha das Bebidas: Primeiro, cada grupo deve escolher as duas bebidas que vão ser usadas no experimento. Elas devem ser diferentes tanto na cor quanto na composição.
-
Preparação das Soluções: Depois disso, prepare três soluções diferentes de cada bebida, alterando a quantidade de bebida (soluto) em um determinado volume de água (solvente).
-
Testes de Concentração: Agora é hora de averiguar qual solução tem a maior concentração. Existem várias maneiras de fazer isso, e cada grupo pode escolher o método que achar mais apropriado.
-
Registro de Dados: Durante todo o experimento, não se esqueça de registrar todos os dados que você obteve: os volumes e massas usados, as observações sobre as soluções, os resultados dos testes de concentração, etc.
-
Redação do Relatório: Por fim, cada grupo deve redigir um relatório sobre o experimento. Este relatório deve incluir todas as seções descritas anteriormente: Introdução, Desenvolvimento, Conclusões e Bibliografia.
Entregas do Projeto
-
Relatório Escrito: O relatório deve seguir o formato sugerido acima, detalhando todas as etapas do projeto, desde a escolha das bebidas até a realização dos testes de concentração e a discussão dos resultados. Na Conclusão, este relatório deve indicar o que foi aprendido durante o projeto, tanto em termos de conceitos científicos quanto de habilidades socioemocionais. A Bibliografia deve incluir todas as fontes de informações utilizadas durante o projeto.
-
Apresentação dos Resultados: Além do relatório escrito, cada grupo deve fazer uma breve apresentação (pode ser oral ou em slides) sobre o projeto para a turma. Esta apresentação deve incluir os principais pontos do projeto e uma discussão dos resultados.
Os entregáveis finais desse projeto conectam-se diretamente às atividades sugeridas ao promover um entendimento teórico-prático do conceito de concentração comum e ao desenvolver habilidades interpessoais (trabalho em equipe, comunicação) e científicas (registro de dados, redação de relatórios).
Além disso, redigindo um relatório, vai reforçar o aprendizado do aluno sobre o tópico, uma vez que vai requerer que eles expliquem a teoria por trás do(s) tema(s) central(is) do projeto, expliquem a atividade em detalhes, indiquem a metodologia utilizada e por fim apresentem e discutam resultados obtidos.
A redação do relatório vai ensiná-los também a organizarem as informações de acordo com um fluxo lógico e a redigirem um documento técnico, habilidades importantes em muitas carreiras.