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Projeto: Salgando a Água: Uma Aventura Ebulitiva!

Química

Original Teachy

'EM13CNT301'

Propriedades Coligativas: Ebulioscopia

Contextualização

A Ebulioscopia é uma propriedade coligativa das soluções, que nos diz respeito sobre a elevação do ponto de ebulição de um solvente após a adição de um soluto não volátil. Os pontos de ebulição e de congelamento de um solvente puro são alterados quando adicionamos um soluto, isto é, ao formarmos uma solução. Quem nunca colocou sal na água do macarrão para ferver mais rápido, não é mesmo? Porém, contrariando o senso comum, a adição de sal faz com que a água demore mais tempo para ferver, pois aumenta o ponto de ebulição da água.

Na prática, a Ebulioscopia é utilizada em uma série de processos industriais e científicos. Por exemplo, nas plantas industriais, como nas refinarias de petróleo, a destilação fracionada, um processo que se utiliza da ebulioscopia, é utilizada para separar os diversos componentes do petróleo. Adicionalmente, em regiões de clima muito frio, é comum a adição de solutos ao combustível dos carros para evitar o congelamento.

Os processos de ebulição e congelamento não são triviais e estão associados a propriedades coligativas, como a ebulioscopia e a crioscopia. As propriedades coligativas são aquelas que dependem do número de partículas (moléculas ou íons) de soluto dispersas na solução, não importando sua natureza.

Para se aprofundar no tema, sugerimos a leitura dos seguintes recursos:

Atividade Prática

Título da Atividade: Ebulioscopia em Ação: O Impacto do Sal na Temperatura da Água!

Objetivo do Projeto

O principal objetivo deste projeto é entender na prática o conceito de Ebulioscopia e como a adição de um soluto (neste caso, o sal) afeta o ponto de ebulição da água (solvente).

Descrição Detalhada do Projeto

Os alunos, em grupos de 3 a 5, realizarão um experimento prático para observar a mudança no ponto de ebulição da água com a adição de sal. Eles irão preparar duas soluções, uma de água pura e outra de água salgada, e compararão os pontos de ebulição. Após a realização do experimento, cada grupo deverá elaborar um relatório detalhando as observações, interpretações e conclusões obtidas.

Materiais Necessários

  • Dois recipientes resistentes ao calor (por exemplo, panelas)
  • Água
  • Sal
  • Termômetro
  • Balança
  • Fogão ou fonte de calor
  • Cronômetro

Passo a Passo Detalhado para a Realização da Atividade

  1. Determine a quantidade de água a ser utilizada nos experimentos e o mesmo volume deve ser utilizado em ambos os recipientes. Anote a quantidade.
  2. Adicione água em um dos recipientes e sal (uma quantidade definida pelo grupo, mas anote a quantidade).
  3. Coloque ambos os recipientes na fonte de calor simultaneamente e inicie o cronômetro.
  4. Utilize o termômetro para registrar a temperatura da água em cada recipiente a cada minuto, até que a água comece a ferver.
  5. Anote o tempo que cada recipiente leva para alcançar o ponto de ebulição (quando a água começa a ferver).
  6. Repita o experimento pelo menos três vezes para garantir a precisão dos resultados.

Entregas do Projeto e Redação do Documento

Cada grupo deverá entregar um relatório escrito que deve conter:

Introdução: O relatório deve começar com uma introdução ao conceito de Ebulioscopia, sua relevância e aplicações na vida real, e o objetivo do experimento realizado.

Desenvolvimento: Em seguida, deve apresentar uma explicação sobre a teoria da Ebulioscopia e o impacto da adição de um soluto na temperatura de ebulição de um solvente. Depois, começar a descrever a atividade, incluindo os materiais necessários, os passos da experiência e os resultados obtidos.

Conclusões: Na conclusão, deve ser apresentado um resumo dos principais pontos do experimento, as compreensões adquiridas, as conclusões sobre a experiência e como elas se relacionam com a teoria da Ebulioscopia.

Bibliografia: Finalmente, o relatório deve incluir uma seção de bibliografia contendo todas as fontes de informações utilizadas para o projeto.

Este projeto é projetado para durar cerca de duas a quatro horas por aluno, com uma semana de prazo para entrega do relatório. Lembre-se, a cooperação e a divisão do trabalho são essenciais para o sucesso do grupo. Aproveitem a oportunidade para aprender, explorar e se divertir!

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