Entrar

Projeto: Árvore das Realidades Alternativas

Espanhol

Original Teachy

'EM13LGG402'

Verbos: Pretérito Pluscuamperfecto do Subjuntivo

Contextualização

O Pretérito Pluscuamperfecto do Subjuntivo é um tempo verbal do Espanhol que, embora possa parecer complexo em um primeiro momento, é essencial para expressar situações hipotéticas que aconteceram antes de um certo ponto no passado ou para falarmos sobre desejos, suposições ou ações não realizadas. A compreensão deste tempo verbal requer o domínio de outros tempos verbais em Espanhol, bem como o entendimento aprofundado de situações que requerem seu uso.

Este tempo verbal é formado a partir do Pretérito Imperfeito do Subjuntivo do verbo "haber", seguido do particípio passado do verbo principal. Por exemplo, “Si hubiera estudiado, habría aprobado el examen" (Se eu tivesse estudado, teria passado no exame). É importante notar que o Pretérito Pluscuamperfecto do Subjuntivo muitas vezes ocorre em frases condicionais e em outras situações que expressam a dependência de um evento sobre outro.

No cotidiano, usamos essas estruturas verbais para expressar uma infinidade de situações. Elas são particularmente comuns quando falamos sobre algo que poderia ter acontecido, mas não aconteceu. Por exemplo, podemos usar o Pretérito Pluscuamperfecto do Subjuntivo para falar sobre arrependimentos, oportunidades perdidas ou para especular sobre como as coisas poderiam ter sido diferentes se tivéssemos tomado decisões diferentes. Em outras palavras, este tempo verbal nos permite mergulhar no reino do hipotético e explorar realidades alternativas.

Introdução

Este projeto irá explorar a formação e o uso do Pretérito Pluscuamperfecto do Subjuntivo em Espanhol. Vamos nos aprofundar na estrutura deste tempo verbal, bem como nas situações em que ele é tipicamente usado. Além disso, este projeto também irá abordar a relação entre o Pretérito Pluscuamperfecto do Subjuntivo e outros tempos verbais em Espanhol.

Os alunos serão desafiados não só a entender os aspectos teóricos do Pretérito Pluscuamperfecto do Subjuntivo, mas também a aplicá-los em situações práticas. Para isso, será realizada uma série de atividades que envolvem a escrita e a fala, para garantir que os alunos tenham a oportunidade de praticar o que aprenderam.

Este projeto também envolverá outras disciplinas, como História e Literatura. Ao ler textos literários e documentários históricos, os alunos terão a chance de ver o Pretérito Pluscuamperfecto do Subjuntivo em ação. Isso ajudará a consolidar o entendimento deste tempo verbal e a aplicá-lo de forma mais eficaz.

Atividade Prática

Título da Atividade: Árvore das Realidades Alternativas

Objetivo do Projeto:

Este projeto tem como objetivo explorar mais a fundo o uso e a formação do Pretérito Pluscuamperfecto do Subjuntivo em Espanhol. Através de uma abordagem prática e lúdica, os alunos serão incentivados a utilizar este tempo verbal enquanto criam histórias que explorem realidades alternativas.

Descrição Detalhada do Projeto:

Os alunos serão divididos em grupos de 3 a 5 e cada grupo receberá uma situação base para desenvolver sua história. Essas situações serão breves descrições de eventos históricos ou literários. A partir dessa situação base, os alunos criarão uma "Árvore das Realidades Alternativas".

A "Árvore das Realidades Alternativas" é um gráfico em que cada ramo representa uma possibilidade diferente que poderia ter ocorrido se as circunstâncias fossem diferentes. Cada possibilidade deve ser expressa usando o Pretérito Pluscuamperfecto do Subjuntivo.

Por exemplo, se a situação base for "A Guerra Civil Espanhola", um dos ramos poderia ser: "Se Francisco Franco no hubiera ganado la guerra, España sería una republica".

O objetivo é que, ao final, cada grupo tenha uma árvore com pelo menos quatro possibilidades alternativas.

Materiais Necessários:

  • Papel de cartaz
  • Marcadores
  • Livros de História e/ou Literatura Espanhola
  • Computador com acesso à internet

Passo a passo detalhado para a realização da atividade:

  1. Pesquisa e planejamento (4 horas): Cada grupo deverá pesquisar sobre a situação base atribuída. É importante entender o contexto histórico/literário e as circunstâncias que levaram ao evento. Com base nessa pesquisa, o grupo deve discutir e planejar suas realidades alternativas.

  2. Formação das frases no Pretérito Pluscuamperfecto do Subjuntivo (4 horas): Cada grupo deverá escrever pelo menos quatro frases que expressem diferentes realidades alternativas para a situação base. As frases devem ser escritas no Pretérito Pluscuamperfecto do Subjuntivo.

  3. Criação da Árvore das Realidades Alternativas (4 horas): Cada grupo irá desenhar sua árvore em um papel de cartaz, onde o tronco representa a situação base e cada ramo representa uma realidade alternativa. As frases devem ser escritas nos ramos.

Após a execução da atividade prática, os alunos deverão redigir um relatório seguindo a estrutura: Introdução, Desenvolvimento, Conclusões e Bibliografia.

  • Introdução: Os alunos devem contextualizar o tema (Pretérito Pluscuamperfecto do Subjuntivo) e a situação base que receberam, bem como a importância de ambos no mundo real. O objetivo deste projeto também deve ser explicado nesta seção.

  • Desenvolvimento: Nesta seção do relatório, os alunos devem explicar as atividades realizadas, a metodologia utilizada e os resultados obtidos. É importante incluir uma discussão sobre o uso do Pretérito Pluscuamperfecto do Subjuntivo nas frases criadas. Além disso, uma imagem da "Árvore das Realidades Alternativas" criada deve ser incluída.

  • Conclusão: Os alunos devem discutir o que aprenderam com o projeto, especialmente sobre o uso do Pretérito Pluscuamperfecto do Subjuntivo. Devem destacar quais dificuldades encontraram e como as superaram, bem como quais habilidades foram desenvolvidas ao longo do projeto.

  • Bibliografia: Finalmente, os alunos devem incluir todas as fontes de informação que utilizaram durante o projeto, como livros, sites, vídeos, etc.

Com este projeto, esperamos que os alunos consigam não apenas entender a teoria por trás do Pretérito Pluscuamperfecto do Subjuntivo, mas também aplicar este tempo verbal de maneira prática e divertida.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Precisa de materiais para apresentar o tema do projeto em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais prontos sobre esse tema! Jogos, slides, atividades, vídeos, planos de aula e muito mais...

Quem viu esse projeto também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

2025 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies