Logo da Teachy
Entrar

Projeto: Brincando com Palavras: Homógrafas e Homófonas

Avatar padrão

Lara da Teachy


Espanhol

Original Teachy

'EM13LGG104'

Homógrafas e Homófonas

Contextualização

O espanhol é uma língua muito rica e diversa, assim como qualquer outra língua, possui muitas particularidades. Uma dessas particularidades é a existência de palavras homófonas e homógrafas. Palavras homófonas são aquelas que possuem o mesmo som, mas que possuem escrita e significado diferentes. Já as palavras homógrafas são aquelas que possuem a mesma escrita, mas que possuem pronúncia e/ou significado diferentes.

Exemplificando, na língua espanhola, temos como palavras homófonas "Vino" (veio) e "Vino" (vinho). Por outro lado, temos como exemplo de palavras homógrafas "Vino" (veio) e "Vino" (vinho). Note que apesar de possuírem escritas iguais, possuem pronúncias e significados diferentes.

Importância do Tema e sua Relevância

A função principal de uma língua é facilitar a comunicação entre os indivíduos. Em uma língua como o espanhol, onde existem tantas palavras homófonas e homógrafas, entender a diferença entre elas é essencial para uma boa comunicação. Lembre-se que uma palavra mal interpretada pode alterar totalmente o significado de uma frase, podendo até causar situações constrangedoras.

Além disso, tanto para quem está aprendendo espanhol como segunda língua quanto para os nativos, é importante conhecer e dominar essas particularidades para expressar ideias e sentimentos de maneira mais precisa e eficaz. Portanto, este projeto tem como objetivo não apenas aprender o que são palavras homófonas e homógrafas, mas também aprender a identificá-las no dia a dia.

Atividade Prática: "Brincando com Palavras: Homógrafas e Homófonas"

Objetivo do Projeto

O objetivo deste projeto é criar um jogo didático que permita aos alunos aprenderem sobre palavras homófonas e homógrafas na língua espanhola de maneira divertida e envolvente.

Descrição do Projeto

O projeto envolverá a criação de um jogo de cartas, no estilo "Memória", no qual os alunos deverão encontrar pares de palavras homófonas e/ou homógrafas. O jogo precisará tanto de um conjunto de regras claras, quanto de um design envolvente para as cartas, o que inclui a definição de palavras a serem utilizadas, a criação das cartas e a diagramação das regras do jogo.

Materiais Necessários

  1. Papel cartão ou papel fotográfico para a impressão das cartas.
  2. Computador com software de edição de imagens (como o Adobe Photoshop, GIMP ou similar).
  3. Impressora colorida.

Passo a Passo

  1. Pesquisa e Seleção das Palavras: Cada grupo deve selecionar 30 pares de palavras homófonas e/ou homógrafas na língua espanhola. As palavras devem ser anotadas junto com seus significados e a indicação se são homófonas ou homógrafas.

  2. Criação do Jogo: Utilizando um software de edição de imagens, os alunos devem criar as cartas do jogo. Cada carta deve conter uma das palavras selecionadas, seu significado e uma ilustração que represente a palavra para tornar o jogo mais divertido. Cada par de palavras deve ter cartas idênticas.

  3. Diagramação das Regras: Junto ao jogo, deve ser criado um manual com as regras. O manual precisa explicar como se joga, a pontuação e como determinar o vencedor. As regras devem evidenciar o uso das palavras homófonas e homógrafas na língua espanhola.

  4. Impressão e Montagem: Depois de criar as cartas e as regras, os alunos devem imprimir o jogo em papel cartão ou papel fotográfico, recortar as cartas e organizar o jogo.

  5. Experimentação: Por fim, os alunos devem jogar o jogo criado, a fim de validar as regras e a dinâmica.

  6. Escrita do Relatório: Após a conclusão da parte prática do projeto, os alunos deverão escrever um relatório detalhando todo o processo de criação do jogo, reflexões sobre o trabalho em equipe, dificuldades encontradas e como foram superadas.

Este relatório deve conter os quatro tópicos principais: Introdução, Desenvolvimento, Conclusões e Bibliografia utilizada.

  • Na Introdução, os alunos devem contextualizar a relevância do uso correto de homógrafas e homófonas no dia a dia, e o objetivo do projeto.
  • No Desenvolvimento, os alunos devem descrever o processo de criação do jogo, metodologia usada, detalhes da atividade, apresentar e discutir os resultados obtidos. Esta seção deve ser o maior e mais detalhado possível.
  • As Conclusões devem retomar os pontos principais do projeto, incluindo os aprendizados obtidos, dificuldades superadas e sucesso do projeto.
  • A Bibliografia deve listar todas as fontes utilizadas para a realização do projeto.

Entregáveis do Projeto

  1. Jogo de cartas completo: caixa do jogo, cartas e manual de regras.
  2. Relatório detalhado do projeto.

Iara Tip

Precisa de materiais para apresentar o tema do projeto em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais prontos sobre esse tema! Jogos, slides, atividades, vídeos, planos de aula e muito mais...

Quem viu esse projeto também gostou de...

Image
Imagem do conteúdo
Projeto
Interpretação de Texto | Metodologia Ativa | Projeto
Lara da Teachy
Lara da Teachy
-
Image
Imagem do conteúdo
Projeto
Projeto Técnico | Colocação Pronominal
Lara da Teachy
Lara da Teachy
-
Image
Imagem do conteúdo
Projeto
Projeto Expositivo | Números em Espanhol
Lara da Teachy
Lara da Teachy
-
Image
Imagem do conteúdo
Projeto
Verbos: Ser, Estar, Tener | Metodologia Digital | Projeto
Lara da Teachy
Lara da Teachy
-
Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!