Entrar

Projeto: Brincando com Palavras: Homógrafas e Homófonas

Espanhol

Original Teachy

'EM13LGG104'

Homógrafas e Homófonas

Contextualização

O espanhol é uma língua muito rica e diversa, assim como qualquer outra língua, possui muitas particularidades. Uma dessas particularidades é a existência de palavras homófonas e homógrafas. Palavras homófonas são aquelas que possuem o mesmo som, mas que possuem escrita e significado diferentes. Já as palavras homógrafas são aquelas que possuem a mesma escrita, mas que possuem pronúncia e/ou significado diferentes.

Exemplificando, na língua espanhola, temos como palavras homófonas "Vino" (veio) e "Vino" (vinho). Por outro lado, temos como exemplo de palavras homógrafas "Vino" (veio) e "Vino" (vinho). Note que apesar de possuírem escritas iguais, possuem pronúncias e significados diferentes.

Importância do Tema e sua Relevância

A função principal de uma língua é facilitar a comunicação entre os indivíduos. Em uma língua como o espanhol, onde existem tantas palavras homófonas e homógrafas, entender a diferença entre elas é essencial para uma boa comunicação. Lembre-se que uma palavra mal interpretada pode alterar totalmente o significado de uma frase, podendo até causar situações constrangedoras.

Além disso, tanto para quem está aprendendo espanhol como segunda língua quanto para os nativos, é importante conhecer e dominar essas particularidades para expressar ideias e sentimentos de maneira mais precisa e eficaz. Portanto, este projeto tem como objetivo não apenas aprender o que são palavras homófonas e homógrafas, mas também aprender a identificá-las no dia a dia.

Atividade Prática: "Brincando com Palavras: Homógrafas e Homófonas"

Objetivo do Projeto

O objetivo deste projeto é criar um jogo didático que permita aos alunos aprenderem sobre palavras homófonas e homógrafas na língua espanhola de maneira divertida e envolvente.

Descrição do Projeto

O projeto envolverá a criação de um jogo de cartas, no estilo "Memória", no qual os alunos deverão encontrar pares de palavras homófonas e/ou homógrafas. O jogo precisará tanto de um conjunto de regras claras, quanto de um design envolvente para as cartas, o que inclui a definição de palavras a serem utilizadas, a criação das cartas e a diagramação das regras do jogo.

Materiais Necessários

  1. Papel cartão ou papel fotográfico para a impressão das cartas.
  2. Computador com software de edição de imagens (como o Adobe Photoshop, GIMP ou similar).
  3. Impressora colorida.

Passo a Passo

  1. Pesquisa e Seleção das Palavras: Cada grupo deve selecionar 30 pares de palavras homófonas e/ou homógrafas na língua espanhola. As palavras devem ser anotadas junto com seus significados e a indicação se são homófonas ou homógrafas.

  2. Criação do Jogo: Utilizando um software de edição de imagens, os alunos devem criar as cartas do jogo. Cada carta deve conter uma das palavras selecionadas, seu significado e uma ilustração que represente a palavra para tornar o jogo mais divertido. Cada par de palavras deve ter cartas idênticas.

  3. Diagramação das Regras: Junto ao jogo, deve ser criado um manual com as regras. O manual precisa explicar como se joga, a pontuação e como determinar o vencedor. As regras devem evidenciar o uso das palavras homófonas e homógrafas na língua espanhola.

  4. Impressão e Montagem: Depois de criar as cartas e as regras, os alunos devem imprimir o jogo em papel cartão ou papel fotográfico, recortar as cartas e organizar o jogo.

  5. Experimentação: Por fim, os alunos devem jogar o jogo criado, a fim de validar as regras e a dinâmica.

  6. Escrita do Relatório: Após a conclusão da parte prática do projeto, os alunos deverão escrever um relatório detalhando todo o processo de criação do jogo, reflexões sobre o trabalho em equipe, dificuldades encontradas e como foram superadas.

Este relatório deve conter os quatro tópicos principais: Introdução, Desenvolvimento, Conclusões e Bibliografia utilizada.

  • Na Introdução, os alunos devem contextualizar a relevância do uso correto de homógrafas e homófonas no dia a dia, e o objetivo do projeto.
  • No Desenvolvimento, os alunos devem descrever o processo de criação do jogo, metodologia usada, detalhes da atividade, apresentar e discutir os resultados obtidos. Esta seção deve ser o maior e mais detalhado possível.
  • As Conclusões devem retomar os pontos principais do projeto, incluindo os aprendizados obtidos, dificuldades superadas e sucesso do projeto.
  • A Bibliografia deve listar todas as fontes utilizadas para a realização do projeto.

Entregáveis do Projeto

  1. Jogo de cartas completo: caixa do jogo, cartas e manual de regras.
  2. Relatório detalhado do projeto.
Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Precisa de materiais para apresentar o tema do projeto em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais prontos sobre esse tema! Jogos, slides, atividades, vídeos, planos de aula e muito mais...

Quem viu esse projeto também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies