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Projeto: A Vontade Ética no Mundo Contemporâneo.

Filosofia

Original Teachy

'EM13CHS604'

Ética e Vontade

Contextualização

Será que fazer o bem é um dever ou uma escolha? A ética e a vontade são conceitos que têm intrigado filósofos e pensadores desde a antiguidade. O conceito de ética se refere à reflexão crítica sobre o comportamento humano, buscando determinar o que é moralmente bom ou mau. A vontade, por sua vez, é entendida como a capacidade de agir de acordo com nossos desejos e intenções.

No contexto da ética, a vontade desempenha um papel crucial: é por meio dela que escolhemos seguir um código moral. A ética pode então ser vista como uma espécie de guia para a vontade humana, ajudando-nos a entender e avaliar nossas ações e comportamentos. Da mesma forma, a vontade também pode ser influenciada por fatores éticos, uma vez que nossas ações são frequentemente moldadas por nossos valores e crenças morais.

Importância do Tema

No mundo contemporâneo, estamos constantemente sendo confrontados com dilemas éticos. Seja no âmbito pessoal ou no profissional, as questões éticas estão presentes em praticamente todos os aspectos de nossas vidas. Como estudantes, vocês têm um papel importante nestes debates, pois são vocês que irão moldar o futuro da nossa sociedade.

Além disso, a vontade humana é particularmente relevante para a nossa sociedade contemporânea, caracterizada por sua ênfase na autonomia individual e na liberdade de expressão. Ao pensar criticamente sobre a relação entre ética e vontade, vocês estarão contribuindo para uma compreensão mais profunda do que significa ser humano.

Atividade Prática

Título da Atividade: "A Vontade Ética no Mundo Contemporâneo."

Objetivo do Projeto:

Explorar a interconexão entre a ética e a vontade dentro do contexto do mundo contemporâneo. Os alunos irão elaborar um 'Teatro de Discussão', onde apresentarão situações contemporâneas que coloquem em xeque o papel da ética e da vontade. O projeto deve ser desenvolvido em grupos de 3 a 5 alunos.

Descrição Detalhada do Projeto:

O 'Teatro de Discussão' é uma forma lúdica e sociointerativa de aprendizado, onde os alunos irão criar e encenar pequenas peças teatrais que abordem a interseção entre ética e vontade. Cada grupo deverá escolher um dilema ético contemporâneo (por exemplo, questões de privacidade na era digital, dilemas bioéticos, igualdade de gênero, entre outros) para servir como a peça central do seu teatro.

Este projeto irá requerer que os estudantes se aprofundem em algumas teorias filosóficas sobre ética e vontade para embasar seu roteiro, usem habilidades criativas para escrever e encenar seu teatro, e finalmente analisem as implicações do dilema ético escolhido e como a vontade influencia as tomadas de decisões.

Materiais Necessários:

  • Acesso à internet para pesquisa prévia.
  • Papel e caneta para a escrita do roteiro.
  • Câmera para filmar a encenação.
  • Materiais para cenário e figurino (opcional).

Passo a Passo Detalhado para a Realização da Atividade:

Etapa 1: Dividam-se em grupos de 3 a 5 alunos e escolham um dilema ético contemporâneo para servir como tema do teatro.

Etapa 2: Pesquisem sobre o dilema escolhido e busquem compreender como a ética e a vontade se interrelacionam nesse contexto.

Etapa 3: Criem um roteiro para o teatro, garantindo que ele aborde o dilema ético e ilustre como a ética e a vontade estão presentes na situação. Utilizem personagens que representem diferentes pontos de vista e envolvam um desfecho que incentive a reflexão sobre o dilema.

Etapa 4: Realizem ensaios e preparem-se para filmar a encenação. Os estudantes são incentivados a serem criativos com cenários, figurinos e adereços.

Etapa 5: Filmem a encenação do teatro. Não se preocupe com uma produção profissional, o foco aqui é na mensagem e no conteúdo do projeto. A duração do vídeo não deve ser superior a 15 minutos.

Etapa 6: Após a filmagem, os alunos devem redigir um relatório seguindo a estrutura Introdução, Desenvolvimento, Conclusões e Bibliografia. Este deve discutir a teoria por trás do dilema ético escolhido, explicar como elaboraram a atividade, apresentar e discutir os resultados obtidos.

  • Introdução: Deve conter uma contextualização do dilema ético escolhido, sua relevância e aplicação no mundo real e o objetivo do teatro.

  • Desenvolvimento: Explicitar a teoria por trás do dilema ético, explicar a atividade em detalhes, indicar a metodologia utilizada, apresentar e discutir os resultados obtidos. Deve ser usado o vídeo como evidência da discussão realizada no teatro.

  • Conclusões: Os alunos devem discutir as conclusões que tiraram a partir do teatro, retomar seus pontos principais e explicitar os aprendizados obtidos sobre o dilema ético e como a ética e a vontade se relacionam.

  • Bibliografia: Deve conter a citação de todas as fontes (livros, páginas da web, vídeos, etc.) utilizadas para embasar o projeto.

Etapa 7: Após a conclusão do relatório, cada grupo deverá enviar o vídeo do Teatro de Discussão juntamente com o relatório.

O projeto deve ser entregue em até um mês a partir da data de início, e cada aluno deve dedicar entre cinco a dez horas para a execução do mesmo.

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