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Projeto: Liberdade Sob Lente: Navegando o Mar da Subjetividade

Filosofia

Original Teachy

'EM13CHS504'

Liberdade e Subjetividade

Contextualização

Este projeto destina-se a explorar a relação entre a liberdade e a subjetividade. A liberdade é um conceito complexo e multifacetado que tem sido objeto de muitos debates filosóficos ao longo da história. Geralmente entendemos liberdade como a capacidade de agir de acordo com a nossa vontade, mas a filosofia vai além e questiona se realmente temos tal liberdade, se ela é absoluta ou limitada, e como ela se relaciona com outros conceitos, como a responsabilidade e a moral.

A subjetividade refere-se à experiência individual de perceber e compreender o mundo. Ela é inerente à condição humana, pois cada um de nós tem uma visão de mundo única, construída a partir de nossas experiências pessoais, nossas emoções e nosso entendimento. O conceito de subjetividade é central em muitas correntes filosóficas, especialmente as que abordam questões de identidade e autonomia.

Ao explorar a liberdade e a subjetividade, abordaremos os pensamentos de grandes filósofos, como Jean-Paul Sartre, Friedrich Nietzsche, Michel Foucault, Simone de Beauvoir, entre outros, cada um contribuindo com uma perspectiva única e valiosa sobre essas questões.

A questão da liberdade e da subjetividade é extremamente relevante no mundo contemporâneo. Todos nós lutamos diariamente para reconciliar nossos desejos de liberdade com os condicionamentos sociais, culturais e biológicos que moldam nossa subjetividade. A compreensão dessa problemática está no coração de muitos debates sociais, políticos e éticos atuais, tais como a autonomia pessoal, os direitos humanos, a igualdade de gênero, a liberdade de expressão, entre outros.

Além disso, essa relação entre liberdade e subjetividade é uma questão central nos desafios de educação e carreira que enfrentamos no século 21. Nesse contexto de rápidas mudanças tecnológicas e culturais, somos constantemente desafiados a tomar decisões sobre nosso futuro, lidar com incertezas, adaptar-se a novas situações e gerenciar nossas emoções e expectativas.

Nesta jornada de exploração, os alunos podem utilizar o livro "O Existencialismo é um Humanismo" de Sartre, e "A Segunda Sexo" de Simone de Beauvoir, ambos disponíveis no acervo digital da Biblioteca do Congresso Nacional. Além disso, o portal PhilPapers, que reúne teses, artigos e ensaios acadêmicos sobre filosofia, é uma excelente fonte de pesquisa. Neste portal, os alunos podem ler os trabalhos originais de grandes filósofos e explorar a vasta literatura secundária sobre o tema.

Atividade Prática

Título da Atividade:

Jornada pela Liberdade e Subjetividade: Uma análise documental e criativa.

Objetivo do projeto:

Este projeto tem como objetivo aprofundar a compreensão dos alunos sobre a complexa relação entre liberdade e subjetividade, enquanto se familiarizam com a perspectiva de diferentes filósofos e aplicam esses conceitos ao mundo contemporâneo.

Além disso, este projeto também visa desenvolver habilidades essenciais, como pesquisa e compreensão de textos acadêmicos em filosofia, capacidade de argumentação e crítica, trabalho em equipe, planejamento e gerenciamento de tempo, e criatividade.

Descrição detalhada do projeto:

Os alunos irão trabalhar em grupos de 3 a 5 pessoas. Cada grupo irá se debruçar sobre as obras e pensamentos de um filósofo específico que tenha abordado as temáticas da liberdade e subjetividade. As reflexões serão transformadas em um documentário, que deverá ser complementado por um relatório escrito.

Materiais necessários:

  • Internet para pesquisa
  • Câmera para gravação (pode ser do próprio smartphone)
  • Software para edição de vídeo
  • Livros e artigos acadêmicos

Passo a passo detalhado para a realização da atividade:

  1. Divide-se os alunos em grupos de 3 a 5 pessoas.
  2. A cada grupo é atribuído um filósofo para estudar.
  3. Os alunos pesquisam sobre o filósofo atribuído e registram as principais ideias relacionadas à liberdade e subjetividade.
  4. Com base na pesquisa, os alunos criam um storyboard para o documentário, focando na explicação e na discussão de suas ideias e na aplicação destas ao nosso contexto atual.
  5. Os alunos filmam e editam o documentário, que pode incluir entrevistas, dramatizações, imagens de arquivo, narrações, etc.
  6. Paralelamente à produção do documentário, os alunos preparam um relatório escrito, que deve detalhar o processo de criação do vídeo, as ideias exploradas e as reflexões e conclusões do grupo.
  7. Os alunos apresentam o documentário e entregam o relatório.

Entregas do Projeto:

Cada grupo deve entregar:

  1. Documentário: Um documentário de 15 a 20 minutos explorando as ideias do filósofo atribuído sobre liberdade e subjetividade. O documentário deve explicar essas ideias de uma forma acessível, demonstrar uma compreensão crítica dessas ideias e aplicá-las ao mundo contemporâneo.

  2. Relatório: Um relatório escrito complementando o documentário. O relatório deve conter:

    • Introdução: Contextualização do tema, sua relevância e aplicação no mundo real e o objetivo do projeto.
    • Desenvolvimento: Explanação teórica sobre o filósofo e as ideias relativas ao tema. Descrição detalhada do processo de criação do documentário, incluindo a metodologia de pesquisa e produção utilizada. Finalmente, apresentação e discussão dos resultados obtidos.
    • Conclusão: Síntese dos principais pontos discutidos no projeto, os aprendizados adquiridos e as conclusões retiradas sobre o tema.
    • Bibliografia: Lista das fontes utilizadas, incluindo livros, artigos, websites, vídeos, etc.
  3. Apresentação: Apresentação oral do documentário e dos principais pontos do relatório para a turma e para o professor.

Conexão das Atividades com as Entregas:

Durante a produção do documentário, os alunos estarão aplicando diretamente os conceitos de liberdade e subjetividade que pesquisaram, o que vai aprimorar a compreensão e o manejo destes conceitos. O processo de criação do documentário também vai desenvolver habilidades de trabalho em equipe, gestão de tempo e criatividade.

O relatório escrito é uma oportunidade para os alunos explicarem e refletirem sobre o processo de criação do documentário, as ideias que descobriram e as conclusões a que chegaram. O relatório vai desenvolver habilidades de escrita, pensamento crítico e capacidade de argumentação.

A apresentação oral é uma oportunidade para os alunos comunicarem suas ideias e descobertas a outros, adicionando ainda mais profundidade à sua compreensão dos conceitos de liberdade e subjetividade.

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