Objetivos
- Revisar e aprofundar o conhecimento sobre conceitos fundamentais de cartografia, como escala, projeção e geotecnologia.
- Desenvolver habilidades práticas no uso e interpretação de diferentes produtos cartográficos, como mapas, plantas, croquis e cartas.
- Estimular o pensamento crítico e análises espaciais utilizando ferramentas digitais e geotecnologias.
- Promover a colaboração e resolução de problemas em equipe através de atividades práticas.
Você Sabia?
1. Você sabia que as primeiras cartas náuticas utilizadas pelos grandes navegadores eram desenhadas à mão e guardadas a sete chaves? Sim, a cartografia era um verdadeiro segredo de estado! ️
2. ️ Curiosidade: Existem mais de 5.000 projeções de mapas diferentes! Cada uma tem sua própria 'lente de contato' para o mundo, mas nenhuma é perfeita. Como escolher a melhor? 樂
3. Sabia que se você já usou o Google Earth, teve a ajuda não só da tecnologia, mas também de geólogos e GNSS? E tudo isso para te fazer sentir um explorador cósmico!
Contextualizando
Vamos falar sobre um dos campos mais fascinantes da geografia: a cartografia! Imagine que cartografia é como um superguia do Google Maps para o mundo físico, mas em uma escala muito maior e com detalhes super interessantes. Existem conceitos que são 'mapas navegáveis' em nossa mente, e hoje, iremos navalhar mais profundamente em alguns deles
️ Escalas. Estas pequenas (ou grandes, dependendo do ponto de vista) mas essenciais divisões no mapa são como o zoom que usamos no Google Maps, só que no papel. Sem uma escala, seria impossível entender que a sua cidade é apenas um pontinho no gigantesco mapa-múndi!
️ Projeções Cartográficas. Pense no globo terrestre como um golinho: sem projeção, seríamos obrigados a distorcer a forma das massas de terra e água. Sim, nada muito liso! Existem diversas projeções, como a cônica, cilíndrica e a azimutal, que são fantásticas quando precisamos planificar um mundo redondinho.
Geotecnologia. Já se sentiu como um verdadeiro astronauta ao usar o Google Earth? Isso é graças à geotecnologia, o conjunto de ferramentas que permite que façamos malabarismos digitais com pontos, linhas e polígonos. De imagens de satélite a sistemas de posicionamento, a geotecnologia torna a cartografia tão real quanto qualquer aventura espacial!
Trabalho 1: Missão Cartográfica Global: Mapeando o Mundo Virtual
Descrição
Vamos construir juntos um Mapa Interativo Global que represente todas as descobertas de cada grupo da turma! Sua tarefa? Aprofundar ainda mais seus conhecimentos sobre cartografia, utilizando ferramentas digitais e colaborando com todos os seus colegas para criar uma 'Wikipedia Viva' da Geografia. Cada grupo ficará responsável por explorar uma região específica do mundo (África, América do Sul, Ásia, Europa, Oceania) e deve coletar dados, criar mapas interativos, gravar vídeos explicativos e montar um guia online cheio de recursos multimídia! Todas as descobertas serão integradas em uma plataforma online, onde a turma inteira poderá navegar e aprender com a cartografia moderna e suas ferramentas!
Materiais Necessários
- Celulares com acesso à internet
- Computadores ou tablets
- Google Maps
- Google Earth
- ArcGIS Online ou outra plataforma cartográfica (nas versões gratuitas)
- Ferramentas de edição de vídeo (ex: iMovie, Windows Movie Maker, etc.)
- Ferramentas de design gráfico (ex: Canva, Pablo, etc.)
- Aplicativo de videoconferência (Zoom, Google Meet, etc.)
Passo a Passo
- Reúna toda a turma (ou subgrupos, se necessário) em uma videoconferência para discutir a divisão das regiões e esclarecer as etapas do projeto.
- Cada subgrupo será designado a uma região do mundo (África, América do Sul, Ásia, Europa, Oceania). Dentro de cada região, diferentes áreas de interesse ou temas podem ser atribuídos a subgrupos menores se necessário.
- Inicie a pesquisa coletiva utilizando ferramentas digitais, incluindo Google Maps, Google Earth e ArcGIS Online. Cada subgrupo deve buscar dados específicos sobre sua região (dados geográficos, características topográficas, dados sociais e econômicos, etc.).
- Criem conjuntamente um documento compartilhado contendo todas as descobertas e planejem as visualizações (vídeos, mapas, infográficos), certificando-se de links acessíveis e vídeos com qualidade de áudio e vídeo.
- Desenvolvam os conteúdos multimídia planejados: vídeos explicativos, infográficos interativos, mapas cartográficos, etc. Utilize ferramentas de edição de vídeo e design gráfico para garantir a qualidade dos materiais produzidos.
- Organizem um repositório único online onde todos os materiais serão centralizados e acessíveis a todos. Usem o Google Sites, Padlet ou outra plataforma que permita criar um espaço digital interativo de fácil navegação.
- Realizem ensaios para a apresentação e preparem uma discussão interativa durante a videoconferência para esclarecer dúvidas e integrar as diferentes perspectivas e descobertas de todos os subgrupos.
- Finalizem os dossiês digitais com os materiais completos e as atualizações necessárias, garantindo que todos os links estejam funcionando. Certifiquem-se de que o visual e a acessibilidade do site estejam atraentes e fáceis de navegar.
- Apresentem seus dossiês digitais em uma videoconferência para toda a turma, utilizando o espaço para feedback, perguntas e discussões.
O Que Você Deve Entregar?
Cada grupo terá que entregar um 'dossiê digital' sobre sua região do mundo, composto de: 1) Um vídeo de 5 a 10 minutos com narração explicativa; 2) Mapas digitais interativos (pelo menos 3); 3) Infográficos desenvolvidos; 4) Relatórios textuais em formato digital das descobertas; 5) Apresentação em slides. Todos esses materiais deverão ser centralizados em um site ou plataforma online acessível para toda a turma. Todo o trabalho deverá ser documentado e entregue em um prazo de 4 semanas. A entrega deve ser feita em formato digital, utilizando sites como Google Sites ou Padlet, garantindo que todos os materiais estejam linkados e acessíveis. Além disso, cada grupo será responsável por apresentar seus achados e explicar a metodologia utilizada de uma maneira criativa e envolvente em uma sessão de voz e vídeo. O mapa interativo completo será divulgado nas redes sociais da turma e compartilhado em uma live especial para toda a escola!
Trabalho 2: Maratona de Geocaching: Caça ao Tesouro Mapeada
Descrição
Que tal transformar todo o aprendizado sobre cartografia em uma maratona geográfica? Embarcaremos em uma jornada de Geocaching, uma espécie de 'caça ao tesouro' que envolve localização por coordenadas GPS. 鸞 Ao longo de 4 semanas, vocês, em conjunto, criarão um sistema de geocaching interativo e digital, onde cada 'tesouro' escondido estará carregado de conteúdo multimídia (vídeos, fotos, textos explicativos). Toda a turma colaborará para criar e esconder esses 'tesouros' ao redor da escola ou cidades vizinhas, utilizando aplicações de GPS e QR codes. Será uma aventura interativa e altamente tecnológica, onde a prática e a teoria da cartografia se encontrarão de uma maneira divertida e desafiadora!
Materiais Necessários
- Celulares com GPS
- Computadores ou tablets
- Google Maps
- Google Earth
- QR code generator (ex: Qrcode-monkey, Goqr.me)
- Aplicativo de geocaching (ex: Geocaching.com)
- Ferramenta de edição de vídeo (ex: iMovie, Windows Movie Maker, etc.)
- Ferramenta de design gráfico (ex: Canva, Pablo, etc.)
- Materiais básicos para o 'tesouro' (ex: envelopes, brindes, papéis, canetas)
Passo a Passo
- Organização Inicial: Reúna toda a turma online (videoconferência) para discutir os detalhes e responsabilidades da maratona.
- ️ Escolha dos Espaços Secundários: Divida a turma em subgrupos (se necessário) que ficarão responsáveis por diferentes setores da cidade ou em redor da escola. Em conjunto, escolha os locais de 'tesouro' a serem escondidos.
- Pesquisa Inicial: Realize uma pesquisa preliminar sobre os locais escolhidos, utilizando Google Maps e Google Earth para identificar características e potenciais de cada local de 'tesouro'. Capture imagens e detalhes que serão incorporados nos 'tesouros'.
- Treinamento com Geocaching e QR Codes: Explique às equipes como funciona o aplicativo de geocaching. Paralelamente, instrua-os a criar QR codes que serão utilizados nos 'tesouros' escondidos, direcionando para vídeos, infográficos e informações extras.
- Desenvolvimento de Conteúdo: Cada subgrupo será responsável por criar conteúdo multimídia (vídeos educativos, infográficos) relacionados ao local de 'tesouro' que lhe foi atribuído. Usem o QR code generator para vincular cada conteúdo a um código único.
- Definição de Datas e Roteiros: Organize um calendário com datas específicas para as 'caçadas'. Estabeleça roteiros precisos para cada grupo, orientando-os sobre a localização dos tesouros e os conteúdos multimídia relacionados.
- Montagem dos Tesouros e Locais: Prepare os 'tesouros' físicos, que podem ser envelopes com QR codes e brindes relacionados. Se possível, sele selementos físicos e culturais encontrados nos locais . Esconda os 'tesouros' nos locais específicos, registrando a localização com as coordenadas GPS dos pontos de partida a destino.
- Integração e Gerenciamento: No aplicativo de geocaching, vincule os QR codes com as pistas escondidas aos locais físicos. Certifique-se de ter uma documentação precisa e organizada para garantir que cada 'tesouro' possa ser facilmente encontrado e associado aos conteúdos multimídia vinculados.
O Que Você Deve Entregar?
O grande projeto da turma resultará em um sistema de Geocaching interativo e digital, acessível a partir de um mapa interativo online. O entregável final deve englobar: 1) Uma série de locais 'tesouros' escondidos em sua área de atuação; 2) Infográficos e vídeos explicativos sobre cada tesouro, disponíveis em QR codes nos locais; 3) Um mapa interativo digital, acessível e navegável por todos, que integre todas as descobertas e registros feitos durante a jornada geográfica.
Trabalho 3: Campus Virtual de Cartografia: Criando a Grande Exposição Digital ️
Descrição
Que tal transformar todo o aprendizado sobre cartografia em uma megaexposição virtual superinterativa? Imaginem que sem sair de casa, vocês poderão explorar os temas mais fascinantes sobre mapas, escala e projeção cartográfica, enquanto contribuem com sua criatividade e pesquisa! Cada grupo ficará responsável por criar um estande digital com informações, infográficos animados, vídeos educativos, quizzes interativos e muito mais. No final, todo o material será unido em um campus virtual, que servirá como base para uma exposição digital completa. Esta será uma oportunidade de consolidar e mostrar o conhecimento de vocês de uma forma inovadora e surpreendente.
Materiais Necessários
- Celulares com acesso à internet
- Computadores ou tablets
- Ferramentas de apresentação (Google Slides, Canva, etc.)
- Ferramentas de vídeo e edição gráfica (iMovie, Windows Movie Maker, etc.)
- Plataforma para criação de campus virtual (Moodle, Google Sites, etc.)
- Softwares de design gráfico e edição de vídeo (Gravit, KdenLive, etc.)
- Fornecimento de informações e fontes documentais online
Passo a Passo
- Organização Inicial: Reúna toda a turma em uma videoconferência e divida os temas/conceitos da cartografia em subgrupos responsáveis pela criação de um estande digital. Discutam os detalhes e definam responsabilidades.
- Pesquisa Inicial: Realize uma pesquisa detalhada sobre o tema e reúna informações relevantes. Utilize fontes confiáveis e variadas para garantir a profundidade do conteúdo.
- Criação da Estrutura: Determine a estrutura do estande digital, definindo quais elementos multimídia serão incluídos (infográficos, vídeos, quizzes, glossários, etc.). Criem um esboço ou modelo do layout do estande.
- Desenvolvimento de Conteúdo: Produzam os infográficos animados, vídeos educativos, quizzes interativos e demais materiais de visualização e navegação. Utilizem ferramentas de design gráfico e edição de vídeo.
- Integração de Materiais: Unam todos os materiais criados em uma plataforma de campus virtual, garantindo que todos os arquivos sejam acessíveis e funcionais. Façam testes de navegação e de interatividade.
- Lançamento da Exposição: Após a revisão final, lancem a grande exposição digital aberta para visitação de todos os colegas e membros da escola. Promovam um evento virtual de apresentação e exploração do campus.
- Coleta de Feedback: Após o lançamento, coletem feedback dos visitantes e façam ajustes, se necessário. Incentivem as pessoas a interagir com os quizzes e demais elementos interativos para enriquecer a experiência.
- ✅ Conclusão e Atualização: Arquivem a exposição digital na plataforma escolhida e sempre mantenham o campus virtual atualizado, adicionando novos conteúdos e aprimorando a interatividade.
O Que Você Deve Entregar?
Cada grupo terá que entregar um estande digital sobre um tópico específico da cartografia, dentro dos quais deverão constar: 1) Um infográfico animado e 3D em formato .gif; 2) Um vídeo educativo que não poderá exceder 10 minutos e deverá conter visualizações dinâmicas de mapas, escala e projeção cartográfica; 3) Um quiz interativo de 10 perguntas sobre o tema do estande; 4) Um glossário digital com os principais termos explicados; 5) Ferramentas de navegação, como mapas digitais e animações de projeções cartográficas para enriquecer o conteúdo; 6) Apresentação em slides ou roteiros para navegação no campus virtual. Todos esses itens deverão estar integrados em uma plataforma de campus virtual, acessível para toda a turma e para visitantes externos. Será necessário um período de teste e a correção de possíveis bugs antes da entrega final, que deve ocorrer em um prazo de 4 semanas.