Contextualização
A Revolução Industrial foi um conjunto de mudanças tecnológicas com profundo impacto no processo produtivo em nível mundial. Aconteceu em duas etapas, a primeira, no século XVIII, na Inglaterra, e a segunda, no final do século XIX, com principal foco na Alemanha e Estados Unidos. A definição precisa do início de cada uma das duas etapas pode variar entre historiadores já que não houve um “botão de partida” para dar início a essas revoluções, mas sim um processo gradual e contínuo de evolução tecnológica e industrial.
A primeira revolução industrial é marcada pela transição do manufatureiro para a indústria mecânica. A invenção da máquina a vapor foi um dos fatores principais que propiciou o crescimento industrial da época. A segunda revolução industrial, por sua vez, foi marcada pelo desenvolvimento da indústria química, elétrica, petrolífera, além do aço. Invenções como a lâmpada incandescente, o telégrafo e a locomotiva elétrica são produtos desta era.
Relevância do tema
A compreensão desses eventos históricos é fundamental para entendermos como se deu a evolução do sistema produtivo moderno, bem como a formação dos atuais centros industriais globais. Além disso, a observação do impacto que estas revoluções tiveram sobre a sociedade, a economia e o próprio ambiente em que ocorreram é uma ferramenta essencial para compreendermos os desafios do mundo atual, desde a crise climática até as desigualdades socioeconômicas.
Os alunos são encorajados a utilizar os seguintes recursos para se aprofundar no estudo do tema:
- PINSKY, Jaime; PINSKY, Carla Bassanezi (Orgs.). "História da Cidadania". 4 ed., São Paulo: Contexto, 2006. (Capítulo 5: O nascimento da cidadania moderna)
- Hobsbawm, Eric. "A Era das Revoluções: 1789-1848". São Paulo: Paz e Terra, 2009.
- Hobsbawm, Eric. "A Era do Capital: 1848-1875". São Paulo: Paz e Terra, 2009.
- History Channel Brasil
- Revolução Industrial - Brasil Escola
- Primeira Revolução Industrial - Toda Matéria
- Segunda Revolução Industrial - Toda Matéria
Atividade Prática: “Conectando o Presente ao Passado: 1ª e 2ª Revolução Industrial”
Objetivo do Projeto
Permitir que os alunos compreendam a magnitude e o impacto da 1ª e 2ª Revolução Industrial por meio da dramatização e representação gráfico-manual, além de entender o legado deixado por essas revoluções na sociedade atual e como configura o mundo moderno.
Descrição do Projeto
Divididos em grupos de três a cinco alunos, cada um será responsável por pesquisar e apresentar um aspecto específico da 1ª e 2ª Revolução Industrial, seja a evolução tecnológica, a mudança nos processos de trabalho, o impacto socioambiental, entre outros.
A apresentação deve conter uma dramatização relacionada ao tema pesquisado e um material gráfico (pôster, mapa mental, linha do tempo, infográfico, etc.) que sintetize as informações mais importantes.
Materiais Necessários
- Livros e recursos da Internet para pesquisa.
- Materiais para cenografia da dramatização (fantasias, objetos, etc.).
- Materiais para elaboração do material gráfico (papel, canetas coloridas, post-its, etc.).
Passo a passo Detalhado
- Cada grupo escolhe ou é designado um aspecto da 1ª e 2ª Revolução Industrial para se aprofundar.
- Os alunos devem começar a pesquisa, utilizando os recursos sugeridos e outros encontrados.
- Após a pesquisa, o grupo deve preparar uma representação dramática que ilustre o tema escolhido, seja um "dia típico" de um trabalhador da época ou a "descoberta" de uma nova tecnologia, por exemplo.
- Paralelamente, o grupo cria um material gráfico que sintetize as informações aprendidas durante a pesquisa. Esse material deve conter um resumo das principais informações sobre o tema e como ele impactou a sociedade da época.
- Após a conclusão das etapas 3 e 4, cada grupo deve preparar uma apresentação para a turma, onde a dramatização será realizada e o material gráfico será mostrado e explicado.
Entregas do Projeto
Depois de realizarem a parte prática do projeto, os grupos deverão elaborar um relatório que contemplará os seguintes tópicos:
- Introdução: O grupo deve contextualizar o tema, sua relevância e aplicação no mundo real, bem como o objetivo deste projeto.
- Desenvolvimento: O grupo deve explicitar a teoria por trás do tema central do projeto, explicar a atividade em detalhes, indicar a metodologia utilizada e por fim apresentar e discutir resultados obtidos.
- Conclusão: O grupo deve concluir o trabalho retomando seus pontos principais, explicitando os aprendizados obtidos e as conclusões retiradas sobre o projeto.
- Bibliografia: O grupo deve indicar as fontes em que se basearam para trabalhar no projeto como livros, páginas da web, vídeos, etc.
Este relatório deve ser entregue uma semana após a apresentação e servirá como complemento do trabalho prático realizado, sistematizando os conhecimentos adquiridos durante a pesquisa e a dramatização. É importante que os alunos reflitam sobre as principais lições aprendidas e destaquem como esse conhecimento pode ser aplicado em suas vidas e no mundo atual.