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Projeto: Construindo as Regiões Brasileiras: Um Mosaico de Diversidades

Geografia

Original Teachy

'EM13CHS204'

Brasil: Regionalização: Revisão

Contextualização

Ao longo do tempo, o território brasileiro passou por diversos processos de divisão, agrupamento e reagrupamento, dando origem às atuais regiões brasileiras. O objetivo desta divisão é possibilitar um estudo mais aprofundado e adequado às especificidades regionais. Este projeto propõe um mergulho no tema da regionalização no Brasil, com foco no entendimento dos processos de ocupação do espaço e a formação de territórios.

A formação das regiões brasileiras é um importante tópico de estudo pois nos permite compreender como os diferentes fatores (como grupos sociais e culturais, Estados Nacionais e organismos internacionais) contribuíram e contribuem para a configuração territorial do Brasil atual. Além disso, o estudo das regiões brasileiras nos auxilia no entendimento dos conflitos populacionais, das diversidades étnico-culturais e das características socioeconômicas, políticas e tecnológicas do país.

Portanto, o projeto "Regionalização no Brasil 2" é uma oportunidade de aprimorar o conhecimento sobre como as territorialidades são formadas e o que elas representam em termos culturais, econômicos, ambientais, políticos e sociais. Além disso, o projeto propõe uma abordagem participativa e colaborativa, onde os alunos podem elaborar juntos uma melhor compreensão do tema.

A regionalização no Brasil é um assunto de extrema relevância, desde o âmbito acadêmico até a aplicação no mundo real. Para melhor compreensão de seu país, o cidadão precisa conhecer as especificidades de cada região, compreendendo seu desenvolvimento histórico, suas características físicas, econômicas, culturais e sociais, além das relações entre elas.

Será através dessa caminhada que você, aluno, poderá compreender como nossas políticas nacionais e regionais se desenvolvem, e ainda como nossa identidade enquanto nação se constrói. No dia a dia, essa compreensão pode ajudar a entender notícias, dados estatísticos e até a identificar problemas e pensar em possíveis soluções.

Para aprofundamento no tema, recomendamos os seguintes recursos:

  1. IBGE: Regiões geográficas

  2. Livro: Geografia do Brasil (Jurandyr Ross)

  3. Atlas Geográfico do Estudante - Regionalização do Brasil

Atividade Prática

Título da Atividade: "Construindo as Regiões Brasileiras: Um Mosaico de Diversidades"

Objetivo do Projeto:

Compreender as diversas dinâmicas que fazem parte da formação das regiões brasileiras, identificando as particularidades de cada uma e os elementos que as caracterizam e as diferenciam.

Descrição Detalhada do Projeto:

Os grupos deverão estudar profundamente uma das cinco regiões brasileiras: Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul. Eles produzirão um vídeo, com duração entre 10 a 15 minutos, explicando sobre o histórico, cultura, economia, geografia e demografia da região escolhida. O vídeo deve ser criativo, envolvente e educativo, e deve incluir mapas, gráficos, fotos, entrevistas, dentre outros recursos que considere relevante. Cada grupo terá um mês para concluir o projeto.

Materiais Necessários:

  • Computador com acesso à internet
  • Software de edição de vídeo
  • Câmera ou Smartphone (para gravação de vídeos e entrevistas)
  • Materiais para pesquisa (livros, artigos, sites confiáveis de internet)

Passo a Passo Detalhado para a Realização da Atividade:

  1. Formação dos Grupos: os grupos serão formados por 3 a 5 alunos.

  2. Escolha da Região: cada grupo escolherá uma das cinco regiões brasileiras para estudo e produção do vídeo.

  3. Planejamento: os grupos devem se reunir para planejar como será o vídeo, quais tópicos abordarão e como apresentarão as informações.

  4. Pesquisa: os grupos deverão realizar uma extensa pesquisa sobre a região escolhida, utilizando os recursos indicados na introdução e outros materiais de confiança.

  5. Roteiro: após a pesquisa, cada grupo deve elaborar um roteiro detalhado para o vídeo, incluindo os tópicos que serão abordados, as informações que serão apresentadas e em que ordem, quais recursos visuais serão usados, entre outros detalhes.

  6. Produção: os grupos deverão produzir o vídeo seguindo o roteiro. É recomendado que incluam recursos visuais, como mapas e fotos, gráficos e entrevistas para tornar o vídeo mais atraente e informativo.

  7. Edição: após a gravação, o vídeo deve ser editado, incluindo a inserção de legendas, transições, músicas, entre outros aspectos que melhorem a apresentação.

  8. Revisão e Aperfeiçoamento: antes de entregar o projeto, cada grupo deve revisar o vídeo, fazer os aperfeiçoamentos necessários e garantir que todas as informações estejam corretas e bem apresentadas.

  9. Entrega do Projeto: cada grupo deve entregar o vídeo produzido e um relatório escrito, conforme descrito nos critérios de entrega.

Critérios de Entrega do Projeto:

  • O vídeo, com duração entre 10 a 15 minutos, deve ser entregue em formato digital.

  • Deve-se entregar um relatório escrito com a seguinte estrutura:

    1. Introdução: os alunos devem contextualizar a regionalização no Brasil, a região escolhida, sua relevância e a aplicação no mundo real, bem como o objetivo desse projeto.

    2. Desenvolvimento: os alunos devem detalhar a teoria por trás da regionalização e da formação territorial da região escolhida, explicar a atividade em detalhes, indicar a metodologia utilizada e por fim apresentar e discutir os resultados obtidos no vídeo.

    3. Conclusão: os alunos retomam os principais pontos do relatório e do vídeo, explicitam os aprendizados obtidos e as conclusões retiradas sobre o projeto.

    4. Bibliografia: os alunos indicam as fontes de informação que utilizaram para a elaboração do projeto.

O relatório deve ter, no mínimo, 10 páginas e seguir as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Além dos elementos visuais utilizados no vídeo, o relatório deve conter gráficos, tabelas e imagens que auxiliem na compreensão do conteúdo apresentado e que evidenciem o trabalho de pesquisa realizado pelos alunos.

O relatório e o vídeo serão os principais instrumentos de avaliação e devem demonstrar o profundo entendimento dos alunos sobre o tema da regionalização brasileira e a formação de seu território.

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