Contextualização
A década de 1980 é um período histórico de grande importância para a compreensão do transformações socioeconômicas do Brasil. Conhecida como "Década Perdida", esse período foi marcado por uma grave crise econômica, elevação da inflação, aumento da dívida externa, estagnação econômica e uma série de problemas sociais e políticos. A indústria brasileira foi fortemente afetada por esses fatores, resultando em uma mudança significativa na estrutura industrial e econômica do país.
A indústria desempenha um papel central na economia de qualquer país. No caso do Brasil, na década de 80, a indústria estava em declínio. Os anos 80 são conhecidos como a "década perdida" devido aos problemas económicos enfrentados pelo Brasil. Durante esta época, o país sofreu com a inflação alta, a dívida externa crescente, a falta de investimentos e a estagnação económica. Este ambiente adverso prejudicou o crescimento da indústria brasileira.
Introdução
Iniciar a jornada neste projeto é embarcar numa viagem de volta ao passado, onde poderemos explorar e analisar o comportamento da indústria brasileira na década de 80 - anos que marcaram profundamente o país. Ao longo dessa jornada, iremos nos familiarizar com os conceitos de economia industrial e a sua relação com as políticas públicas e a economia global.
A análise das condições políticas e economômicas da época é crucial para a compreensão do cenário industrial do Brasil na "Década Perdida". A indústria estava pilhada entre problemas internos, como má gestão e falta de inovação, e desafios externos, como a concorrência estrangeira e o aumento dos custos de produção.
Durante o desenvolvimento deste projeto, os grupos de alunos deverão se aprofundar nos conceitos teóricos chaves para a compreensão do tema, tais como: economia industrial, políticas públicas, pressão externa e interna, e a globalização. Este processo de aprendizado permitirá aos alunos a habilidade de analisar, de maneira crítica, o cenário da indústria brasileira na década de 1980 e a sua evolução até os dias de hoje.
Atividade Prática
Título da Atividade: Década Perdida: Um Documentário
Objetivo do Projeto
Compreender, no contexto da indústria brasileira, o porquê da década de 80 ser referida como "Década Perdida", analisando os aspectos econômicos, políticos e sociais.
Descrição Detalhada do Projeto
Cada grupo de 3 a 5 pessoas deverá realizar um documentário de 10 a 15 minutos sobre a "Década Perdida". Este documentário deverá abordar as seguintes questões:
- Modelo econômico adotado no Brasil na década de 80.
- Principais políticas industriais adotadas.
- Impacto no setor industrial brasileiro.
- Comparação do setor industrial brasileiro com outros países neste mesmo período.
O documentário deve ser acompanhado de uma narrativa conectando os acontecimentos e formando uma linha histórica.
Materiais Necessários
- Câmera de vídeo ou smartphone com capacidade de gravação de vídeo.
- Software de edição de vídeo (existem muitos gratuitos disponíveis online).
- Acesso à internet para pesquisa.
Passo a Passo Detalhado
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Pesquisa (aproximadamente 1 hora): Esta fase do projeto deve ser dedicada à pesquisa. Os alunos devem buscar recursos em livros, sites confiáveis, artigos científicos e documentários já existentes. É importante lembrar de guardar as referências dos materiais consultados para incluir na bibliografia do relatório.
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Roteiro (aproximadamente 1 hora): Após a pesquisa, o grupo deve elaborar o roteiro do documentário. O roteiro deve seguir uma lógica e uma progressão temática, a partir das questões apresentadas na descrição do projeto.
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Produção (aproximadamente 1-2 horas por estudante): Os alunos devem gravar o documentário seguindo o roteiro. As gravações podem ser feitas nas casas dos alunos, na escola ou em locais públicos, sempre respeitando as normas de distanciamento social. Além das gravações, os alunos podem incluir imagens, gráficos e outros recursos visuais para enriquecer o documentário.
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Edição (aproximadamente 1-2 horas por estudante): Usando um software de edição de vídeo, os alunos devem juntar e editar os vídeos gravados, adicionar narração (se necessário), incluir imagens e gráficos, adicionar músicas e efeitos sonoros, e finalizar o vídeo.
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Relatório (aproximadamente 1 hora): Após a conclusão do documentário, cada grupo deve produzir um relatório detalhado do projeto, seguindo o formato indicado de Introdução, Desenvolvimento, Conclusões e Bibliografia.
Entregas do Projeto
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Documentário: O vídeo finalizado deve ser apresentado para a turma. Além disso, cada grupo deve enviar o vídeo para o professor, que analisará o conteúdo, a narrativa e a qualidade do vídeo.
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Relatório: O relatório escrito deve conter as seguintes seções:
- Introdução: Contextualização do tema, sua relevância, aplicação no mundo real e o objetivo do projeto.
- Desenvolvimento: Descrição detalhada da atividade, explicação da teoria por trás do tema central, indicação da metodologia utilizada e apresentação dos resultados obtidos.
- Conclusões: Retomada dos pontos principais, explicitação dos aprendizados obtidos e conclusões retiradas sobre o projeto.
- Bibliografia: Referências dos materiais usados na pesquisa e produção do documentário.
É importante que o relatório não seja apenas uma descrição do processo, mas também demonstre a compreensão dos alunos sobre o tema, a análise crítica do cenário industrial brasileiro na década de 80 e a capacidade de conexão com os conceitos aprendidos em sala de aula.