Contextualização
Introdução
A questão latifundiária brasileira é um tema histórico, político, geográfico e social de grande relevância para a compreensão das dinâmicas socioespaciais que se desenvolvem no território brasileiro. Desde o período colonial, a propriedade da terra determina poder, riqueza e, muitas vezes, o controle sobre as pessoas que a ela estão ligadas. Por isso, compreender a distribuição de terras no Brasil e a questão da Reforma Agrária é fundamental para entender as desigualdades e conflitos existentes no país.
Os latifúndios, grandes propriedades rurais, se formaram no Brasil a partir do século XVI, como uma estratégia da Coroa Portuguesa para ocupar e administrar as terras do território brasileiro. Ao longo da nossa história, a lógica da concentração fundiária se manteve, devido a interesses políticos e econômicos de grupos dominantes. Por outro lado, a questão da Reforma Agrária, que propõe uma distribuição mais justa e equilibrada das terras, é um movimento que ganhou força especialmente a partir do século XX, buscando garantir o direito à terra para comunidades tradicionais, pequenos agricultores e trabalhadores rurais sem terra.
Contextualização
Nos dias atuais, a questão latifundiária brasileira ganha ainda mais relevância frente aos desafios econômicos, socioambientais e culturais trazidos pela globalização. A agricultura de larga escala, muitas vezes praticada em latifúndios, tem impactos profundos na economia, no meio ambiente e nas sociedades locais. Nesse contexto, discutir a questão latifundiária e a reforma agrária é também discutir sustentabilidade, segurança alimentar, justiça social e respeito às culturas tradicionais.
Por outro lado, a Reforma Agrária, além de promover a distribuição equitativa das terras, é uma estratégia para fortalecer a agricultura familiar e as economias locais, promover a segurança alimentar, preservar a biodiversidade e os conhecimentos tradicionais, reduzir as desigualdades socioeconômicas e garantir os direitos humanos e a democracia.
Atividade Prática
Título da Atividade: Mapeando a Concentração de Terras e a Reforma Agrária no Brasil
Objetivo do Projeto
A atividade tem como objetivo principal permitir que os alunos compreendam de forma crítica e experencial a questão das terras latifundiárias e a necessidade da reforma agrária no Brasil. A atividade propõe que os alunos realizem uma pesquisa, criem um mapa interativo e produzam um documentário.
Descrição Detalhada do Projeto
O trabalho deve ser realizado em grupos de 3 a 5 alunos e terá uma duração aproximada de 2 a 4 horas por aluno. O projeto será dividido em três partes principais: pesquisa, criação do mapa interativo e produção do documentário.
Na primeira parte, os grupos deverão pesquisar sobre a questão latifundiária e a reforma agrária no Brasil. A pesquisa deverá abordar aspectos históricos, políticos, econômicos e sociais desses temas. Também é importante que os alunos investiguem os impactos socioambientais da agricultura em larga escala e as consequências da concentração de terras. Além disso, os grupos deverão pesquisar sobre os movimentos sociais ligados à luta pela terra.
Na segunda parte, os grupos deverão criar um mapa interativo sobre a distribuição de terras no Brasil. O mapa deve mostrar a concentração de terras e as áreas onde existem conflitos agrários. Os alunos poderão utilizar ferramentas online gratuitas para a criação do mapa.
Na terceira e última parte, os grupos deverão produzir um pequeno documentário sobre a questão latifundiária e a reforma agrária. O documentário deve incluir as principais informações da pesquisa e do mapa interativo. Os alunos podem utilizar suas próprias vozes para narrar o documentário e adicionar imagens e vídeos da internet (respeitando os direitos autorais).
Materiais Necessários
- Computadores com acesso à internet.
- Softwares de edição de vídeo (existem diversas opções gratuitas disponíveis na internet).
- Ferramenta online gratuita para a criação de mapas interativos.
Passo a Passo Detalhado
- Formação dos grupos e distribuição das tarefas entre os membros.
- Pesquisa sobre a questão latifundiária e a reforma agrária no Brasil.
- Criação do mapa interativo mostrando a distribuição de terras no Brasil e os conflitos agrários.
- Produção do documentário, incluindo as informações da pesquisa e do mapa interativo.
- Apresentação do trabalho para a turma.
Entregas do Projeto
As entregas do projeto são o mapa interativo e o documentário. Além disso, os alunos deverão redigir um documento no formato de um relatório contendo os seguintes tópicos:
- Introdução: Breve contextualização do tema, sua relevância, aplicação no mundo real e o objetivo do projeto.
- Desenvolvimento: Teoria por trás da questão latifundiária e da reforma agrária, detalhamento da atividade realizada, metodologia utilizada e resultados obtidos. Devem ser indicadas as fontes de pesquisa e como foram utilizadas na atividade prática.
- Conclusão: Retomada dos pontos principais, aprendizados obtidos e as conclusões retiradas sobre o projeto.
- Bibliografia: Indicação das fontes em que se basearam para trabalhar no projeto como livros, páginas da web, vídeos, etc.
A apresentação do documento escrito será feita em conjunto com a apresentação dos resultados da atividade prática, ou seja, o mapa interativo e o documentário.