Contextualização
A Nova Ordem Mundial surgiu depois dos eventos que marcaram o fim da Guerra Fria, como a queda do Muro de Berlim e a dissolução da União Soviética. Ao contrário da ordem bipolar do período da Guerra Fria, com duas superpotências dominantes, a Nova Ordem Mundial é caracterizada pela multipolaridade e pela globalização. As relações internacionais tornaram-se mais complexas, com muitos atores influentes: nações, organizações internacionais, empresas multinacionais e organizações não-governamentais.
Neste novo cenário global geopolítico, os Estados Unidos emergiram como a única superpotência, enquanto novos centros de poder, como a União Europeia, a China e o Brasil, começaram a desempenhar um papel importante. Ao mesmo tempo, novos desafios surgiram, como questões ambientais, a proliferação de armas de destruição em massa, o terrorismo e o ressurgimento de conflitos étnicos e religiosos.
A Nova Ordem Mundial também é marcada pela globalização. Com o avanço da tecnologia e a liberalização dos mercados, as economias do mundo estão cada vez mais interconectadas. Isso trouxe benefícios, como o crescimento econômico e a difusão de tecnologias, mas também criou desigualdades e desafios, como a exploração dos trabalhadores, a degradação ambiental e a perda de identidade cultural.
Importância do Estudo
O estudo da Nova Ordem Mundial é fundamental para compreender as complexidades do mundo atual, do ponto de vista geopolítico, econômico e cultural. Este estudo nos permite analisar os desafios que enfrentamos, como a desigualdade, os conflitos e a exploração, e busca soluções.
Além disso, ao compreender a Nova Ordem Mundial, podemos entender melhor o nosso lugar no mundo e como nossas ações podem influenciar globalmente. A globalização significa que as ações de um país ou de uma organização podem ter repercussões em todo o mundo, e é crucial entender essas conexões.
Atividade Prática: O Jogo da Nova Ordem Mundial
Objetivo do Projeto
Este projeto tem como objetivo proporcionar aos alunos um melhor entendimento das dinâmicas e complexidades da Nova Ordem Mundial, permitindo-lhes interpretar e avaliar as políticas e estratégias de diferentes países e organizações, e como isso afeta as relações internacionais.
Descrição do Projeto
Os alunos serão divididos em grupos de 3-5 pessoas. Eles representarão diferentes países ou organizações internacionais, e simularão um encontro de líderes globais para discutir questões de importância global, tais como mudanças climáticas, política econômica global e a luta contra o terrorismo.
Os alunos deverão pesquisar sobre os interesses, políticas e estratégias de seus respectivos países/organizações e deverão aplicar isso durante a simulação, a fim de persuadir os outros grupos a adotarem suas visões e abordagens.
Materiais Necessários
- Acesso à Internet para pesquisa
- Papel e caneta para anotações
- Uma sala com espaço suficiente para a simulação
Passo a Passo
- Dividir os alunos em grupos de 3-5 pessoas.
- Atribuir a cada grupo um país ou uma organização internacional (como as Nações Unidas, a União Europeia ou o Banco Mundial).
- Dar aos alunos tempo para pesquisar sobre seus respectivos países/organizações, incluindo sua história recente, suas políticas internas e externas, seus interesses e suas alianças.
- Solicitar que cada grupo prepare uma apresentação curta sobre o país/organização que representa, identificando os principais desafios e oportunidades que enfrenta no contexto da Nova Ordem Mundial.
- Realizar a simulação, durante a qual cada grupo tentará persuadir os outros a adotarem suas políticas e abordagens para lidar com os desafios globais.
- Depois da simulação, os grupos deverão refletir sobre as discussões e negociações que ocorreram, e escrever um relatório.
Reportagem: Formato de Relatório
Os alunos deverão preparar um relatório de grupo que aborde os seguintes pontos:
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Introdução: Começar com uma contextualização geral do projeto e uma breve descrição do país/organização que o grupo representou. Fornecer uma visão geral das políticas e estratégias que o grupo escolheu representar.
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Desenvolvimento: Descrever em detalhes a simulação, e o papel que o grupo desempenhou nela. Explicar as táticas de negociação e persuasão que foram usadas, e como outras equipes reagiram a elas. Fornecer detalhes sobre a pesquisa realizada pelo grupo, e como essa pesquisa informou suas decisões durante a simulação.
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Conclusão: Retome os principais pontos do projeto e faça uma reflexão crítica sobre o que o grupo aprendeu durante o processo. Discuta sobre quais estratégias funcionaram bem e quais não foram tão eficazes. Reflita sobre o que isso pode ensinar sobre as complexidades das relações internacionais na Nova Ordem Mundial.
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Bibliografia: Cite todas as fontes de informação que foram usadas durante a pesquisa para informar as decisões tomadas durante a simulação. Isto pode incluir livros, sites, artigos de jornal, podcasts ou documentários.