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Projeto: A Luz do Iluminismo em Debate

História

Original Teachy

'EM13CHS102'

Iluminismo: Revisão

Contextualização

O Iluminismo, também conhecido como a Idade da Razão, foi um período intelectual e filosófico que dominou o mundo das ideias na Europa durante o século XVIII. Este foi um período marcado pelo questionamento das doutrinas tradicionais e pelo valor dado à razão, ao conhecimento científico e à liberdade individual. Três conceitos-chave que surgiram nesta era são o Humanismo, ideia de que os seres humanos têm a capacidade e a responsabilidade de moldar suas vidas e sociedades para melhor, o Racionalismo, que defende que o conhecimento deve ser adquirido através da razão e do pensamento lógico, e o Empirismo, que realça a importância da experiência e da observação na busca pelo conhecimento.

Os grandes pensadores do Iluminismo, chamados de filósofos, incluem nomes como Voltaire, Rousseau e Montesquieu, entre outros. Esses filósofos acreditavam que o uso correto da razão poderia ajudar a humanidade a alcançar progresso, liberdade e felicidade - conceitos que ainda são fundamentais hoje em dia. Suas ideias influenciaram fortemente a Revolução Francesa, a formação dos Estados Unidos e continua a influenciar muitos aspectos da vida moderna, incluindo a forma como organizamos nossas sociedades e encaramos a ciência.

O Iluminismo é significativo não apenas em termos de como influenciou a história mundial, mas também para entender como pensamos e agimos hoje. As ideias que surgiram durante o Iluminismo continuam a moldar nossa compreensão do mundo, desde nossas crenças políticas e nossa confiança na ciência, até nossa concepção de direitos humanos e igualdade. Portanto, estudar o Iluminismo é uma maneira de entender melhor o mundo contemporâneo e também a nós mesmos.

Atividade Prática

Título: A Luz do Iluminismo em Debate

Objetivo do Projeto

Os alunos irão realizar um debate entre grupos, representando as diferentes perspectivas dos filósofos iluministas como Voltaire, Rousseau, e Montesquieu. O objetivo é entender e transmitir as opiniões desses filósofos sobre questões contemporâneas, demonstrando como suas ideias ainda são relevantes e influentes hoje.

Descrição detalhada do Projeto

Os grupos, compostos por 3 a 5 alunos cada, irão pesquisar as respectivas filosofias de Voltaire, Rousseau e Montesquieu, bem como os detalhes de suas vidas e contribuições para o Iluminismo, utilizando os recursos recomendados acima.

Em seguida, os grupos irão preparar um debate simulado em que cada grupo representa um filósofo e suas ideias. Cada grupo deve preparar argumentos e contra-argumentos relacionados às principais questões atuais da sociedade, como a importância da educação, o papel do governo, a liberdade individual, dentre outros, tudo sob a perspectiva de seu filosofo escolhido.

Materiais Necessários

  • Computador com acesso à Internet para pesquisa.
  • Material para anotações (pode ser um caderno, folhas de papel, blocos de notas digitais, etc.)
  • Câmera e microfone para gravação do debate (pode ser a câmera do celular ou do computador).

Passo a passo detalhado para a realização da atividade

  1. Dividir a turma em grupos de 3 a 5 alunos e atribuir a cada grupo um filósofo para pesquisar e representar.

  2. Cada grupo deve começar pesquisando sobre a vida e as principais ideias do seu filósofo designado, utilizando os recursos recomendados acima.

  3. Após a fase de pesquisa, cada grupo deve preparar argumentos e contra-argumentos para o debate, com base nas ideias do seu filósofo.

  4. Uma vez que os argumentos estejam prontos, os grupos devem ensaiar o debate entre si.

  5. No dia marcado, os grupos devem gravar o debate, com cada aluno participando ativamente.

  6. Após o debate, cada grupo deve assistir à gravação e escrever um relatório sobre a experiência, seguindo as linhas de orientação abaixo.

Entregas do Projeto

Cada grupo deve entregar:

  1. Uma gravação do debate.

  2. Um relatório escrito que deverá conter:

    • Introdução: Aqui o aluno deve contextualizar o Iluminismo e o filósofo representado no debate, explicando a relevância do tema e o objetivo do projeto.
    • Desenvolvimento: Nesta parte, o aluno deve discutir as ideias principais do filósofo, a preparação para o debate (pesquisa e construção de argumentos) e a experiência do debate em si. Devem também indicar a metodologia utilizada para pesquisa e preparação do debate e discutir os pontos mais controversos e interessantes do debate.
    • Conclusão: O aluno deve refletir sobre o que aprendeu ao longo do projeto, como as ideias do Iluminismo se aplicam à sociedade contemporânea e as dificuldades e conquistas durante o trabalho em grupo.
    • Bibliografia: Listar as fontes utilizadas para pesquisa e estudo.

O relatório deve ser escrito de maneira clara e organizada, onde o leitor deve ser capaz de entender a progressão do projeto do inicio ao fim. A coerência entre os tópicos do relatório e as etapas do projeto é fundamental.

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