Contextualização
A Grécia Antiga Pré-helenística, uma fase da história desse rico e fascinante território que abrange desde o período Minoico (cerca de 3100 a.C.) até o final do período Clássico (323 a.C.). Este período é marcado por significativos avanços e contribuições nas áreas da filosofia, arte, literatura, política e ciência. As cidades-estado da Grécia Antiga, mais notavelmente Atenas e Esparta, influenciaram profundamente a cultura e a sociedade ocidental, e os efeitos ainda podem ser vistos em nossa sociedade contemporânea.
A filosofia, por exemplo, viu o surgimento de grandes pensadores como Sócrates, Platão e Aristóteles. Estes filósofos buscavam compreender diversos aspectos da realidade, da ética à natureza do conhecimento e da realidade, e suas ideias moldaram o pensamento ocidental subsequente de maneiras fundamentais.
Importância da Grécia Antiga
O legado da Grécia Antiga pode ser visto em quase todas as facetas da sociedade moderna. A democracia, por exemplo, foi inicialmente implementada em Atenas por Clístenes em 507 a.C. e, embora tenha evoluído ao longo dos séculos, a ideia de governar com o consentimento dos governados é uma parte integrante de quase todas as sociedades ocidentais modernas.
Além disso, a Grécia Antiga também é responsável por muitas das primeiras contribuições para a ciência. Grandes pensadores como Euclides e Arquimedes fizeram avanços significativos em matemática e física que ainda são relevantes hoje. A influência da Grécia Antiga se estende à arte e à literatura, com o épico de Homero, "A Ilíada" e "A Odisseia", ainda sendo estudados em salas de aula em todo o mundo.
Atividade Prática
Título da atividade: "A vida na Grécia antiga: arte, filosofia e democracia"
Objetivo do Projeto
Recriar um segmento da Grécia Antiga Pré-Helenística, enfocando nos três pilares: arte, filosofia e democracia. Através da pesquisa e recriação, os alunos não só vão aprender sobre os aspectos históricos, mas também sobre como esses três pilares se relacionavam na sociedade grega antiga.
Descrição detalhada do projeto
Os grupos escolherão uma das três áreas de foco (Arte, Filosofia ou Democracia) e irão criar uma apresentação teatral, um painel de discussão ou um debate, que representem a escolha deles. Eles também devem elaborar um mapa conceitual que mostre o impacto da área escolhida na sociedade grega e como isso se reflete na sociedade contemporânea.
Materiais necessários
- Livros e materiais de pesquisa
- Papel, lápis e marcadores
- Acesso à internet para pesquisa
- Materiais para a produção do teatro/debate/painel
- Papel cartão ou um programa de computador para a criação do mapa conceitual
Passo a passo detalhado para a realização da atividade
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Divida-se em grupos de 3 a 5 alunos e escolha um dos três tópicos (Arte, Filosofia ou Democracia) que será o seu foco.
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Faça uma pesquisa aprofundada sobre o tópico escolhido. Utilize os recursos fornecidos e outros que encontrar para aprender o máximo possível. Este tempo de pesquisa deve demorar aproximadamente 3 horas.
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Com base na sua pesquisa, elabore um plano para a sua atividade de foco (apresentação teatral, painel de discussão ou debate). Esta etapa deve levar aproximadamente 1 hora.
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Conduza a atividade e dialogue sobre as descobertas feitas, representando o máximo possível da realidade da Grécia Antiga. Estime um tempo de 3 horas para esta etapa.
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Crie um mapa conceitual para mostrar as conexões entre as ideias e conceitos que você aprendeu, assim como as conexões com a sociedade moderna. Dedique cerca de 2 horas para essa atividade.
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Finalmente, cada membro do grupo deve colaborar na redação do relatório do projeto. Use as seções Introdução, Desenvolvimento, Conclusão e Bibliografia para orientar sua escrita.
Entregas do Projeto
- O mapa conceitual produzido, que deve ser claro, limpo e detalhado, representando a complexidade das conexões que foram pesquisadas.
- Uma apresentação da atividade de foco realizada, seja na forma de reprodução teatral, gravação de debate ou painel de discussão, etc.
- Um relatório bem elaborado que contém a pesquisa realizada, o desenvolvimento das atividades, as conclusões obtidas e a lista bibliográfica. O relatório deve ter clara ênfase na teoria relacionada ao tópico de escolha, a metodologia usada para pesquisa e desenvolvimento do projeto, uma discussão dos resultados e uma conclusão que enfatize os aprendizados e as descobertas feitas durante o projeto.
Na redação do relatório: a introdução deve contextualizar a Grécia Antiga e a relevância do tema escolhido para a nossa sociedade; o desenvolvimento deve discutir como o projeto foi realizado, as descobertas feitas e como elas se enquadram na teoria aprendida; a conclusão deve integrar tudo, reforçando o que foi aprendido e como isso se aplica à sociedade contemporânea; a bibliografia deve listar todas as fontes de informação usadas durante o processo.
Lembre-se: a entrega final deve demonstrar as habilidades de pesquisa, entendimento teórico, colaboração em equipe e aplicação prática do seu aprendizado.