Contextualização
Os povos originários do Brasil são a expressão viva e atuante das primeiras civilizações que ocuparam o território brasileiro. Estima-se que, desde a chegada dos primeiros seres humanos no continente americano, há aproximadamente 15 mil anos, diversas culturas floresceram e se desenvolveram nessa imensidão territorial. Cada uma com suas especificidades, como línguas, costumes, crenças, tecnologias e formas de organização social, política e econômica.
Para entender a história do Brasil, é imprescindível estudar e compreender as origens e os legados desses povos originários. Ao contrário do que muitos pensam, os povos indígenas não estão apenas nos livros de história antiga. Eles estão aqui e agora, contribuindo para a formação cultural, social, política e econômica do país.
Embora muitas tribos indígenas tenham desaparecido devido ao processo violento de colonização e, posteriormente, à expansão agrícola e industrial do Brasil, muitas ainda resistem. Lutam diariamente pela sobrevivência, pela preservação da terra e pela manutenção dos seus modos de vida. Estudar esses povos é uma forma de resistência, de valorização da diversidade cultural e de luta contra o preconceito e a discriminação.
Neste projeto, vocês serão convidados a mergulhar nas histórias e nas culturas dos povos originários do Brasil. A ideia é que vocês estudem a fundo sua história, organização social, resistência, contribuição para a formação do Brasil e situação atual. Esperamos que esse estudo permita a vocês uma compreensão mais aprofundada dos povos originários, bem como a valorização e respeito pela diversidade cultural do nosso país.
Atividade Prática: "Caminhando em Outros Pés: Vida e Resistência dos Povos Originários do Brasil"
Objeto do projeto
Este projeto tem como objetivo principal aprofundar os conhecimentos sobre os povos originários do Brasil, desenvolvendo a capacidade de pesquisa, análise crítica, colaboração em equipe e elaboração de um documentário e relatório acadêmico.
Descrição detalhada do projeto
Cada grupo será responsável por escolher um povo originário que ainda existe no Brasil para o projeto. Você vai pesquisar e compreender em profundidade a história desse povo, sua organização social, luta pela terra, resistência, contribuições para a formação do Brasil e a situação atual. Além disso, contextualizará este povo dentro do cenário histórico do Brasil e da América Latina.
A atividade será dividida em duas etapas: a Pesquisa e o Documentário.
Etapa 1: Pesquisa
Os alunos deverão dividir os temas entre a equipe e pesquisar individualmente sobre cada um deles. Os temas são:
- História e Organização social do povo escolhido
- Lutas pela terra e resistência
- Contribuições para a formação do Brasil
- Contextualização histórica do povo escolhido
- Situação atual do povo escolhido
Etapa 2: Documentário
Com todo o material recolhido, o grupo deverá produzir um documentário. Este documentário deve contemplar todos os temas pesquisados e trazer a visão crítica do grupo sobre os temas abordados.
Materiais Necessários
- Acesso à internet para pesquisa
- Artigos e livros para pesquisa
- Ferramentas para gravação e edição do documentário (pode ser utilizado smartphones ou câmeras digitais para a gravação e softwares gratuitos para a edição)
Passo a passo para a realização da atividade
- Formar grupos de 3 a 5 alunos.
- Escolher um povo originário que ainda existe no Brasil como foco do projeto.
- Dividir os temas de pesquisa entre os membros do grupo.
- Pesquisar os temas de forma individual.
- Reunir todos os dados obtidos e discutir sobre eles.
- Planejar o roteiro do documentário considerando todos os temas pesquisados.
- Gravar o documentário.
- Editar o documentário.
- Apresentar o documentário para a turma.
Entregas do Projeto
Após a conclusão das duas etapas, os alunos deverão entregar:
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O documentário produzido, com duração mínima de 30 minutos.
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Um relatório escrito dividido em:
- Introdução: Contextualizando o tema, sua relevância, aplicação no mundo real e o objetivo deste projeto.
- Desenvolvimento: Abordando em detalhes a teoria por trás dos temas, explicando a atividade em detalhes, apontando a metodologia utilizada e, por último, apresentando e discutindo os resultados obtidos.
- Conclusão: Retomando os pontos principais, explicando o aprendizado obtido e as conclusões retiradas do projeto.
- Bibliografia: Indicando as fontes que os estudantes usaram para trabalhar no projeto. Pode incluir livros, páginas da web, vídeos e mais.
É fundamental que o relatório escrito esteja alinhado com o conteúdo apresentado no documentário, sendo este uma expansão do que foi apresentado no vídeo de forma crítica e analítica.