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Projeto: Caminhando em Outros Pés: Vida e Resistência dos Povos Originários do Brasil

História

Original Teachy

'EM13CHS102'

Povos Originários do Brasil: Revisão

Contextualização

Os povos originários do Brasil são a expressão viva e atuante das primeiras civilizações que ocuparam o território brasileiro. Estima-se que, desde a chegada dos primeiros seres humanos no continente americano, há aproximadamente 15 mil anos, diversas culturas floresceram e se desenvolveram nessa imensidão territorial. Cada uma com suas especificidades, como línguas, costumes, crenças, tecnologias e formas de organização social, política e econômica.

Para entender a história do Brasil, é imprescindível estudar e compreender as origens e os legados desses povos originários. Ao contrário do que muitos pensam, os povos indígenas não estão apenas nos livros de história antiga. Eles estão aqui e agora, contribuindo para a formação cultural, social, política e econômica do país.

Embora muitas tribos indígenas tenham desaparecido devido ao processo violento de colonização e, posteriormente, à expansão agrícola e industrial do Brasil, muitas ainda resistem. Lutam diariamente pela sobrevivência, pela preservação da terra e pela manutenção dos seus modos de vida. Estudar esses povos é uma forma de resistência, de valorização da diversidade cultural e de luta contra o preconceito e a discriminação.

Neste projeto, vocês serão convidados a mergulhar nas histórias e nas culturas dos povos originários do Brasil. A ideia é que vocês estudem a fundo sua história, organização social, resistência, contribuição para a formação do Brasil e situação atual. Esperamos que esse estudo permita a vocês uma compreensão mais aprofundada dos povos originários, bem como a valorização e respeito pela diversidade cultural do nosso país.

Atividade Prática: "Caminhando em Outros Pés: Vida e Resistência dos Povos Originários do Brasil"

Objeto do projeto

Este projeto tem como objetivo principal aprofundar os conhecimentos sobre os povos originários do Brasil, desenvolvendo a capacidade de pesquisa, análise crítica, colaboração em equipe e elaboração de um documentário e relatório acadêmico.

Descrição detalhada do projeto

Cada grupo será responsável por escolher um povo originário que ainda existe no Brasil para o projeto. Você vai pesquisar e compreender em profundidade a história desse povo, sua organização social, luta pela terra, resistência, contribuições para a formação do Brasil e a situação atual. Além disso, contextualizará este povo dentro do cenário histórico do Brasil e da América Latina.

A atividade será dividida em duas etapas: a Pesquisa e o Documentário.

Etapa 1: Pesquisa

Os alunos deverão dividir os temas entre a equipe e pesquisar individualmente sobre cada um deles. Os temas são:

  1. História e Organização social do povo escolhido
  2. Lutas pela terra e resistência
  3. Contribuições para a formação do Brasil
  4. Contextualização histórica do povo escolhido
  5. Situação atual do povo escolhido

Etapa 2: Documentário

Com todo o material recolhido, o grupo deverá produzir um documentário. Este documentário deve contemplar todos os temas pesquisados e trazer a visão crítica do grupo sobre os temas abordados.

Materiais Necessários

  • Acesso à internet para pesquisa
  • Artigos e livros para pesquisa
  • Ferramentas para gravação e edição do documentário (pode ser utilizado smartphones ou câmeras digitais para a gravação e softwares gratuitos para a edição)

Passo a passo para a realização da atividade

  1. Formar grupos de 3 a 5 alunos.
  2. Escolher um povo originário que ainda existe no Brasil como foco do projeto.
  3. Dividir os temas de pesquisa entre os membros do grupo.
  4. Pesquisar os temas de forma individual.
  5. Reunir todos os dados obtidos e discutir sobre eles.
  6. Planejar o roteiro do documentário considerando todos os temas pesquisados.
  7. Gravar o documentário.
  8. Editar o documentário.
  9. Apresentar o documentário para a turma.

Entregas do Projeto

Após a conclusão das duas etapas, os alunos deverão entregar:

  • O documentário produzido, com duração mínima de 30 minutos.

  • Um relatório escrito dividido em:

    1. Introdução: Contextualizando o tema, sua relevância, aplicação no mundo real e o objetivo deste projeto.
    2. Desenvolvimento: Abordando em detalhes a teoria por trás dos temas, explicando a atividade em detalhes, apontando a metodologia utilizada e, por último, apresentando e discutindo os resultados obtidos.
    3. Conclusão: Retomando os pontos principais, explicando o aprendizado obtido e as conclusões retiradas do projeto.
    4. Bibliografia: Indicando as fontes que os estudantes usaram para trabalhar no projeto. Pode incluir livros, páginas da web, vídeos e mais.

É fundamental que o relatório escrito esteja alinhado com o conteúdo apresentado no documentário, sendo este uma expansão do que foi apresentado no vídeo de forma crítica e analítica.

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