Contextualização
O Brasil colônia foi o período em que o Brasil esteve sob domínio português, que se estendeu do século XVI até o século XIX. Durante esse tempo, a economia deste vasto território era completamente controlada e explorada pela metrópole, Portugal. Inicialmente, o lucro advinha do Pau-brasil e, mais tarde se desenvolveu com a atividade açucareira, a mineração e a produção de café. Entender o sistema econômico que foi implantado durante o período colonial é fundamental para a compreensão do desenvolvimento socioeconômico do Brasil, e de como as relações comerciais e de poder foram estabelecidas.
As atividades econômicas durante o período colonial estavam voltadas para o benefício da metrópole, e esse cenário influenciava profundamente a organização social e política do Brasil. Este projeto irá analisar em detalhes essa dinâmica, seu propósito é que vocês, alunos, consigam compreender os principais pontos que caracterizaram a economia portuguesa na América durante o período colonial: o sistema de capitanias hereditárias, o monopólio comercial e a exploração das riquezas naturais.
Importância do Tema
A economia colonial do Brasil é um tópico de extrema relevância, pois foi durante este período que os alicerces socioeconômicos do Brasil foram consolidados. Este período da história brasileira é marcado pela exploração intensiva dos recursos naturais, pela implementação de um sistema complexo de exploração agrícola e mineral e pela instauração de um sistema social e político que favorecia a elite. Esses fatores foram determinantes para a formação da identidade brasileira e deixaram marcas profundas que precisamos entender para compreender melhor a configuração do Brasil contemporâneo.
Além disso, estudar a economia colonial é uma excelente oportunidade para compreender como a economia de um país pode influenciar e ser influenciada por eventos históricos. As decisões econômicas tomadas durante o período colonial têm impacto até hoje no nosso cotidiano e na forma como o nosso país é percebido internacionalmente. Assim, é fundamental conhecer essa parte da nossa história para construir uma visão crítica e compreender a complexidade das relações econômicas.
Atividade Prática: Construindo a Economia Colonial
Objetivos do Projeto
- Compreender as bases da economia colonial portuguesa na América e seus impactos nas relações sociais e políticas do Brasil.
- Desenvolver habilidades de pesquisa, análise e interpretação de fontes históricas.
- Exercitar o trabalho em equipe, respeitando as diferentes habilidades e características de cada membro do grupo.
- Desenvolver habilidades de comunicação, tanto oral como escrita.
Descrição do Projeto
Os alunos serão divididos em grupos de 3 a 5 estudantes e terão a tarefa de criar uma apresentação multimídia sobre a economia colonial portuguesa no Brasil. Cada grupo deve selecionar um dos três grandes ciclos econômicos do período colonial (Ciclo do Pau-brasil, Ciclo do Açúcar, Ciclo do Ouro) e apresentar uma análise detalhada sobre suas características, impactos e legados.
Cada apresentação deve incluir:
- Um breve histórico da economia colonial selecionada, apresentando seu contexto histórico, como e por que foi implementada e como evoluiu ao longo do tempo.
- Uma análise das relações comerciais estabelecidas no ciclo econômico, incluindo os principais atores envolvidos, como Portugal, a Coroa Espanhola, os nativos e os escravizados africanos.
- Uma discussão sobre os impactos sociais, políticos e econômicos do ciclo econômico escolhido, tanto na época quanto nos dias atuais.
- Uma reflexão sobre o legado dessa economia na formação da identidade brasileira.
Materiais Necessários
- Livros e fontes de pesquisa de História (disponibilizados na biblioteca da escola, mencionados na Introdução do projeto, ou outros encontrados durante a pesquisa)
- Computador com acesso à internet para pesquisa e elaboração da apresentação.
- Software para criação de apresentação multimídia, como Microsoft PowerPoint, Google Slides ou Prezi.
Passo a Passo
- Formação dos grupos de trabalho.
- Escolha do ciclo econômico a ser estudado pelo grupo (Pau-brasil, Açúcar, ou Ouro).
- Realização de pesquisa bibliográfica e online para coletar informações sobre o ciclo econômico escolhido.
- Discussão interna no grupo sobre as informações coletadas e a melhor maneira de organizá-las na apresentação.
- Elaboração da apresentação multimídia, garantindo que todos os tópicos requeridos sejam abordados.
- Revisão e ajuste da apresentação, garantindo que está clara, coerente, e bem estruturada.
- Apresentação do projeto para a turma e entrega do relatório escrito.
Entregas do Projeto
Os grupos entregarão um relatório escrito no formato exigido (Introdução, Desenvolvimento, Conclusões e Bibliografia), além de apresentarem suas descobertas e análises para a classe em uma apresentação multimídia.
O relatório escrito deve ser conciso, claro e bem estruturado, seguindo as orientações dadas:
- Introdução: A introdução deve contextualizar o tema, sua relevância e aplicação no mundo real, assim como o objetivo deste projeto.
- Desenvolvimento: O grupo deve explicitar a teoria por trás do ciclo econômico escolhido, explicar a atividade em detalhes, indicar a metodologia utilizada e, por fim, apresentar e discutir os resultados obtidos.
- Conclusão: O grupo deve concluir o trabalho retomando seus pontos principais, explicitando os aprendizados obtidos e as conclusões retiradas sobre o projeto.
- Bibliografia: O grupo deve indicar as fontes em que se basearam para trabalhar no projeto, como livros, páginas da web, vídeos, etc.
Lembre-se: o trabalho em equipe é fundamental. Portanto, todos os membros devem contribuir para a atividade e a apresentação.