Entrar

Projeto: Criando um Documentário das Treze Colônias

História

Original Teachy

'EM13CHS203'

Treze Colônias: Revisão

Contextualização

As Treze Colônias refere-se ao conjunto de territórios na América do Norte que foram colonizados pela Inglaterra, durante o século XVII. Foram elas que, posteriormente, se uniram e formaram os Estados Unidos. Portanto, para entender a formação do país mais poderoso do mundo é fundamental conhecer essa parte da história.

Os estudantes irão explorar como essas colônias foram fundadas, quais dificuldades encontraram, as semelhanças e diferenças culturais, políticas e econômicas entre eles e como esses fatores contribuíram para a independência e a formação dos Estados Unidos.

Este projeto irá permitir aos alunos a oportunidade de aprender sobre a história dessas colônias, a razão de suas fundações, a relação entre elas e com a metrópole, as particularidades de cada uma e como cada colônia contribuiu para a construção do que hoje conhecemos como os Estados Unidos da América.

Introdução

Iniciaremos nosso estudo entendendo o contexto que levou à colonização desses territórios pela Inglaterra. Analisaremos o papel do sistema mercantilista, a concorrência entre as nações europeias por territórios no Novo Mundo e como isso impactou as políticas de colonização.

Em seguida, nos aprofundaremos na cultura, sociedade e economia de cada uma das Treze Colônias. Avaliaremos os modelos de exploração econômica, os conflitos e alianças com os nativos americanos, a escravidão, as práticas religiosas, o sistema político e os costumes diários.

Finalmente, exploraremos o processo de unificação das colônias, os conflitos com a Inglaterra e a Guerra de Independência. Conheceremos os principais personagens, a Declaração da Independência e a formação do conjunto de leis que nortearam a nova nação.

Para se aprofundar no tema, sugiro que consultem o livro "The Creation of the American Republic, 1776-1787", de Gordon S. Wood, o documentário "America: The Story of Us" (disponível no YouTube) e o site "History.com".

Atividade Prática

Título da Atividade: "Criando um Documentário das Treze Colônias"

Objetivo do projeto

Este projeto tem como objetivo imergir os alunos na experiência histórica de formação das Treze Colônias, o que possibilita um entendimento mais aprofundado dos processos históricos. Além disso, o trabalho em equipe e a organização serão essenciais para a conclusão bem-sucedida do projeto.

Descrição detalhada do projeto

Em grupos de 3 a 5, os alunos serão responsáveis por criar um documentário com duração de 20 a 30 minutos sobre as Treze Colônias, destacando seu papel na formação dos Estados Unidos. O documentário deve incluir informações sobre a fundação de cada colônia, sua cultura, economia, as relações com nativos americanos, o papel da escravidão e os conflitos que levaram à Guerra de Independência.

Materiais necessários

  • Equipamento para gravação de vídeo (celulares podem ser utilizados)
  • Acesso à internet para pesquisas
  • Software de edição de vídeo
  • Materiais para confecção de cenários, figurinos e outros recursos visuais

Passo a passo detalhado para a realização da atividade

  1. Pesquisa e Roteiro: Cada grupo deve pesquisar profundamente sobre as Treze Colônias, dividindo os tópicos entre os membros para garantir que todos os aspectos sejam abordados. Em seguida, os alunos devem colaborar para escrever um roteiro do documentário, decidindo como a informação será apresentada e quais recursos visuais serão necessários.

  2. Pré-produção: Nesta etapa, os alunos devem preparar tudo o que será necessário para as filmagens. Isso inclui a criação de cenários, a preparação de figurinos e a organização de equipamentos de filmagem.

  3. Filmagens: Os alunos filmam o documentário seguindo o roteiro criado na primeira etapa. É importante garantir que todas as informações importantes sejam incluídas e que o documentário seja claro e compreensível.

  4. Pós-produção: Os alunos devem editar o documentário, adicionando efeitos visuais se necessário e garantindo que a narração esteja clara e audível.

  5. Apresentação e Documento Escrito: Os grupos apresentarão seus documentários para a turma e entregarão um documento detalhado contendo a introdução (contextualização e relevância do projeto), o desenvolvimento (metodologia, detalhes da atividade e resultados), a conclusão (aprendizados e conclusões finais sobre o projeto) e a bibliografia utilizada.

Os alunos devem garantir que o documento escrito complementa o documentário, preenchendo quaisquer lacunas que possam ter ocorrido durante a produção. Portanto, detalhe cada etapa do processo, discuta os desafios enfrentados e como foram superados, e explique o que cada elemento do documentário representa na história das Treze Colônias.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Precisa de materiais para apresentar o tema do projeto em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais prontos sobre esse tema! Jogos, slides, atividades, vídeos, planos de aula e muito mais...

Quem viu esse projeto também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

2025 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies