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Projeto: O Absolutismo em Jogo

História

Original Teachy

'EM13CHS101'

Absolutismo: Revisão

Contextualização

O absolutismo é um regime político que teve seu ápice entre os séculos XVI e XVIII na Europa, e é fundamental para o estudo da História. Nesse sistema, o monarca concentrava todos os poderes em suas mãos, sem a existência de um parlamento forte o suficiente para limitar suas ações. Assim, podemos entender o absolutismo como um regime baseado na centralização política, com forte intervenção estatal nos âmbitos econômicos e sociais.

Introdução

O estudo desse período é essencial para compreendermos a formação dos Estados Nacionais modernos, bem como as estruturas políticas que deram origem ao mundo como conhecemos hoje. O absolutismo desempenhou um papel crucial ao possibilitar um forte poder central que rompeu com a fragmentação medieval, estabelecendo as bases para a Revolução Industrial e as revoluções políticas que se seguiram.

A Europa durante o absolutismo foi palco de conflitos de poder, de lutas pela consolidação de territórios e de desafios econômicos, temas que ainda são relevantes nos debates políticos e econômicos contemporâneos. Analisar e compreender esse contexto histórico nos ajuda a entender os desafios e conflitos atuais, bem como a origem de muitos sistemas políticos e econômicos vigentes.

Com base em diferentes fontes de pesquisa, como livros, artigos e documentários, este projeto irá mergulhar na complexidade dos reinos absolutistas, explorando o desenvolvimento, a política, a economia e a cultura desse período.

Atividade Prática: O Absolutismo em Jogo

Objetivo do Projeto

Desenvolver um jogo de tabuleiro baseado na era do Absolutismo, onde os grupos deverão aplicar seus conhecimentos sobre o tema para criar as regras, os desafios e as metas do jogo.

Descrição Detalhada do Projeto

Esse projeto integrará a História com a Arte, pois além da pesquisa e do conteúdo histórico, os alunos também serão responsáveis pela criação do design do tabuleiro, das peças e dos cartões de desafio do jogo.

O jogo deve representar a dinâmica política, social e econômica do Absolutismo, envolvendo conceitos e eventos chave, como o Mercantilismo, a Consolidação dos Estados Nacionais, a Revolução Gloriosa, o Despotismo Esclarecido, entre outros. O objetivo do jogo e como se atinge a vitória deve refletir algum aspecto fundamental do Absolutismo.

Os grupos devem criar um manual de instruções claro e preciso, explicando as regras, o objetivo e o funcionamento do jogo.

O tamanho do grupo deverá ser de 3 a 5 alunos e o projeto terá a duração de aproximadamente quatro semanas.

Materiais Necessários

  • Materiais para a confecção do tabuleiro e das peças (papelão, papel colorido, tesoura, cola, etc.)
  • Computador com acesso à internet para as pesquisas.
  • Livros didáticos e outros materiais de referência.

Passo a Passo Detalhado

  1. Pesquisa e Planejamento: A primeira semana deve ser dedicada à pesquisa sobre o Absolutismo. O grupo deve definir que aspectos do Absolutismo serão a base para o jogo e como eles serão representados.

  2. Desenho do Jogo: Na segunda semana, o grupo deve desenhar o tabuleiro, as peças e qualquer outro elemento visual do jogo baseado no que foi planejado.

  3. Construção: Na terceira semana, o grupo deve construir fisicamente o jogo, utilizando os materiais disponíveis.

  4. Criação das Regras: Durante todo o processo, os grupos devem definir as regras do jogo; quem será o personagem de cada jogador, como se movem pelo tabuleiro, que ações podem tomar, como podem ganhar ou perder.

  5. Teste e Ajustes: Na última semana, os grupos devem testar o jogo entre si, fazendo os ajustes necessários nas regras ou no design para que o jogo seja divertido e, ao mesmo tempo, didático.

  6. Apresentação: No final, cada grupo deve apresentar seu jogo para a turma, explicando as regras, a ideia por trás do jogo e o que aprenderam com o projeto.

  7. Redação do Relatório: Em paralelo à execução do projeto, o grupo deve redigir o relatório, onde estarão detalhados os processos de pesquisa, criação e desenvolvimento do jogo e as conclusões obtidas.

Entregas do Projeto

Os grupos devem entregar:

  1. O jogo de tabuleiro criado, incluindo todas as peças e o manual de instruções.
  2. O relatório escrito, que deve conter:
    • Introdução: Contextualização do tema do Absolutismo, objetivos do projeto e importância do tema.
    • Desenvolvimento: Descrição detalhada do processo de pesquisa, planejamento, desenho, construção e teste do jogo. Esta parte do relatório deve também apresentar uma discussão sobre os conceitos do Absolutismo que foram retratados no jogo e como eles foram inseridos no contexto do jogo.
    • Conclusão: Retomada dos pontos principais, explicitação dos aprendizados obtidos e as conclusões retiradas sobre o projeto.
    • Bibliografia: Indicar as fontes em que se basearam para trabalhar no projeto.

A redação do relatório deve ser uma atividade colaborativa, onde todos os membros do grupo contribuem para a elaboração do documento. O relatório deverá ser apresentado em formato de documento e entregue junto com o jogo.

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