Contextualização
O período entre 1930 e 1945 na História do Brasil é marcado por eventos e mudanças significativas na sociedade e na política, com destaque para o Governo Vargas. Getúlio Vargas, personagem central desta época, surge como figura política predominante ao liderar a Revolução de 1930 e tornar-se o chefe do Governo Provisório, marcando o fim da República Velha e inaugurando uma nova era na política brasileira.
Getúlio Vargas dividiu seu governo em três fases distintas: o Governo Provisório (1930-1934), o Governo Constitucional (1934-1937) e o Estado Novo (1937-1945). Cada uma dessas fases tem suas particularidades, expressando a complexidade e a versatilidade do governo Vargas e da política naquela época. Durante este período, ocorreram mudanças significativas na constituição, na economia, na legislação do trabalho e na intervenção do Estado na sociedade. A análise desses eventos e transformações oferece uma oportunidade para refletir sobre importantes conceitos políticos, sociais e culturais que têm relevância até hoje.
O Governo Vargas é um exemplo de autoritarismo, paternalismo e populismo na política, e apresenta diversas formas de exercício da violência. Compreender esses elementos e os contextos em que surgiram é essencial para entender o funcionamento da sociedade brasileira e latino-americana, tanto em períodos ditatoriais como democráticos. Além disso, o estudo desses conceitos e eventos contribui para a promoção da autonomia, da liberdade e da cidadania, bem como para o entendimento e a defesa dos direitos humanos na sociedade contemporânea.
Os alunos podem encontrar mais informações para um entendimento mais profundo sobre o tema nos seguintes recursos:
- Livro: "Getúlio Vargas: O poder e o sorriso" de Lira Neto - uma biografia detalhada de Getúlio Vargas que abrange toda a sua carreira política.
- Documentário: "Getúlio Vargas" produzido pela TV Brasil - oferece uma visão geral do governo Vargas com imagens e depoimentos da época.
- Site: Brasil Escola - oferece uma série de artigos sobre o Governo Vargas, abordando diferentes aspectos e eventos deste período.
- Site: História do Mundo - possui uma seção dedicada ao período Vargas com várias subseções que cobrem eventos específicos e proporcionam uma visão abrangente do tema.
Atividade Prática
Título da Atividade: "O Imaginário e a Realidade do Governo Vargas: Recriando a História Através do Teatro e Ensaios"
Objetivo do Projeto
A atividade proposta tem como objetivo principal desenvolver a compreensão crítica dos alunos acerca do Governo Vargas (1930 - 1945), suas nuances e impactos em múltiplos aspectos da sociedade brasileira, estimulando a cooperação, a pesquisa e a análise crítica.
Descrição Detalhada do Projeto
Os alunos serão divididos em grupos de 3 a 5 pessoas e cada grupo será responsável por duas tarefas principais: a primeira é criar e encenar uma peça de teatro que represente uma visão do Governo Vargas e a segunda é redigir um ensaio crítico sobre um aspecto específico deste período histórico. Essa atividade integrará o estudo da História com aspectos de Literatura e Artes, promovendo uma abordagem interdisciplinar.
Materiais Necessários
- Livros, artigos e fontes online para pesquisa
- Materiais para a elaboração do cenário e dos figurinos (a critério dos grupos, uso opcional para a peça de teatro)
Passo a Passo Detalhado
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Pesquisa e Planejamento: Os grupos deverão começar realizando uma pesquisa aprofundada, utilizando os materiais sugeridos e outras fontes adicionais, sobre o Governo Vargas. Durante essa pesquisa, os alunos devem identificar aspectos importantes como a relação entre paternalismo, autoritarismo e populismo, formas de violência presentes neste período, e as mudanças socioeconômicas e políticas que ocorreram.
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Elaboração do Roteiro e do Ensaio Crítico: Cada grupo deve então escrever o roteiro para a peça de teatro, focando em um evento ou tema significativo deste período. Ao mesmo tempo, cada grupo deverá selecionar um tópico para o ensaio crítico, que deverá complementar a peça de teatro. O ensaio deverá ser bem fundamentado e reflexivo, demonstrando a compreensão aprofundada do tema escolhido.
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Produção e Ensaio da Peça: Com o roteiro pronto, os grupos irão produzir e ensaiar a peça. Dependendo das restrições, essa peça pode ser encenada na escola ou gravada e apresentada em vídeo.
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Apresentação e Discussão: Após a conclusão da peça e do ensaio crítico, cada grupo deve apresentar ambos para a turma. Depois da apresentação, é interessante promover um debate e troca de ideias entre os grupos.
Ao final do projeto, os alunos devem submeter, em formato de relatório, os detalhes dos processos de criação, a peça de teatro (ou a gravação) e o ensaio crítico, que devem ser estruturados da seguinte maneira:
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Introdução: Devem explicar o contexto histórico do Governo Vargas e a relevância dos temas escolhidos para o projeto. Devem também descrever o objetivo do projeto e sua motivação.
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Desenvolvimento: Devem detalhar o processo criativo e de pesquisa, a metodologia usada para a criação da peça e a redação do ensaio, e discutir os desafios e soluções encontradas pelo grupo. Também devem incluir nessa seção o roteiro da peça e o texto do ensaio crítico.
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Conclusão: Devem revisitar os pontos principais do trabalho e expor os aprendizados adquiridos durante o processo. Devem indicar também as conclusões e reflexões acerca do projeto e do período estudado.
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Bibliografia: Devem listar todas as fontes que foram utilizadas para a pesquisa e a fundamentação da peça e do ensaio.