Contextualização
A Primeira Guerra Mundial foi um marco na história, um evento global que alterou a geografia política do mundo e desencadeou uma série de mudanças tecnológicas, políticas e sociais.
O conflito começou em 1914 e se estendeu até 1918, envolvendo a maioria das nações do mundo, incluindo todas as grandes potências, organizadas em duas alianças militares opostas: os Aliados e as Potências Centrais. A guerra foi marcada por sua extrema brutalidade e pelas altas vítimas fatais, tornando-se um dos conflitos mais letais da história.
A Primeira Guerra Mundial foi fundamentalmente causada por tensões geopolíticas, conflitos econômicos e raciais. A guerra também foi marcada pelo uso de novas tecnologias e estratégias militares, como trincheiras e guerra submarina.
Importância da Primeira Guerra Mundial
A Primeira Guerra Mundial foi um evento cataclísmico que moldou o século XX e além. Ela alterou o equilíbrio de poder no mundo, levou ao declínio do imperialismo e à ascensão do nacionalismo. Este conflito global também marcou o início de mudanças radicais em ideologias política, tecnologia militar e a forma como a guerra é conduzida.
A guerra também afetou profundamente a sociedade e a cultura, levando a mudanças radicais na arte, na literatura e na filosofia. Além disso, a guerra expôs desigualdades na sociedade e abriu caminho para muitos movimentos sociais, incluindo o movimento pelos direitos das mulheres e os movimentos trabalhistas.
Os alunos são convidados a explorar os diversos aspectos da Primeira Guerra Mundial e compreender seu significado no contexto histórico. Para isso, recomenda-se a utilização dos seguintes recursos:
-
O livro "A Primeira Guerra Mundial: uma breve história" por Marc Ferro, que fornece uma visão concisa e abrangente do conflito.
-
A série de documentários "The Great War", disponível no Youtube, que dedicou um episódio a cada semana da guerra, fornecendo uma visão detalhada dos eventos.
-
O site da BBC sobre a Primeira Guerra Mundial (www.bbc.co.uk/history/worldwars/wwone/), que oferece uma riqueza de artigos, imagens e vídeos sobre o conflito.
-
O livro "Nada de Novo no Front", de Erich Maria Remarque, que é uma obra-prima da literatura de guerra e fornece uma visão da vida dos soldados na frente de batalha.
Atividade Prática
Título: Reconstruindo a Primeira Guerra Mundial
Objetivo do Projeto
Este projeto tem por objetivo aprofundar o entendimento sobre a Primeira Guerra Mundial, proporcionando um panorama abrangente de seus principais eventos, figuras, tecnologias e contextos geopolíticos. O trabalho será feito em grupos de 3 a 5 alunos e deverá ser desenvolvido ao longo de quatro semanas.
Descrição detalhada do Projeto
O projeto envolve a criação de um documentário interativo digital, aliando componentes de história, geografia, arte e tecnologia.
Etapa 1: Pesquisa e Divisão de Tópicos
Os grupos deverão dividir entre si os seguintes tópicos:
- Causas da Guerra
- Tecnologia Militar
- Retrato da Vida nas Trincheiras
- Figuras notáveis da Guerra
- Consequências e Impacto Global
Cada aluno é responsável por um subtema, e juntos, irão explorar a conectividade dos seus respectivos tópicos.
Etapa 2: Construção do Material
Cada grupo deve coletar e sintetizar informações sobre os tópicos designados, utilizando uma variedade de fontes, como: livros de história, documentários, fotografias de época, cartas e jornais.
Etapa 3: Criação do Documentário Interativo
Utilizando ferramentas digitais como Adobe Spark ou Canva, os grupos irão, então, construir um documentário interativo. O documentário, além de narrativo, deve ter elementos interativos, como imagens e vídeos.
Etapa 4: Apresentação e Debate
Os grupos farão uma apresentação de 15 minutos do seu documentário para a classe. Após cada apresentação, a classe irá se engajar em um debate de 10 minutos sobre o conteúdo apresentado.
Etapa 5: Escrita do Relatório
Após a apresentação, cada grupo deve produzir um relatório detalhado do projeto, seguindo a estrutura: Introdução, Desenvolvimento, Conclusões e Bibliografia utilizada.
Materiais Necessários
- Livros sobre a Primeira Guerra Mundial
- Acesso à Internet para pesquisa
- Ferramentas de criação de vídeo como Adobe Spark ou Canva
Passo a Passo
- Formação de grupos e divisão dos temas a serem pesquisados.
- Pesquisa extensa e coleta de informações e materiais visuais sobre os tópicos designados.
- Criação do roteiro e storyboards para o documentário interativo.
- Produção do documentário utilizando a ferramenta escolhida.
- Apresentação do documentário para a classe e participação no debate.
- Redação do relatório sobre o projeto, elaborando sobre a introdução, desenvolvimento, conclusões e bibliografia utilizada.
Entregas do Projeto
Ao fim do projeto, cada grupo deve entregar o Documentário Interativo e o Relatório Escrito. O documentário deve ser uma representação visual e narrativa dos tópicos pesquisados, explorando as interconexões entre eles.
O relatório escrito deve detalhar a metodologia utilizada para a pesquisa e a criação do documentário, incluindo os desafios encontrados e como foram superados. O relatório deve seguir os seguintes tópicos:
- Introdução: Contextualização do tema, sua relevância e o objetivo do projeto.
- Desenvolvimento: Explicitação da teoria por trás do tema central do projeto, explicação da atividade em detalhes, indicação da metodologia utilizada e apresentação e discussão dos resultados obtidos.
- Conclusão: Retomada dos pontos principais, explicitação dos aprendizados obtidos e conclusões retiradas sobre o projeto.
- Bibliografia: Indicação das fontes usadas para o projeto, como livros, sites, vídeos, etc.
Ao final deste projeto, os alunos terão aprimorado suas habilidades em pesquisa histórica, análise crítica, trabalho em equipe, habilidades digitais e comunicação.