Contextualização
O governo de Juscelino Kubitschek, também conhecido como "50 anos em 5", marcou um importante período na história brasileira, entre 1956 e 1961. Sua gestão foi marcada pela modernização e desenvolvimento industrial do país, com os princípios de expansão e crescimento econômico, com a construção de grandes obras e infraestruturas.
Introdução
O governo de Juscelino Kubitschek, ou JK, como ele é popularmente conhecido, foi uma época de mudanças significativas no Brasil. O seu ambicioso plano de desenvolvimento econômico e modernização, popularmente conhecido como '50 anos em 5', visava acelerar a industrialização do Brasil e redefinir o seu lugar no mundo. Apesar de controverso, o seu governo representa um período importante na história brasileira que moldou a nação como a conhecemos hoje.
O plano '50 anos em 5' representou uma vista ousada para o futuro. Sua intenção era mover o Brasil de uma economia agrícola para uma nação industrializada, moderna e competitiva em apenas cinco anos. Propunha o aumento da infraestrutura do país, com a construção de estradas, aeroportos e a nova capital, Brasília. Este plano audacioso levou à construção de muitas infraestruturas importantes e marcou o início do Brasil como uma potência industrial na América Latina.
Contextualização
A era de JK causou um impacto significativo no desenvolvimento do Brasil. As mudanças significativas que ocorreram durante o seu governo podem ser vistas ainda hoje, nas várias estruturas e infraestruturas que foram construídas durante o seu mandato. A nova capital, Brasília, é um exemplo claro do legado de JK. A cidade planejada foi projetada para ser um símbolo de progresso e modernidade, visão comum durante a administração de JK.
O governo de JK tem uma importância histórica que vai além das fronteiras brasileiras. Como líder de uma nação em desenvolvimento, ele enfrentou muitos desafios, mas também representou uma visão otimista e progressista para o futuro. Seu governo contrasta e compara com outros modelos de governo de sua época, oferecendo uma janela única para uma época de mudança rápida e transformação.
Atividade Prática: "Recriando a Era JK: 50 Anos em 5"
Objetivo do Projeto
O objetivo do projeto é dar a você a oportunidade de mergulhar no período histórico do governo de Juscelino Kubitschek a fim de compreender os impactos significativos de seu governo para o desenvolvimento do Brasil. Este projeto de pesquisa em grupo irá envolver a criação de uma apresentação multimídia ou uma curta peça teatral sobre a era JK, proporcionando uma análise crítica de seu governo e suas realizações.
Descrição Detalhada do Projeto
Vocês trabalharão em grupos de 3 a 5 membros e serão encarregados de recriar a era do governo de JK em uma apresentação multimídia ou peça teatral, utilizando o conhecimento que adquiriram sobre a sua administração, seus desafios, seus sucessos e suas consequências para o Brasil atual.
Será necessário realizar uma pesquisa aprofundada utilizando uma variedade de fontes para obter uma compreensão abrangente do governo de JK, incluindo suas políticas econômicas e programas de infraestrutura, sua influência na cultura brasileira e as críticas feitas a seu governo.
Materiais Necessários
- Acesso à internet para pesquisa
- Software de apresentação multimídia OU materiais para a produção de uma peça teatral
- Ferramentas de gravação e edição de vídeo, se necessário.
Passo a Passo Detalhado
-
Formação de Grupos e Planejamento: Forme grupos de 3 a 5 alunos. Juntos, discutam o formato de sua apresentação. Pode ser uma apresentação de slides ou uma peça teatral. Planejem como distribuirão as tarefas entre os membros do grupo.
-
Pesquisa: Realizem uma pesquisa detalhada sobre o governo de JK. Procurem fontes diversas e confiáveis, incluindo livros, documentários, sites de história e jornais da época. Foquem nas principais realizações do governo de JK, nas críticas recebidas, nos impactos na sociedade e na economia, e na influência de seu governo na cultura brasileira.
-
Criação do Roteiro: Com base na pesquisa, criem um roteiro para a apresentação ou peça teatral. Certifiquem-se de que todas as informações sejam apresentadas de forma clara e ordenada.
-
Produção do Projeto: Produzam a apresentação ou peça teatral. Sejam criativos. Lembrem-se de que o objetivo é engajar a audiência e transmitir as informações de maneira clara e interessante.
-
Ensaio e Gravação: Ensaie a apresentação ou peça teatral várias vezes antes de apresentar ou gravar. Lembrem-se de que a clareza e a articulação são fundamentais para uma boa apresentação.
-
Revisão e Finalização do Projeto: Revisem o projeto e façam quaisquer melhorias necessárias. Gravem a apresentação final, se necessário.
-
Elaboração do Relatório: Paralelamente à produção do projeto, cada grupo deve redigir um relatório onde detalham a pesquisa realizada, a metodologia utilizada, as fontes consultadas, as dificuldades encontradas, os aprendizados e as conclusões retiradas sobre o projeto.
-
Apresentação do Projeto: Apresentem a apresentação final para a classe e entreguem o relatório.
Entregas do Projeto
-
Apresentação Multimídia ou Peça Teatral: A entrega principal é a apresentação ou a peça teatral que vocês criaram. Ela deve ser informativa, envolvente e refletir a pesquisa que vocês realizaram.
-
Relatório Escrito: O relatório deve ser dividido em quatro partes principais: Introdução, Desenvolvimento, Conclusões e Bibliografia utilizada.
- Introdução: Deve contextualizar o tema, sua relevância e aplicação no mundo real bem como o objetivo deste projeto.
- Desenvolvimento: Deve explicitar a teoria por trás do(s) tema(s) central(is) do projeto, explicar a atividade em detalhes, indicar a metodologia utilizada e por fim apresentar e discutir resultados obtidos.
- Conclusão: Deve concluir o trabalho retomando seus pontos principais, explicitando os aprendizados obtidos e as conclusões retiradas sobre o projeto.
- Bibliografia: Deve indicar as fontes em que se basearam para trabalhar no projeto como livros, páginas da web, vídeos, etc.
Os projetos serão avaliados baseando-se na completude da pesquisa, na qualidade da apresentação ou peça teatral, no relatório escrito e na capacidade do grupo de trabalhar juntos para produzir um resultado de alta qualidade.