Entrar

Projeto: Recriando a Era JK: 50 Anos em 5

História

Original Teachy

'EM13CHS102'

Quarta República: Governo de Juscelino Kubitschek: Revisão

Contextualização

O governo de Juscelino Kubitschek, também conhecido como "50 anos em 5", marcou um importante período na história brasileira, entre 1956 e 1961. Sua gestão foi marcada pela modernização e desenvolvimento industrial do país, com os princípios de expansão e crescimento econômico, com a construção de grandes obras e infraestruturas.

Introdução

O governo de Juscelino Kubitschek, ou JK, como ele é popularmente conhecido, foi uma época de mudanças significativas no Brasil. O seu ambicioso plano de desenvolvimento econômico e modernização, popularmente conhecido como '50 anos em 5', visava acelerar a industrialização do Brasil e redefinir o seu lugar no mundo. Apesar de controverso, o seu governo representa um período importante na história brasileira que moldou a nação como a conhecemos hoje.

O plano '50 anos em 5' representou uma vista ousada para o futuro. Sua intenção era mover o Brasil de uma economia agrícola para uma nação industrializada, moderna e competitiva em apenas cinco anos. Propunha o aumento da infraestrutura do país, com a construção de estradas, aeroportos e a nova capital, Brasília. Este plano audacioso levou à construção de muitas infraestruturas importantes e marcou o início do Brasil como uma potência industrial na América Latina.

Contextualização

A era de JK causou um impacto significativo no desenvolvimento do Brasil. As mudanças significativas que ocorreram durante o seu governo podem ser vistas ainda hoje, nas várias estruturas e infraestruturas que foram construídas durante o seu mandato. A nova capital, Brasília, é um exemplo claro do legado de JK. A cidade planejada foi projetada para ser um símbolo de progresso e modernidade, visão comum durante a administração de JK.

O governo de JK tem uma importância histórica que vai além das fronteiras brasileiras. Como líder de uma nação em desenvolvimento, ele enfrentou muitos desafios, mas também representou uma visão otimista e progressista para o futuro. Seu governo contrasta e compara com outros modelos de governo de sua época, oferecendo uma janela única para uma época de mudança rápida e transformação.

Atividade Prática: "Recriando a Era JK: 50 Anos em 5"

Objetivo do Projeto

O objetivo do projeto é dar a você a oportunidade de mergulhar no período histórico do governo de Juscelino Kubitschek a fim de compreender os impactos significativos de seu governo para o desenvolvimento do Brasil. Este projeto de pesquisa em grupo irá envolver a criação de uma apresentação multimídia ou uma curta peça teatral sobre a era JK, proporcionando uma análise crítica de seu governo e suas realizações.

Descrição Detalhada do Projeto

Vocês trabalharão em grupos de 3 a 5 membros e serão encarregados de recriar a era do governo de JK em uma apresentação multimídia ou peça teatral, utilizando o conhecimento que adquiriram sobre a sua administração, seus desafios, seus sucessos e suas consequências para o Brasil atual.

Será necessário realizar uma pesquisa aprofundada utilizando uma variedade de fontes para obter uma compreensão abrangente do governo de JK, incluindo suas políticas econômicas e programas de infraestrutura, sua influência na cultura brasileira e as críticas feitas a seu governo.

Materiais Necessários

  • Acesso à internet para pesquisa
  • Software de apresentação multimídia OU materiais para a produção de uma peça teatral
  • Ferramentas de gravação e edição de vídeo, se necessário.

Passo a Passo Detalhado

  1. Formação de Grupos e Planejamento: Forme grupos de 3 a 5 alunos. Juntos, discutam o formato de sua apresentação. Pode ser uma apresentação de slides ou uma peça teatral. Planejem como distribuirão as tarefas entre os membros do grupo.

  2. Pesquisa: Realizem uma pesquisa detalhada sobre o governo de JK. Procurem fontes diversas e confiáveis, incluindo livros, documentários, sites de história e jornais da época. Foquem nas principais realizações do governo de JK, nas críticas recebidas, nos impactos na sociedade e na economia, e na influência de seu governo na cultura brasileira.

  3. Criação do Roteiro: Com base na pesquisa, criem um roteiro para a apresentação ou peça teatral. Certifiquem-se de que todas as informações sejam apresentadas de forma clara e ordenada.

  4. Produção do Projeto: Produzam a apresentação ou peça teatral. Sejam criativos. Lembrem-se de que o objetivo é engajar a audiência e transmitir as informações de maneira clara e interessante.

  5. Ensaio e Gravação: Ensaie a apresentação ou peça teatral várias vezes antes de apresentar ou gravar. Lembrem-se de que a clareza e a articulação são fundamentais para uma boa apresentação.

  6. Revisão e Finalização do Projeto: Revisem o projeto e façam quaisquer melhorias necessárias. Gravem a apresentação final, se necessário.

  7. Elaboração do Relatório: Paralelamente à produção do projeto, cada grupo deve redigir um relatório onde detalham a pesquisa realizada, a metodologia utilizada, as fontes consultadas, as dificuldades encontradas, os aprendizados e as conclusões retiradas sobre o projeto.

  8. Apresentação do Projeto: Apresentem a apresentação final para a classe e entreguem o relatório.

Entregas do Projeto

  1. Apresentação Multimídia ou Peça Teatral: A entrega principal é a apresentação ou a peça teatral que vocês criaram. Ela deve ser informativa, envolvente e refletir a pesquisa que vocês realizaram.

  2. Relatório Escrito: O relatório deve ser dividido em quatro partes principais: Introdução, Desenvolvimento, Conclusões e Bibliografia utilizada.

  • Introdução: Deve contextualizar o tema, sua relevância e aplicação no mundo real bem como o objetivo deste projeto.
  • Desenvolvimento: Deve explicitar a teoria por trás do(s) tema(s) central(is) do projeto, explicar a atividade em detalhes, indicar a metodologia utilizada e por fim apresentar e discutir resultados obtidos.
  • Conclusão: Deve concluir o trabalho retomando seus pontos principais, explicitando os aprendizados obtidos e as conclusões retiradas sobre o projeto.
  • Bibliografia: Deve indicar as fontes em que se basearam para trabalhar no projeto como livros, páginas da web, vídeos, etc.

Os projetos serão avaliados baseando-se na completude da pesquisa, na qualidade da apresentação ou peça teatral, no relatório escrito e na capacidade do grupo de trabalhar juntos para produzir um resultado de alta qualidade.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Precisa de materiais para apresentar o tema do projeto em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais prontos sobre esse tema! Jogos, slides, atividades, vídeos, planos de aula e muito mais...

Quem viu esse projeto também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies