Contextualização
O período do governo JK (1956-1961) é fundamental para a compreensão dos rumos do Brasil na segunda metade do século XX. Durante esses anos, houve um intenso processo de industrialização, urbanização e desenvolvimento econômico, guiados pelo Plano de Metas, ideia central da política estratégica de desenvolvimento de seu governo. No entanto, esse período foi marcado por paradoxos, pois ao mesmo tempo em que houve crescimento e modernização, aprofundaram-se as desigualdades e desequilíbrios regionais.
Juscelino Kubitschek de Oliveira (1902-1976), conhecido como JK, assumiu a presidência em 1956 com um plano ambicioso: colocar o Brasil na direção de um desenvolvimento industrial acelerado. Para isso, lançou o Plano de Metas, cujo slogan ficou conhecido como "50 anos em 5". Esse plano baseou-se em cinco setores-chave: energia, transportes, alimentação, indústria de base e educação.
Importância
A importância do estudo do governo JK se dá em diversos aspectos. Primeiramente, permite entender o processo de modernização pelo qual o Brasil passou, que teve como corolário uma imagem de país do futuro, de grande potencial. Além disso, compreender esse período é crucial para entender a gênese de muitos desafios contemporâneos, como as questões de desigualdade social e regional, bem como os dilemas entre desenvolvimento e sustentabilidade.
O governo JK também representa um momento de participação democrática e liberdade de expressão, na medida em que houve pouco controle sobre a imprensa e os partidos políticos desempenharam um papel ativo. Este foi também um momento de grande efervescência cultural, com o surgimento da Bossa Nova e o auge do Modernismo.
Atividade Prática - "Recriando o Plano de Metas de JK"
Objetivo:
A atividade tem como objetivo permitir aos alunos uma compreensão mais profunda do Plano de Metas estabelecido por JK durante seu governo. O principal foco é a análise crítica dos objetivos, execução e resultados desse plano, bem como das consequências sociais e econômicas resultantes.
Descrição do Projeto:
Os alunos serão divididos em grupos de 3 a 5 participantes e cada grupo será responsável por representar um dos setores contemplados no Plano de Metas: energia, transportes, alimentação, indústria de base e educação.
Os grupos deverão investigar o Plano de Metas aplicado ao setor que lhes foi designado e, através de pesquisas, analisar o que foi planejado, o que foi executado e quais foram os resultados e consequências dessas ações. Devem também avaliar os aspectos positivos e negativos do plano para o país e para a população.
Materiais Necessários:
- Livros e materiais digitais para pesquisa.
- Computador para pesquisa e elaboração do relatório.
Passo a Passo:
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Divida os alunos em grupos.
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Atribua a cada grupo um dos setores do Plano de Metas.
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Os alunos devem pesquisar e coletar informações sobre o plano, sua execução e seus resultados.
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Depois de compilar a pesquisa, os alunos devem discutir em grupo e analisar criticamente as informações.
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Cada grupo deve então elaborar um relatório digital contendo:
- Uma introdução sobre o setor e por que foi incluído no Plano de Metas.
- Descrição e análise do plano, sua execução e seus resultados.
- Discussão sobre os impactos positivos e negativos do plano para o país e a população.
- Uma conclusão retomando os pontos principais, explicitando os aprendizados obtidos e as conclusões retiradas sobre o projeto.
- Referências bibliográficas.
A atividade deve ser realizada durante uma semana e cada aluno deve dedicar de 2 a 4 horas ao projeto.
Entregas do Projeto e Escrita do Documento:
No final do projeto, cada grupo deve entregar um relatório em formato digital, que será avaliado tanto em termos de conteúdo como de colaboração e trabalho em equipe.
Na redação do documento, cada seção deve estar claramente definida e conter as seguintes partes:
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Introdução: O grupo deve contextualizar o setor designado, sua relevância e função no Plano de Metas, bem como explicar o objetivo deste projeto.
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Desenvolvimento: Esta seção deve detalhar a pesquisa, o processo de análise e os resultados obtidos. O grupo deve explicar a teoria por trás do tema central do projeto e indicar a metodologia utilizada para coletar, processar e interpretar as informações.
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Conclusão: Esta seção deve retomar os pontos principais, explicitar os aprendizados obtidos e as conclusões retiradas sobre o projeto.
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Bibliografia: O grupo deve listar todas as fontes de informação utilizadas durante a pesquisa.
O relatório deve demonstrar o entendimento dos alunos sobre o cenário histórico, político e social do período de JK, bem como sua capacidade de análise crítica. Além disso, a realização do trabalho em grupo deve incentivar a colaboração, a comunicação eficaz, o gerenciamento de tempo, a resolução de problemas e o pensamento criativo.