Contextualização
A Revolução Russa de 1917 foi um episódio marcante na História da humanidade. Foi a primeira vez que o proletariado, a classe mais baixa da sociedade, tomou o poder e implementou um sistema socialista. Isso ocorreu em um país que era considerado atrasado para os padrões europeus de então, o que leva a uma série de questionamentos sobre como e por que isso ocorreu.
A Revolução Russa não foi apenas um evento isolado, mas o resultado de um complexo processo histórico de lutas de classe, crises econômicas, guerras e violências de todas as formas. O estudo dessa Revolução não é apenas para entender o passado da Rússia, mas também para iluminar muitos aspectos do mundo contemporâneo.
Além da questão política, a Revolução Russa trouxe mudanças profundas na cultura, na arte e na literatura, cuja repercussão é sentida até os dias atuais. Portanto, o estudo da Revolução Russa é interdisciplinar: cruza História, Política, Economia, Sociologia, Literatura, Arte e muitas outras disciplinas.
Para aprofundar seus conhecimentos sobre o tema, você pode consultar os seguintes recursos:
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Figes, Orlando. "A Tragédia da Revolução Russa". Editora Paz e Terra, 2017. Disponível em todas as boas livrarias.
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Service, Robert. "História da Rússia no Século XX". Editora Paz e Terra, 2014. Disponível em todas as boas livrarias.
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Trotsky, Leon. "História da Revolução Russa". Editora Sundermann, 2007. Disponível em todas as boas livrarias.
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Canal do YouTube "Terraço Histórico". Playlist "Revolução Russa". Disponível aqui.
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Filme "O Encouraçado Potemkin", dirigido por Sergei Eisenstein, 1925. Disponível em plataformas de streaming.
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Exposição virtual "Revolução Russa: Arte e Ação", realizada pelo Museu Virtual da Revolução Russa. Disponível aqui.
Atividade Prática
Título da atividade: "Revolução Russa: da teoria à prática"
Objetivo do Projeto:
Engajar os alunos na compreensão dos eventos e contextos que levaram à Revolução Russa e suas consequências. A atividade tem como objetivo instrumentalizar os alunos com habilidades para analisar, sintetizar e criticar eventos históricos complexos.
Descrição Detalhada do Projeto:
Os grupos deverão produzir uma peça teatral com duração de 15 a 20 minutos sobre a Revolução Russa. A peça deve focar nos principais eventos que levaram à Revolução e nas mudanças que ocorreram na Rússia após a Revolução, bem como seus impactos no cenário mundial.
A apresentação da peça pode seguir formatos variados, como um drama histórico, uma comédia satírica, uma peça moderna e inovadora, ou mesmo uma opereta musical. É importante que a peça reflita o entendimento dos alunos sobre a Revolução Russa e que ela seja, simultaneamente, informativa e envolvente.
Materiais Necessários:
- Textos e outros recursos sobre a Revolução Russa
- Roupas para figurino
- Materiais para cenário
- Equipamento para gravação de vídeo (pode ser um telefone celular)
Passo a Passo Detalhado para a Realização da Atividade:
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Os alunos devem primeiramente estudar sobre a Revolução Russa, utilizando os recursos fornecidos e outros que eles acharem pertinentes.
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Após a pesquisa, o grupo deve se reunir para discutir e planejar a peça. Aqui, eles devem decidir o formato da peça, a narrativa, os personagens, e como representar os eventos e os conceitos.
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Cada membro do grupo deve ter pelo menos um papel na peça. Os papéis podem variar desde atores a membros da equipe técnica (cenógrafo, figurinista, roteirista, diretor, etc.).
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Após o planejamento, o grupo deve escrever o roteiro da peça. O roteiro deve incluir todas as falas dos personagens e as descrições das cenas.
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Com o roteiro em mãos, os alunos podem começar os ensaios. Eles devem se familiarizar com as falas e as ações dos personagens, e praticar a peça até que todos estejam confortáveis com seus papéis.
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Quando estiverem prontos, os alunos devem gravar a peça. Eles podem usar um telefone celular para gravar e um aplicativo de edição de vídeo para editar a gravação, se necessário.
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Após a gravação, os alunos devem revisar a peça e fazer quaisquer ajustes necessários. Uma vez que estejam satisfeitos com o resultado, eles podem submeter o vídeo para avaliação.
Ao final do projeto, os alunos devem escrever um documento reportando o processo criativo e os aprendizados adquiridos durante a elaboração e execução da peça. Este documento deve refletir o entendimento dos conceitos teóricos relacionados à Revolução Russa e demonstrar a aplicação prática desses conceitos. O relatório deve ser organizado nos seguintes tópicos: Introdução, Desenvolvimento, Conclusões e Bibliografia utilizada.
Na Introdução, os alunos devem contextualizar o tema da Revolução Russa, sua relevância e aplicação no mundo real, assim como o objetivo deste projeto.
No Desenvolvimento, os alunos devem explicitar a teoria por trás da Revolução Russa, explicar a atividade em detalhes (do processo de pesquisa até a gravação da peça), indicar a metodologia utilizada e por fim apresentar e discutir os resultados obtidos.
Nas Conclusões, os alunos devem explicitar os aprendizados obtidos, retomar seus pontos principais e as conclusões retiradas sobre o projeto.
Na Bibliografia, os alunos devem indicar as fontes em que se basearam para trabalhar no projeto, seja para o estudo da Revolução Russa ou para a elaboração da peça teatral.