Entrar

Projeto: Explorando Tempos Verbais Através do Cinema

Inglês

Original Teachy

'EM13LGG403'

Verbos: Exercícios de Tempos Verbais

Contextualização

Introdução e Conceitos Teóricos Chaves

O Inglês é a língua global mais falada, é a língua dos negócios, da ciência, da tecnologia, da diplomacia e do entretenimento. Portanto, aprender inglês é essencial para se comunicar neste mundo globalizado e para ter acesso a uma infinidade de conhecimentos disponíveis em inglês.

O conhecimento de diferentes tempos verbais em inglês é crucial para decifrar e expressar uma diversidade de situações. A língua inglesa tem aproximadamente 12 tempos verbais, divididos em tempos presente, passado e futuro, cada um com quatro aspectos: simples, contínuo, perfeito e perfeito contínuo.

Cada tempo verbal tem um significado específico e é usado para expressar uma ação que aconteceu no passado, está acontecendo agora ou acontecerá no futuro, além de expressar rotinas, hábitos, fatos, entre outras situações. Assim, tempos verbais são uma ferramenta fundamental para expressar-se com precisão em inglês.

Contextualização

Na era da informação, a alfabetização digital é tão importante quanto o domínio da língua inglesa. A combinação dessas duas competências permite o acesso a uma fonte inesgotável de conhecimento e oportunidades. Na prática, isso significa acessar informações em tempo real, participar de comunidades globais, progredir no local de trabalho e fazer conexões significativas além das fronteiras geográficas.

A flexibilidade e versatilidade da língua inglesa permitem expressar uma variedade de emoções, informações e nuances. O domínio do uso adequado dos tempos verbais levará à clareza na comunicação e ao entendimento de mensagens complexas em diferentes contextos, desde acadêmicos e profissionais até sociais e cotidianos.

Atividade Prática

Título da atividade: "Explorando Tempos Verbais Através do Cinema"

Objetivo:

Desenvolver um entendimento abrangente dos tempos verbais em inglês por meio da análise e discussão de diálogos de filmes famosos. Além disso, os alunos irão desenvolver habilidades de gerenciamento de tempo, pesquisa, discussão e apresentação.

Descrição do Projeto:

Os alunos serão divididos em grupos de 3 a 5 e cada grupo será responsável por escolher um filme famoso em língua inglesa. O grupo deverá selecionar cenas que representem diferentes tempos verbais e analisar em profundidade como esses tempos verbais são usados no diálogo para expressar diferentes cenários e sentimentos.

O projeto deve ser realizado em duas semanas. Após escolherem o filme e selecionarem as cenas, os alunos devem transcrever os diálogos e destacar os diferentes tempos verbais usados. A análise desses diálogos deve incluir uma explicação em detalhes dos tempos verbais utilizados e por que foram usados no contexto da cena.

Materiais Necessários:

  1. Acesso à Internet
  2. Cópias do filme escolhido
  3. Dicionários e recursos de gramática em Inglês
  4. Material para apresentação (PowerPoint, Google Slides, etc)

Passo a Passo:

  1. Dividir os alunos em grupos e pedir que cada grupo escolha um filme para analisar.
  2. Os alunos devem assistir ao filme e selecionar cenas que contenham diálogos com diferentes tempos verbais.
  3. Transcrever os diálogos dessas cenas e destacar os diferentes tempos verbais.
  4. Analisar cada tempo verbal destacado, explicando seu uso no contexto da cena.
  5. Elaborar uma apresentação detalhando a análise do uso dos tempos verbais.
  6. Apresentar a análise para a classe, discutindo os diferentes usos dos tempos verbais nas cenas selecionadas.

Entregas do Projeto:

  1. Transcrição dos Diálogos: Cada grupo deve apresentar uma transcrição detalhada dos diálogos das cenas escolhidas, destacando os diferentes tempos verbais utilizados.

  2. Análise Escrita: A análise detalhada de cada tempo verbal usado nos diálogos. Deve incluir uma discussão sobre por que o tempo verbal específico foi usado no contexto da cena e como ele contribui para o entendimento e interpretação da cena.

  3. Apresentação Oral: Cada grupo deve fazer uma apresentação oral de sua análise para a classe, utilizando recursos visuais como PowerPoint ou Google Slides.

  4. Relatório de Projeto: Ao final do projeto, cada grupo deve entregar um relatório escrito que contém os seguintes tópicos:

    • Introdução: Nesta seção, o grupo deve introduzir o filme escolhido e explicar o objetivo do projeto.
    • Desenvolvimento: Aqui, o grupo deve detalhar a metodologia usada para o projeto, explicar as atividades realizadas, apresentar a transcrição dos diálogos e a análise dos tempos verbais.
    • Conclusões: Nesta parte, o grupo deve resumir o que aprendeu durante o projeto, destacar os principais desafios enfrentados e como eles foram superados, e discutir como o projeto contribuiu para o entendimento dos tempos verbais em inglês.
    • Bibliografia: Nesta última seção, o grupo deve indicar as fontes em que se basearam para trabalhar no projeto, incluindo livros, páginas da web e vídeos.

O relatório deve ser escrito de forma clara e objetiva, e deve demonstrar o conhecimento adquirido pelos alunos durante o projeto e a compreensão dos tempos verbais em inglês.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Precisa de materiais para apresentar o tema do projeto em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais prontos sobre esse tema! Jogos, slides, atividades, vídeos, planos de aula e muito mais...

Quem viu esse projeto também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

2025 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies