Entrar

Projeto: Reflexive Pronoun Challenge

Inglês

Original Teachy

'EM13LGG403'

Pronomes: Reflexivos

Contextualização

Os pronomes reflexivos em inglês são uma parte essencial da gramática inglesa e são necessários para uma comunicação eficaz na língua. Pronomes reflexivos são usados quando a ação do sujeito reverte para o próprio sujeito. Existem sete pronomes reflexivos em inglês: myself, yourself, himself, herself, itself, ourselves, yourselves e themselves.

A aprendizagem dos pronomes reflexivos pode parecer assustadora no início, mas, na verdade, é uma oportunidade de enriquecer o uso da língua e de se tornar um falante mais competente. Através de atividades práticas e divertidas, podemos tornar esta tarefa menos intimidante e mais envolvente.

Importância dos Pronomes Reflexivos

Os pronomes reflexivos são amplamente utilizados no mundo real e têm uma grande variedade de aplicações. Por exemplo, eles são usados em textos escritos e falados, desde conversas diárias até trabalhos acadêmicos e correspondências comerciais. Ter um bom conhecimento de como usar corretamente os pronomes reflexivos pode aumentar sua confiança e habilidade em comunicações formais e informais.

Além disso, os pronomes reflexivos são indispensáveis para uma comunicação clara e eficiente. A falta desses pronomes pode levar a mal-entendidos, problemas de comunicação e até mesmo a comunicações incompletas. Por isso, é crucial ter uma sólida compreensão de quando e como usá-los.

Atividade Prática: "Reflexive Pronoun Challenge"

Objetivo:

O objetivo deste projeto é aprender brincando e usar o inglês como ferramenta para resolver desafios, promovendo assim a assimilação dos pronomes reflexivos e a melhoria na escrita.

Descrição Detalhada do Projeto:

Os grupos, compostos por três a cinco alunos, devem criar um "Reflexive Pronoun Board Game". O tabuleiro do jogo deve ser dividido em casas com perguntas ou sentenças incompletas que devem ser preenchidas com o pronome reflexivo adequado. Cada grupo deve criar no mínimo 30 perguntas. Cabe ao grupo decidir como será a dinâmica do jogo, os critérios de pontuação e as penalidades, se houver.

Materiais Necessários:

  • Papel cartão (para o tabuleiro do jogo);
  • Canetas coloridas;
  • Peças de jogos antigos (ou qualquer objeto pequeno para ser usado como peões);
  • Dados.

Passo a Passo Detalhado:

  1. Dividam-se em grupos de 3-5 estudantes. Cada grupo deve eleger um líder para coordenar o andamento do trabalho e assegurar que todos os membros estejam contribuindo equitativamente.
  2. Pesquisem sobre os pronomes reflexivos em sites de confiança.
  3. Cada grupo deve esboçar e criar um tabuleiro de jogo, que deve ser preenchido com perguntas e/ou frases incompletas que devem ser preenchidas com pronomes reflexivos.
  4. Definam as regras do jogo, como: i) qual é a sequência para jogar o dado; ii) como se ganham ou perdem pontos; iii) o que acontece quando um jogador responde corretamente ou incorretamente.
  5. Testem o jogo dentro do grupo, certifiquem-se de que todas as regras estão claras e os problemas, se existirem, foram corrigidos.
  6. Apresentem o jogo para a sala e expliquem como jogá-lo.

Entregas do Projeto:

Após concluírem a parte prática do projeto (criação do jogo), o grupo deve escrever um relatório explicando o processo de criação, as regras do jogo e a experiência de aprendizado adquirida. O relatório deve ser dividido em quatro partes: Introdução, Desenvolvimento, Conclusão e Bibliografia:

  1. Introdução: Explicar a relevância dos pronomes reflexivos, o objetivo do projeto e a relevância de trabalhar este tópico de forma lúdica.
  2. Desenvolvimento: Explicar a teoria por trás dos pronomes reflexivos, descrever a atividade em detalhes, discutir o processo de criação do jogo, explicar as regras, a dinâmica palavras determinadas e explicar a experiência e os resultados obtidos com testes do jogo.
  3. Conclusão: Retomar os pontos principais, explicitar o que se aprendeu com a realização do projeto e como isso contribuirá para uma melhor comunicação em inglês.
  4. Bibliografia: Citar as fontes que o grupo utilizou para aprender sobre os pronomes reflexivos e para a criação do jogo.

Todo aluno deve participar ativamente da elaboração do relatório, esse é um documento de grupo, com todos os nomes dos integrantes claramente indicados.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Precisa de materiais para apresentar o tema do projeto em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais prontos sobre esse tema! Jogos, slides, atividades, vídeos, planos de aula e muito mais...

Quem viu esse projeto também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

2025 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies