Contextualização
Os pronomes reflexivos em inglês são uma parte essencial da gramática inglesa e são necessários para uma comunicação eficaz na língua. Pronomes reflexivos são usados quando a ação do sujeito reverte para o próprio sujeito. Existem sete pronomes reflexivos em inglês: myself, yourself, himself, herself, itself, ourselves, yourselves e themselves.
A aprendizagem dos pronomes reflexivos pode parecer assustadora no início, mas, na verdade, é uma oportunidade de enriquecer o uso da língua e de se tornar um falante mais competente. Através de atividades práticas e divertidas, podemos tornar esta tarefa menos intimidante e mais envolvente.
Importância dos Pronomes Reflexivos
Os pronomes reflexivos são amplamente utilizados no mundo real e têm uma grande variedade de aplicações. Por exemplo, eles são usados em textos escritos e falados, desde conversas diárias até trabalhos acadêmicos e correspondências comerciais. Ter um bom conhecimento de como usar corretamente os pronomes reflexivos pode aumentar sua confiança e habilidade em comunicações formais e informais.
Além disso, os pronomes reflexivos são indispensáveis para uma comunicação clara e eficiente. A falta desses pronomes pode levar a mal-entendidos, problemas de comunicação e até mesmo a comunicações incompletas. Por isso, é crucial ter uma sólida compreensão de quando e como usá-los.
Atividade Prática: "Reflexive Pronoun Challenge"
Objetivo:
O objetivo deste projeto é aprender brincando e usar o inglês como ferramenta para resolver desafios, promovendo assim a assimilação dos pronomes reflexivos e a melhoria na escrita.
Descrição Detalhada do Projeto:
Os grupos, compostos por três a cinco alunos, devem criar um "Reflexive Pronoun Board Game". O tabuleiro do jogo deve ser dividido em casas com perguntas ou sentenças incompletas que devem ser preenchidas com o pronome reflexivo adequado. Cada grupo deve criar no mínimo 30 perguntas. Cabe ao grupo decidir como será a dinâmica do jogo, os critérios de pontuação e as penalidades, se houver.
Materiais Necessários:
- Papel cartão (para o tabuleiro do jogo);
- Canetas coloridas;
- Peças de jogos antigos (ou qualquer objeto pequeno para ser usado como peões);
- Dados.
Passo a Passo Detalhado:
- Dividam-se em grupos de 3-5 estudantes. Cada grupo deve eleger um líder para coordenar o andamento do trabalho e assegurar que todos os membros estejam contribuindo equitativamente.
- Pesquisem sobre os pronomes reflexivos em sites de confiança.
- Cada grupo deve esboçar e criar um tabuleiro de jogo, que deve ser preenchido com perguntas e/ou frases incompletas que devem ser preenchidas com pronomes reflexivos.
- Definam as regras do jogo, como: i) qual é a sequência para jogar o dado; ii) como se ganham ou perdem pontos; iii) o que acontece quando um jogador responde corretamente ou incorretamente.
- Testem o jogo dentro do grupo, certifiquem-se de que todas as regras estão claras e os problemas, se existirem, foram corrigidos.
- Apresentem o jogo para a sala e expliquem como jogá-lo.
Entregas do Projeto:
Após concluírem a parte prática do projeto (criação do jogo), o grupo deve escrever um relatório explicando o processo de criação, as regras do jogo e a experiência de aprendizado adquirida. O relatório deve ser dividido em quatro partes: Introdução, Desenvolvimento, Conclusão e Bibliografia:
- Introdução: Explicar a relevância dos pronomes reflexivos, o objetivo do projeto e a relevância de trabalhar este tópico de forma lúdica.
- Desenvolvimento: Explicar a teoria por trás dos pronomes reflexivos, descrever a atividade em detalhes, discutir o processo de criação do jogo, explicar as regras, a dinâmica palavras determinadas e explicar a experiência e os resultados obtidos com testes do jogo.
- Conclusão: Retomar os pontos principais, explicitar o que se aprendeu com a realização do projeto e como isso contribuirá para uma melhor comunicação em inglês.
- Bibliografia: Citar as fontes que o grupo utilizou para aprender sobre os pronomes reflexivos e para a criação do jogo.
Todo aluno deve participar ativamente da elaboração do relatório, esse é um documento de grupo, com todos os nomes dos integrantes claramente indicados.