Contextualização
Introdução Teórica
A língua portuguesa é rica e complexa, e entre seus muitos componentes estão as conjunções subordinativas e as orações subordinadas substantivas. Compreender esses elementos é crucial para aprimorar a habilidade de escrever de modo claro, coerente e atrativo, além de ajudar a melhorar a capacidade interpretativa de textos.
As conjunções subordinativas são palavras que ligam duas orações, de forma que uma delas (a oração subordinada) depende da outra (oração principal) para fazer sentido. Elas são classificadas de acordo com o tipo de relação que estabelecem entre essas orações: causa, consequência, condição, comparação, concessão, finalidade, tempo, proporção, modo e dúvida.
As orações subordinadas substantivas são aquelas que funcionam como substantivo em relação à oração principal. Eles podem desempenhar funções como sujeito, objeto direto, objeto indireto, complemento nominal, entre outros. As orações subordinadas substantivas se dividem em três tipos: subjetivas, objetivas diretas e objetivas indiretas.
Contextualização
As conjunções subordinativas e as orações subordinadas substantivas têm papel fundamental na construção de um texto rico e expressivo. Elas permitem aos autores expressar ideias complexas de maneira concisa e eficaz, além de promover ênfase e graduação a certas partes do texto.
Em uma era digital, dominada pela comunicação escrita, a habilidade de escrever de modo eficaz é cada vez mais importante. Além disso, o domínio desses aspectos da língua portuguesa auxilia na preparação para exames importantes como o ENEM e vestibulares, uma vez que são recorrentes nessas avaliações.
Atividade Prática
Título da Atividade: A Arte das Conjunções - Uma Jornada pelas Orações Subordinadas.
Objetivo do Projeto
O objetivo desse projeto é proporcionar aos alunos uma vivência prática e criativa relacionada ao uso das conjunções subordinativas e orações subordinadas substantivas na língua portuguesa.
Descrição detalhada do Projeto
Os grupos de alunos irão criar uma peça de teatro que deverá conter no mínimo dez cenas. Em cada cena, eles deverão empregar as conjunções subordinativas e orações subordinadas substantivas de forma explícita e criativa. As peças de teatro deverão ser gravadas em um vídeo de até 15 minutos.
Materiais Necessários
- Papel e caneta para a escrita do roteiro da peça.
- Livros ou materiais digitais para pesquisa e consulta.
- Câmera de vídeo ou smartphone para a gravação.
- Espaço para ensaio e gravação da peça de teatro.
- Itens de figurino e cenografia, dentro das possibilidades de cada grupo.
Passo a passo detalhado para a realização da atividade
-
Cada grupo será responsável pela criação de um roteiro original para a peça, que deverá incorporar o uso de conjunções subordinativas e orações subordinadas substantivas. O roteiro deve ser dividido em cenas e cada cena deve conter, ao menos, um exemplo de conjunção subordinativa e de oração subordinada substantiva.
-
Uma vez que o roteiro da peça esteja definido, os alunos deverão fazer o casting dos personagens, designando a quem pertencerá cada papel na apresentação.
-
Os alunos deverão então ensaiar a peça e, paralelamente, preparar quaisquer materiais de figurino e cenografia que considerem necessários.
-
Após os ensaios, a peça deverá ser gravada em vídeo e editada. Para a edição, os alunos podem usar qualquer software de edição de vídeo que tenham disponível.
-
Após a gravação da peça, cada membro do grupo deverá escrever um relatório, em que explicará como as conjunções subordinativas e as orações subordinadas substantivas foram empregadas durante a peça.
Entrega do Projeto
Os alunos deverão entregar, além do vídeo da peça de teatro, um documento escrito, relatando a experiência do projeto, que deve conter os seguintes tópicos:
-
Introdução: os alunos devem contextualizar o tema, sua relevância e aplicação no mundo real, bem como o objetivo deste projeto.
-
Desenvolvimento: os alunos devem explicitar a teoria por trás do tema central do projeto, explicar a atividade em detalhes, indicar a metodologia utilizada e, por fim, apresentar e discutir os resultados obtidos. Neste tópico, é importante que os alunos demostrem entendimento sobre como e por que as conjunções subordinativas e as orações subordinadas substantivas foram usadas em cada cena.
-
Conclusão: os alunos devem concluir o trabalho retomando seus pontos principais, explicitando os aprendizados obtidos e as conclusões retiradas sobre o projeto.
-
Bibliografia: os alunos devem indicar as fontes em que se basearam para trabalhar no projeto, como livros, páginas da web, vídeos, etc.
Todos os envolvidos na tarefa deverão participar da escrita do documento, que deverá contemplar o trabalho de todo o grupo. A apresentação do vídeo e do documento é tão importante quanto a sua produção, então os alunos devem se atentar para que o resultado final esteja claro, coeso, organizado e bem fundamentado.