Contextualização
Introdução Teórica
No universo da língua portuguesa, as orações são compostas por termos essenciais, integrantes e acessórios. Os termos essenciais da oração são aqueles que dão vida e sentido à frase, sendo eles o sujeito e o predicado. Dentro desses elementos, o sujeito é o termo com o qual o verbo estabelece concordância, sendo o núcleo do sujeito geralmente representado por um substantivo.
Existem diferentes tipos de sujeito que podem ser classificados pelo seu conteúdo e forma: simples, composto, oculto, indeterminado e inexistente. O sujeito simples possui apenas um núcleo; o composto tem dois ou mais núcleos. O sujeito oculto, por sua vez, não é explicitado na oração, mas é percebido pelo contexto ou pela desinência verbal. O sujeito indeterminado não se refere a nenhuma pessoa em específico e o sujeito inexistente está usualmente vinculado a verbos que indicam fenômenos da natureza ou estado de espírito.
Contextualização
A habilidade de identificar corretamente o sujeito em uma oração é fundamental para a compreensão adequada e efetiva da língua portuguesa, assegurando assim uma comunicação clara e assertiva. Além disso, é um requisito essencial em diversas esferas da vida, seja na escrita de um e-mail profissional, na produção de um artigo acadêmico, num debate caloroso de temas da atualidade ou mesmo na interpretação de textos literários.
No mundo real, o uso adequado dos termos essenciais da oração, em especial o sujeito, tem uma aplicação prática imensa, que vai além da sala de aula. Por exemplo, no jornalismo, a clareza na identificação do sujeito pode definir a compreensão de uma notícia. Já na poesia, a manipulação do sujeito pode enriquecer a interpretação de um poema.
Atividade Prática: A Jornada do Sujeito
Objetivo do projeto:
O objetivo principal deste projeto é praticar os conceitos aprendidos na sala de aula sobre os diferentes tipos de sujeito, aplicando-os a situações da vida real.
Descrição detalhada do projeto:
Os alunos, em grupos de 3 a 5, deverão criar uma "narrativa do sujeito" em várias fases da jornada: na poesia, no jornalismo, nos debates de atualidades e na redação de um e-mail profissional. Para cada fase da jornada, os alunos devem identificar, criar e analisar orações utilizando diferentes tipos de sujeito.
Os grupos devem dedicar de cinco a dez horas por aluno em todo o projeto, que terá um tempo de entrega de um mês.
Materiais necessários:
- Livros de gramática, recursos online, e textos literários/jornalísticos.
- Papel e caneta para anotações.
- Acesso à internet para pesquisa e apresentação.
- Software para edição de texto (Microsoft Word, Google Docs, etc.).
Passo a passo detalhado para a realização da atividade:
-
Fase da poesia: Os alunos devem escolher um poema que gostem e identificar os diferentes tipos de sujeito presentes. Devem também reescrever duas estrofes do poema, alterando o tipo de sujeito e analisar o impacto dessa mudança no sentido do poema.
-
Fase do jornalismo: Os alunos devem selecionar uma notícia de um jornal e identificar os diferentes tipos de sujeito. Em seguida, devem reescrever o título e o primeiro parágrafo da notícia, alterando o tipo de sujeito, e avaliar como isso afeta a interpretação da notícia.
-
Fase dos debates de atualidades: Os alunos devem selecionar um tema de debate (por exemplo, a legalização da maconha, a crise climática, etc.). Devem criar um diálogo com pelo menos dez trocas, fazendo uso variado de sujeitos. Devem identificar o tipo de sujeito em cada fala e discutir seu uso estratégico no debate.
-
Fase do e-mail profissional: Os alunos devem escrever um e-mail profissional fictício, usando diferentes tipos de sujeito. Devem destacar cada tipo de sujeito usado e discutir sua escolha.
-
Finalmente, os grupos irão preparar uma apresentação de seus achados, discutindo como os diferentes tipos de sujeitos mudam a interpretação e a ênfase em cada contexto.
Entregas do projeto:
Os alunos devem apresentar a "narrativa do sujeito" em um relatório, composto por:
- Introdução: Os alunos devem contextualizar o tema do sujeito na língua portuguesa, a sua relevância e aplicação no mundo real, bem como o objetivo deste projeto.
- Desenvolvimento: Os alunos devem explicar a teoria por trás do sujeito, descrever em detalhes cada fase da atividade, indicar a metodologia utilizada e apresentar e discutir os resultados obtidos.
- Conclusões: Os alunos devem retomar os pontos principais do projeto, explicitar os aprendizados obtidos, e as conclusões retiradas sobre a aplicabilidade do conceito do sujeito em diferentes contextos.
- Bibliografia: Os alunos devem indicar as fontes em que se basearam para trabalhar no projeto como livros, páginas da web, vídeos, etc.
Além disso, devem anexar à entrega final do projeto: as reescritas do poema e da notícia, o diálogo do debate e o e-mail profissional.
O relatório escrito e as entregas anexadas devem demonstrar o entendimento dos alunos sobre o conceito teórico do sujeito e a habilidade de aplicá-lo em diferentes contextos da vida real, além de evidenciar habilidades de trabalho em equipe e gerenciamento de tempo.