Entrar

Projeto: A magia dos Artigos

Português

Original Teachy

'EM13LGG103'

Artigo

Contextualização

Na língua portuguesa, os artigos são uma categoria de palavra que precede o substantivo, tendo como principal função determiná-lo, conferindo-lhe um caráter de indefinição ou definição. Ao nos comunicarmos, estamos constantemente fazendo uso dos artigos, e por isso a importância de estudá-los. Eles podem parecer pequenos e insignificantes, mas são essenciais na construção do nosso discurso e na expressão de nossas ideias.

Em nossa língua, temos dois tipos de artigos: definidos (o, a, os, as) e indefinidos (um, uma, uns, umas). A diferença entre eles pode parecer sutil, mas é responsável por uma variedade de nuances em nossa comunicação. O uso correto dos artigos é fundamental para uma escrita e fala eficientes, evitando ambiguidades e mal-entendidos.

Além disso, o estudo dos artigos tem muito a contribuir para a disciplina de Literatura, pois entender as sutilezas do uso dos artigos pode auxiliar na análise e interpretação de textos literários. Da mesma forma, a Matemática também pode se beneficiar do estudo dos artigos, já que a linguagem é um elemento crucial na compreensão e resolução de problemas matemáticos que envolvem a leitura e interpretação de enunciados.

Agora, vamos mergulhar mais profundamente neste universo dos artigos. Para auxiliar na compreensão deste tema, recomendamos as seguintes referências:

Atividade Prática

Título da atividade: "A magia dos Artigos"

Objetivo do projeto

O principal objetivo desta atividade é que os alunos se aprofundem no estudo dos artigos na língua portuguesa, compreendendo a sua importância na comunicação, além de desenvolverem habilidades de pesquisa, interpretação e apresentação de conteúdo.

Descrição detalhada do projeto

Formar grupos de 3 a 5 alunos e propor que façam pesquisa sobre o tema "Artigo" na gramática portuguesa. A pesquisa deve abordar os seguintes tópicos:

  1. Definição de artigo na língua portuguesa.
  2. Tipos de artigos: definidos e indefinidos.
  3. Função dos artigos na construção do sentido e do tom em diferentes tipos de textos.
  4. Casos especiais de uso do artigo.

A partir da pesquisa, cada grupo deverá criar uma apresentação teatral que explorará os conceitos aprendidos. O roteiro do teatro deve ser escrito pelos próprios alunos, e deve de forma criativa e lúdica, explicar todos os conceitos pesquisados sobre o tema "Artigo". Além da apresentação, cada grupo deverá elaborar um material didático de apoio que pode ser um infográfico, um poster ou um panfleto explicativo.

Materiais necessários

  • Livros e/ou acesso à internet para pesquisa
  • Materiais para a criação do material de apoio: papel, caneta, lápis de cor, etc.
  • Elementos cênicos para a peça de teatro: roupas, objetos, etc.

Passo a passo detalhado para a realização da atividade

  1. Pesquisa (6 horas): Nesta etapa, os alunos devem pesquisar sobre o conceito de "Artigo" e seus tipos. Para isso, podem utilizar os materiais sugeridos na contextualização e buscar outras fontes que sejam de confiança.
  2. Elaboração do roteiro (6 horas): A partir da pesquisa, os grupos devem criar um roteiro para uma peça teatral que trate do tema.
  3. Ensaio da peça (6 horas): O grupo deve ensaiar a peça de teatro seguindo o roteiro elaborado na etapa anterior.
  4. Elaboração do material de apoio (4 horas): Simultaneamente, os grupos devem criar um material didático de apoio que será utilizado durante a apresentação da peça.
  5. Apresentação da peça (2 horas): Por fim, cada grupo deve apresentar a sua peça. Durante a apresentação, o material didático de apoio deve ser exposto e utilizado na explicação dos conceitos.

Entregas do projeto e conexão com as atividades

Após a realização das atividades práticas, os alunos devem entregar:

  1. Roteiro da peça: A versão final do roteiro da peça de teatro elaborada pelo grupo. Este roteiro deve conter não só as falas, mas também a descrição das ações dos personagens.
  2. Material de apoio: O material didático de apoio criado durante o projeto (infográfico, poster ou panfleto).
  3. Relatório final: Um documento escrito contendo a Introdução, onde contextualiza-se o tema, a relevância e aplicação no mundo real e o objetivo do projeto. No Desenvolvimento, deve-se explicitar a teoria por trás do tema, explicar a atividade em detalhes, indicar a metodologia utilizada e apresentar e discutir os resultados obtidos. Na Conclusão, os alunos devem resumir os pontos principais do projeto, os aprendizados e as conclusões sobre o tema. Por fim, na Bibliografia, os alunos devem indicar as fontes de pesquisa utilizadas para a elaboração do projeto.
Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Precisa de materiais para apresentar o tema do projeto em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais prontos sobre esse tema! Jogos, slides, atividades, vídeos, planos de aula e muito mais...

Quem viu esse projeto também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies