Contextualização
Na língua portuguesa, os artigos são uma categoria de palavra que precede o substantivo, tendo como principal função determiná-lo, conferindo-lhe um caráter de indefinição ou definição. Ao nos comunicarmos, estamos constantemente fazendo uso dos artigos, e por isso a importância de estudá-los. Eles podem parecer pequenos e insignificantes, mas são essenciais na construção do nosso discurso e na expressão de nossas ideias.
Em nossa língua, temos dois tipos de artigos: definidos (o, a, os, as) e indefinidos (um, uma, uns, umas). A diferença entre eles pode parecer sutil, mas é responsável por uma variedade de nuances em nossa comunicação. O uso correto dos artigos é fundamental para uma escrita e fala eficientes, evitando ambiguidades e mal-entendidos.
Além disso, o estudo dos artigos tem muito a contribuir para a disciplina de Literatura, pois entender as sutilezas do uso dos artigos pode auxiliar na análise e interpretação de textos literários. Da mesma forma, a Matemática também pode se beneficiar do estudo dos artigos, já que a linguagem é um elemento crucial na compreensão e resolução de problemas matemáticos que envolvem a leitura e interpretação de enunciados.
Agora, vamos mergulhar mais profundamente neste universo dos artigos. Para auxiliar na compreensão deste tema, recomendamos as seguintes referências:
- Nova gramática do português contemporâneo, de Celso Cunha e Lindley Cintra;
- Gramática da Língua Portuguesa, de Maria Helena Mira Mateus, Ana Maria Brito, Inês Duarte e Isabel Hub Faria;
- Vídeo-aulas sobre Artigos disponíveis no YouTube, pelo Professor Noslen.
Atividade Prática
Título da atividade: "A magia dos Artigos"
Objetivo do projeto
O principal objetivo desta atividade é que os alunos se aprofundem no estudo dos artigos na língua portuguesa, compreendendo a sua importância na comunicação, além de desenvolverem habilidades de pesquisa, interpretação e apresentação de conteúdo.
Descrição detalhada do projeto
Formar grupos de 3 a 5 alunos e propor que façam pesquisa sobre o tema "Artigo" na gramática portuguesa. A pesquisa deve abordar os seguintes tópicos:
- Definição de artigo na língua portuguesa.
- Tipos de artigos: definidos e indefinidos.
- Função dos artigos na construção do sentido e do tom em diferentes tipos de textos.
- Casos especiais de uso do artigo.
A partir da pesquisa, cada grupo deverá criar uma apresentação teatral que explorará os conceitos aprendidos. O roteiro do teatro deve ser escrito pelos próprios alunos, e deve de forma criativa e lúdica, explicar todos os conceitos pesquisados sobre o tema "Artigo". Além da apresentação, cada grupo deverá elaborar um material didático de apoio que pode ser um infográfico, um poster ou um panfleto explicativo.
Materiais necessários
- Livros e/ou acesso à internet para pesquisa
- Materiais para a criação do material de apoio: papel, caneta, lápis de cor, etc.
- Elementos cênicos para a peça de teatro: roupas, objetos, etc.
Passo a passo detalhado para a realização da atividade
- Pesquisa (6 horas): Nesta etapa, os alunos devem pesquisar sobre o conceito de "Artigo" e seus tipos. Para isso, podem utilizar os materiais sugeridos na contextualização e buscar outras fontes que sejam de confiança.
- Elaboração do roteiro (6 horas): A partir da pesquisa, os grupos devem criar um roteiro para uma peça teatral que trate do tema.
- Ensaio da peça (6 horas): O grupo deve ensaiar a peça de teatro seguindo o roteiro elaborado na etapa anterior.
- Elaboração do material de apoio (4 horas): Simultaneamente, os grupos devem criar um material didático de apoio que será utilizado durante a apresentação da peça.
- Apresentação da peça (2 horas): Por fim, cada grupo deve apresentar a sua peça. Durante a apresentação, o material didático de apoio deve ser exposto e utilizado na explicação dos conceitos.
Entregas do projeto e conexão com as atividades
Após a realização das atividades práticas, os alunos devem entregar:
- Roteiro da peça: A versão final do roteiro da peça de teatro elaborada pelo grupo. Este roteiro deve conter não só as falas, mas também a descrição das ações dos personagens.
- Material de apoio: O material didático de apoio criado durante o projeto (infográfico, poster ou panfleto).
- Relatório final: Um documento escrito contendo a Introdução, onde contextualiza-se o tema, a relevância e aplicação no mundo real e o objetivo do projeto. No Desenvolvimento, deve-se explicitar a teoria por trás do tema, explicar a atividade em detalhes, indicar a metodologia utilizada e apresentar e discutir os resultados obtidos. Na Conclusão, os alunos devem resumir os pontos principais do projeto, os aprendizados e as conclusões sobre o tema. Por fim, na Bibliografia, os alunos devem indicar as fontes de pesquisa utilizadas para a elaboração do projeto.