Entrar

Projeto: Caminho para o Modernismo Brasileiro

Português

Original Teachy

'EM13LGG302'

Modernismo no Brasil: Primeira Fase

Contextualização

O Modernismo no Brasil marcou uma ruptura significativa com a arte conservadora que o precedeu, marcando um período de intensa inovação e experimentação artística. A primeira fase do Modernismo, denominada de "Fase Heroica", ocorreu entre 1922 e 1930 e foi caracterizada pela busca da identidade nacional, liberdade formal e linguística.

Neste período, muitos autores produziram obras que refletiam a transição entre o passado e o futuro do Brasil. Eles buscavam retratar a realidade brasileira de uma maneira mais autêntica, rompendo com os padrões estéticos e literários tradicionais. Autores famosos deste período incluem Mário de Andrade, Manuel Bandeira e Oswald de Andrade.

No mundo artístico e literário, a primeira fase do Modernismo representa um período de grande mudança e progresso. Este período foi marcado por diversos movimentos revolucionários que rejeitaram a tradição e procuraram novas formas de expressão. A renovação literária e artística trouxe o tema do cotidiano, a língua falada pelo povo, e a realidade brasileira para o primeiro plano.

Atividade Prática

Título: "Caminho para o Modernismo Brasileiro"

Objetivo do Projeto

O objetivo desta atividade é permitir que os alunos tenham uma compreensão mais profunda da primeira fase do Modernismo no Brasil através de pesquisa, discussão e criatividade. Os alunos vão se engajar na criação de uma apresentação multimídia que trará uma análise crítica de uma obra de um autor modernista da primeira fase escolhida pelo grupo.

Descrição do Projeto

Os alunos, em grupos de 3 a 5 pessoas, irão selecionar uma obra de um autores da primeira fase do modernismo (Mário de Andrade, Oswald de Andrade, Manuel Bandeira, entre outros). Farão uma análise crítica da obra escolhida, explorando como ela representa as características chave do modernismo e sua importância para a identidade cultural brasileira.

A apresentação deve possuir as seguintes seções:

  1. Contextualização da obra e do autor
  2. Análise do texto: estilo literário, temas, personagens, etc.
  3. Discussão da relação da obra com a primeira fase do Modernismo
  4. Interpretação de trechos relevantes
  5. Descrição de como o autor e a obra contribuem para a identidade cultural brasileira

Materiais Necessários

Para a realização desta atividade, os alunos precisarão de:

  1. Computador com acesso à internet para pesquisar.
  2. Software para criação de apresentações (Google Slides, PowerPoint, Prezi, etc.)
  3. Livros, artigos, sites e vídeos com informações sobre o Modernismo no Brasil.

Passo a passo

  1. Formar grupos de 3 a 5 alunos.
  2. Selecionar um autor e uma obra da primeira fase do modernismo brasileiro.
  3. Realizar pesquisas sobre o autor, a obra e o contexto modernista em que foi produzida.
  4. Analisar a obra, identificando suas características modernistas e sua relevância para a cultura brasileira.
  5. Elaborar o roteiro da apresentação com base nos resultados das pesquisas e análises.
  6. Criar a apresentação multimídia, utilizando recursos visuais, sonoros e textuais que auxiliem na compreensão do tema.
  7. Revisar a apresentação, garantindo que todos os pontos necessários foram abordados.
  8. Apresentar o trabalho para a turma.

Entregas do Projeto

Ao final, o grupo deve entregar a apresentação multimídia e um relatório escrito que aborde os resultados do projeto. O relatório deverá conter:

  1. Introdução: Descrever o objetivo da atividade, a relevância do tema e apresentar o autor e a obra escolhida.
  2. Desenvolvimento: Detalhar a metodologia utilizada para a análise da obra, explicar as características modernistas identificadas na obra e como a obra contribui para a identidade cultural brasileira.
  3. Conclusão: Retomar os pontos principais, explicitando os aprendizados obtidos e as conclusões retiradas sobre o projeto.
  4. Bibliografia: Indicar as fontes em que se basearam para trabalhar no projeto como livros, páginas da web, vídeos, etc.

As duas entregas do projeto - a apresentação e o relatório - devem ser complementares. Enquanto a apresentação exige a síntese de informações e a expressão criativa, o relatório solicita uma explanação mais detalhada das ideias e a explicação do processo realizado pelo grupo.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Precisa de materiais para apresentar o tema do projeto em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais prontos sobre esse tema! Jogos, slides, atividades, vídeos, planos de aula e muito mais...

Quem viu esse projeto também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2025 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies