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Projeto: Desvendando Fonemas e Letras

Português

Original Teachy

'EM13LGG103'

Fonética e Fonologia: Fonema x Letra

Contextualização

Introdução Teórica

Ao estudar a língua portuguesa, os conceitos de fonética e fonologia são fundamentais. A 'fonética' se refere aos sons produzidos pelos seres humanos ao se comunicar. Estes sons são chamados "fonemas". Cada língua possui seu próprio conjunto de fonemas que diferem em muitos casos de uma língua para outra. A 'fonologia', por outro lado, estuda a função desses fonemas dentro da língua, e como eles interagem e se relacionam para formar palavras e significados.

Porém, a representação escrita desses fonemas, ou seja, as 'letras', nem sempre corresponde de uma forma direta aos fonemas. Uma mesma letra pode representar fonemas diferentes e um mesmo fonema pode ser representado por diferentes letras. É o que acontece no português, onde, por exemplo, o fonema /s/ pode ser representado pelas letras 's', 'ss', 'c', 'ç' e 'z'.

Compreender a diferença entre fonema e letra e sua representação na língua escrita é um passo crucial para o entendimento de como as palavras são formadas e pronunciadas, e para aprimorar as habilidades de leitura, escrita e ortografia.

Contextualização

A fonética e a fonologia são disciplinas fundamentais para a compreensão profunda da língua portuguesa, e seu estudo contribui não apenas para o aprimoramento das habilidades linguísticas, mas também para o entendimento da evolução da língua e da diversidade linguística presente no Brasil e em outros países lusófonos.

Além disso, ao dominar conceitos como fonema e letra os alunos aprimoram habilidades cognitivas importantes, como a análise crítica e a habilidade de interpretar e produzir textos de forma eficiente. Com isso, estarão melhor preparados para enfrentar desafios acadêmicos futuros e a exercer sua cidadania de forma plena.

Atividade Prática

Título da Atividade: "Desvendando Fonemas e Letras"

Objetivo do Projeto

Este trabalho tem como objetivo engajar os alunos no estudo dos conceitos de fonética e fonologia, especificamente diferenciando fonemas de letras. O trabalho encorajará a comunicação eficiente, pensamento crítico, e habilidades de gerenciamento de tempo conforme os alunos elaboram um projeto criativo e informativo sobre o assunto.

Descrição Detalhada do Projeto

Os grupos deverão escolher um conjunto de 10 palavras que possuam uma mesma letra representando diferentes fonemas e um mesmo fonema que seja representado por diferentes letras. A partir dessas palavras, o grupo irá elaborar um "Dicionário Fonético", que além de trazer a definição das palavras, irá destacar a diferença entre fonema e letra em cada caso.

No Dicionário Fonético, cada entrada de palavra deve conter: uma explicação escrita da diferença entre o fonema e a letra naquela palavra; um áudio de um membro do grupo pronunciando a palavra corretamente; e um pequeno vídeo que ilustre o conceito da palavra e mostre como os sons dos fonemas são produzidos ao pronunciar a palavra.

Materiais Necessários

  1. Papel e caneta para o planejamento inicial e para fazer anotações
  2. Dicionário para seleção e definição de palavras
  3. Computador com acesso à internet para pesquisa e produção do trabalho
  4. Software de gravação de áudio e vídeo (pode ser um smartphone)

Passo a Passo Detalhado

  1. Forme grupos de 3 a 5 alunos.
  2. Cada grupo deve selecionar 10 palavras que atendam aos critérios acima mencionados. As palavras escolhidas devem ser anotadas e a definição de cada uma delas deve ser escrita ao lado.
  3. No caso de cada palavra, identifique o(s) fonema(s) e a(s) letra(s) que será(ão) discutida(s).
  4. Escreva uma explicação que destaque a diferença entre o fonema e a letra naquela palavra.
  5. Grave um áudio com a pronúncia correta de cada palavra.
  6. Crie um vídeo curto que ilustre o conceito da palavra e mostre como os sons dos fonemas são produzidos ao pronunciar a palavra.
  7. Reúna todas as informações de cada palavra para compor o "Dicionário Fonético".
  8. Por fim, cada grupo deverá apresentar seu Dicionário Fonético para a turma, explicando as escolhas feitas e compartilhando os aprendizados obtidos durante o projeto.

A execução deste projeto deve demorar de cinco a dez horas por aluno, sendo recomendado um ritmo constante de trabalho ao longo de um mês.

Entrega do Projeto e Documento Escrito

Ao final do projeto, além de compartilhar o Dicionário Fonético, cada grupo deverá escrever um relatório com os seguintes tópicos:

  1. Introdução: O grupo deve contextualizar o tema (Fonética e fonologia - fonema x letra), sua relevância, e o objetivo deste projeto.

  2. Desenvolvimento: O grupo deve explicar a teoria de fonemas e letras, explicar a atividade em detalhes, indicar a metodologia utilizada (como as palavras foram escolhidas, como foram feitas as gravações, etc), e por fim apresentar e discutir resultados obtidos (o que foi aprendido, quais dificuldades foram encontradas, etc).

  3. Conclusão: O grupo deve concluir o trabalho retomando seus pontos principais, explicitando os aprendizados obtidos e as conclusões retiradas sobre o projeto.

  4. Bibliografia: O grupo deve indicar as fontes em que se basearam para trabalhar no projeto, como livros, páginas da web, vídeos, etc.

O relatório deve ser entregue em formato digital e, juntamente com a apresentação do Dicionário Fonético, constituirá a avaliação do projeto.

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