Entrar

Projeto: Explorando o Pré-Modernismo e o Modernismo no Brasil

Português

Original Teachy

'EM13LGG302'

Literatura: Pré-Modernismo e Modernismo no Brasil

Contextualização

O movimento modernista brasileiro, que teve seu auge na Semana de Arte Moderna de 1922, foi um marco na literatura e nas artes do Brasil, caracterizando-se pela quebra com o passado e inovação de formas e estilos. Contudo, é importante frisar que houve uma transição gradual para o Modernismo, um período classificado como Pré-Modernismo, onde podemos observar o embrião para as ideias que seriam mais profundamente exploradas do Modernismo.

A literatura pré-modernista trouxe um novo olhar para a diversidade do Brasil, desconstruindo o ideal romântico de nação, explorando os conflitos regionais, as contradições sociais e a heterogeneidade cultural. Autores como Euclides da Cunha e Lima Barreto inauguraram um novo olhar sobre o Brasil, olhar esse que seria aprofundado no Modernismo.

Em um mundo globalizado e cada vez mais complexo, entender esses movimentos literários é fundamental para compreender a formação da identidade nacional e de que forma o Brasil se posiciona no cenário mundial. Além disso, o estudo do Pré-Modernismo e do Modernismo permite aos alunos desenvolverem uma visão crítica e reflexiva sobre a literatura e sobre o papel do artista na sociedade.

O estudo do Pré-Modernismo e do Modernismo no Brasil oferece aos alunos a oportunidade de mergulhar na história cultural do nosso país e entender como eventos históricos, sociais e políticos influenciam na produção artística e literária.

Atividade Prática: "Explorando o Pré-Modernismo e o Modernismo no Brasil"

Objetivo do Projeto

Os alunos deverão identificar, analisar e discutir os aspectos centrais dos movimentos Pré-Modernismo e Modernismo na literatura brasileira, apresentando o conteúdo de maneira criativa e colaborativa.

Descrição Detalhada do Projeto

Os grupos serão formados por 3 a 5 alunos. Cada grupo será responsável por produzir um conjunto de duas atividades: uma apresentação teatral e um vídeo-documentário.

  1. Apresentação Teatral: Cada grupo deverá produzir e encenar uma peça teatral breve (15-20 min) baseada na obra de um autor do Pré-Modernismo ou do Modernismo. A ideia é que consigam transmitir para a audiência os principais elementos desses dois movimentos literários.

  2. Vídeo-Documentário: A segunda tarefa é criar um vídeo-documentário (10-15 min) sobre a vida e obra do autor escolhido, contextualizando o período em que ele atuava e a relação de suas obras com os movimentos Pré-Modernista e Modernista.

Materiais Necessários

  • Livros do autor escolhido
  • Acesso à internet para pesquisa
  • Materiais para cenário e figurino da peça teatral
  • Câmera (pode ser um smartphone) para a gravação do vídeo-documentário

Passo a Passo Detalhado da Atividade

  1. Formação dos Grupos: Os alunos deverão formar grupos de 3 a 5 integrantes.

  2. Distribuição dos Autores: Cada grupo escolherá um autor de sua preferência para ser o centro do projeto.

  3. Pesquisa Teórica: Os alunos devem fazer uma pesquisa em profundidade sobre o autor escolhido, lendo suas obras, buscando biografias, entrevistas, ensaios e críticas de suas obras.

  4. Elaboração do Roteiro: Com base na pesquisa, o grupo deve elaborar um roteiro para a peça teatral e o vídeo-documentário.

  5. Ensaio e Gravação: Os alunos ensaiarão a peça e filmarão o documentário.

  6. Edição: Se necessário, os vídeos documentários devem passar por um processo de edição.

  7. Apresentação Final: Cada grupo apresentará sua peça teatral e exibirá o documentário para a turma.

Entregas do Projeto

Ao final do projeto, cada grupo deverá entregar:

  1. Peça Teatral: Gravação da peça teatral realizada.

  2. Vídeo-documentário: Vídeo finalizado do documentário produzido.

  3. Documentação Escrita: Um relatório, seguindo a estrutura de Introdução, Desenvolvimento, Conclusões e Bibliografia utilizada. Nesse relatório, os grupos deverão contextualizar o autor escolhido e sua relevância para os movimentos Pré-Modernista e Modernista, descrever detalhadamente o processo de criação da peça teatral e do vídeo-documentário, discutir os resultados obtidos e o aprendizado adquirido durante a realização do projeto.

É importante que os alunos consigam ligar claramente os conceitos teóricos estudados com as atividades práticas realizadas, demonstrando uma sólida compreensão do Pré-Modernismo e do Modernismo e sua influência na literatura brasileira. Além disso, eles devem refletir e relatar sobre seu processo de trabalho em equipe, destacando os desafios encontrados e as habilidades desenvolvidas ao longo do projeto.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Precisa de materiais para apresentar o tema do projeto em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais prontos sobre esse tema! Jogos, slides, atividades, vídeos, planos de aula e muito mais...

Quem viu esse projeto também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2025 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies