Contextualização
O movimento modernista brasileiro, que teve seu auge na Semana de Arte Moderna de 1922, foi um marco na literatura e nas artes do Brasil, caracterizando-se pela quebra com o passado e inovação de formas e estilos. Contudo, é importante frisar que houve uma transição gradual para o Modernismo, um período classificado como Pré-Modernismo, onde podemos observar o embrião para as ideias que seriam mais profundamente exploradas do Modernismo.
A literatura pré-modernista trouxe um novo olhar para a diversidade do Brasil, desconstruindo o ideal romântico de nação, explorando os conflitos regionais, as contradições sociais e a heterogeneidade cultural. Autores como Euclides da Cunha e Lima Barreto inauguraram um novo olhar sobre o Brasil, olhar esse que seria aprofundado no Modernismo.
Em um mundo globalizado e cada vez mais complexo, entender esses movimentos literários é fundamental para compreender a formação da identidade nacional e de que forma o Brasil se posiciona no cenário mundial. Além disso, o estudo do Pré-Modernismo e do Modernismo permite aos alunos desenvolverem uma visão crítica e reflexiva sobre a literatura e sobre o papel do artista na sociedade.
O estudo do Pré-Modernismo e do Modernismo no Brasil oferece aos alunos a oportunidade de mergulhar na história cultural do nosso país e entender como eventos históricos, sociais e políticos influenciam na produção artística e literária.
Atividade Prática: "Explorando o Pré-Modernismo e o Modernismo no Brasil"
Objetivo do Projeto
Os alunos deverão identificar, analisar e discutir os aspectos centrais dos movimentos Pré-Modernismo e Modernismo na literatura brasileira, apresentando o conteúdo de maneira criativa e colaborativa.
Descrição Detalhada do Projeto
Os grupos serão formados por 3 a 5 alunos. Cada grupo será responsável por produzir um conjunto de duas atividades: uma apresentação teatral e um vídeo-documentário.
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Apresentação Teatral: Cada grupo deverá produzir e encenar uma peça teatral breve (15-20 min) baseada na obra de um autor do Pré-Modernismo ou do Modernismo. A ideia é que consigam transmitir para a audiência os principais elementos desses dois movimentos literários.
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Vídeo-Documentário: A segunda tarefa é criar um vídeo-documentário (10-15 min) sobre a vida e obra do autor escolhido, contextualizando o período em que ele atuava e a relação de suas obras com os movimentos Pré-Modernista e Modernista.
Materiais Necessários
- Livros do autor escolhido
- Acesso à internet para pesquisa
- Materiais para cenário e figurino da peça teatral
- Câmera (pode ser um smartphone) para a gravação do vídeo-documentário
Passo a Passo Detalhado da Atividade
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Formação dos Grupos: Os alunos deverão formar grupos de 3 a 5 integrantes.
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Distribuição dos Autores: Cada grupo escolherá um autor de sua preferência para ser o centro do projeto.
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Pesquisa Teórica: Os alunos devem fazer uma pesquisa em profundidade sobre o autor escolhido, lendo suas obras, buscando biografias, entrevistas, ensaios e críticas de suas obras.
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Elaboração do Roteiro: Com base na pesquisa, o grupo deve elaborar um roteiro para a peça teatral e o vídeo-documentário.
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Ensaio e Gravação: Os alunos ensaiarão a peça e filmarão o documentário.
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Edição: Se necessário, os vídeos documentários devem passar por um processo de edição.
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Apresentação Final: Cada grupo apresentará sua peça teatral e exibirá o documentário para a turma.
Entregas do Projeto
Ao final do projeto, cada grupo deverá entregar:
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Peça Teatral: Gravação da peça teatral realizada.
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Vídeo-documentário: Vídeo finalizado do documentário produzido.
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Documentação Escrita: Um relatório, seguindo a estrutura de Introdução, Desenvolvimento, Conclusões e Bibliografia utilizada. Nesse relatório, os grupos deverão contextualizar o autor escolhido e sua relevância para os movimentos Pré-Modernista e Modernista, descrever detalhadamente o processo de criação da peça teatral e do vídeo-documentário, discutir os resultados obtidos e o aprendizado adquirido durante a realização do projeto.
É importante que os alunos consigam ligar claramente os conceitos teóricos estudados com as atividades práticas realizadas, demonstrando uma sólida compreensão do Pré-Modernismo e do Modernismo e sua influência na literatura brasileira. Além disso, eles devem refletir e relatar sobre seu processo de trabalho em equipe, destacando os desafios encontrados e as habilidades desenvolvidas ao longo do projeto.