Entrar

Projeto: Literatura: 2ª Fase do Modernismo no Brasil | Metodologia Digital | Projeto

Português

Original Teachy

'EM13LGG302'

Literatura: 2ª Fase do Modernismo no Brasil

Objetivos

- 1. Compreender os principais aspectos da Segunda Fase do Modernismo no Brasil. 

- 2. Identificar e conhecer as obras e contribuições de autores como Graciliano Ramos, Jorge Amado e Érico Veríssimo.

- 3. Diferenciar a Segunda Fase do Modernismo das outras fases do movimento. 

- 4. Desenvolver uma visão crítica sobre a literatura modernista e sua relação com questões sociais e políticas da época.

Você Sabia?

1. 1. Sabia que Jorge Amado, um dos principais autores dessa fase, teve alguns de seus livros censurados?  Afinal, quem nunca causou polêmica com uma boa história, não é mesmo?

2. 2. Graciliano Ramos era um autor tão sério que dizem que ele costumava ler suas obras em público sem alterar uma linha sequer!  Imagina só a pressão de agradar todo mundo de primeira!

3. 3. Érico Veríssimo era um verdadeiro viajante! ️✈️ Ele morou nos Estados Unidos e até deu palestras em inglês – tudo para levar a literatura brasileira além das fronteiras! 

Contextualizando

Hey, pessoal! Preparem-se para uma viagem literária incrível pela Segunda Fase do Modernismo no Brasil. Esta fase, que ocorreu entre 1930 e 1945, trouxe uma turminha de escritores que fizeram barulho falando sobre as dores e delícias do Brasil daquela época. Esses autores deram uma verdadeira aula sobre como usar as palavras para questionar e refletir sobre a sociedade! 類

Graciliano Ramos, Jorge Amado e Érico Veríssimo são nomes de peso dessa etapa. Eles não só desenharam personagens e cenários incríveis, como também colocaram o dedo na ferida de muitos problemas sociais e políticos. ⚔️ A literatura deles não era só para entreter – era para fazer pensar, debater e transformar! 

Durante essa fase, os autores modernistas estavam empenhados em capturar a essência da vida brasileira, do jeito que ela era – sem filtros!  Muitas vezes, suas histórias tratavam das realidades cruas do sertão nordestino, da vida no campo e das mudanças nas grandes cidades. E o legal é que eles faziam isso com uma pegada super original e cheia de estilo! ✨ Prontos para conhecer mais sobre essa galera incrível? Vamos nessa!

Atividade 1: Modernismo em Cena: A Série!

Descrição

E aí, pessoal!  Está na hora de mergulhar de cabeça na Segunda Fase do Modernismo no Brasil de uma forma ultra divertida e interativa! Preparamos uma atividade totalmente diferente que vai desafiar a criatividade de todos vocês. Vamos criar uma série de vídeos sobre a Segunda Fase do Modernismo, apresentando os principais autores, obras e temas dessa época, como se fosse um programa de TV ou uma série do YouTube!  Durante o projeto, vocês vão trabalhar JUNTOS como uma verdadeira equipe de produção audiovisual. Isso inclui roteirizar, filmar, editar e até mesmo encenar as obras de autores como Graciliano Ramos, Jorge Amado e Érico Veríssimo. Legal, né?  Vamos transformar a literatura em algo que todos possam assistir e aprender de um jeito super dinâmico.

Materiais Necessários

- Celulares com câmera

- Computadores com software de edição de vídeo (ex.: iMovie, Windows Movie Maker, ou qualquer editor gratuito online)

- Acesso à internet

- Materiais de pesquisa (livros, artigos, sites confiáveis sobre a Segunda Fase do Modernismo)

- Figurinos e adereços simples (podem ser improvisados com roupas e objetos que já possuem em casa)

- Ferramentas online para roteirização (Google Docs ou qualquer aplicativo de escrita coletiva)

- Fones de ouvido (opcional)

Passo a Passo

  • Reunam-se em um grande grupo (virtual ou presencial) e realizem um brainstorming para decidir quais autores e obras serão destaque nos vídeos. 
  • Dividam-se em subgrupos responsáveis por diferentes tarefas: roteiro, filmagem, atuação, edição e pesquisa. Cada subgrupo terá um papel fundamental na criação da série. ‍️
  • Utilizem ferramentas online para escreverem os roteiros. Certifiquem-se de incluir diálogos e cenas que reflitam fielmente as obras e temas dos autores escolhidos. ️
  • Após a aprovação do roteiro por todos os membros do grupo, comecem as filmagens! Usem os celulares e gravem as cenas. Lembrem-se: criatividade é tudo - então improvisem com os recursos que têm à mão. 
  • Terminando as filmagens, passem para a edição dos vídeos. Juntem todas as cenas, coloquem efeitos, inseram trilha sonora (se necessário) e adicionem legendas ou textos explicativos para tornar o conteúdo mais elucidativo. ️
  • Uma vez que todos os episódios estejam prontos, organizem uma sessão de visualização em grupo para revisar o produto final. Façam ajustes se necessário. ✂️
  • Publiquem os vídeos em uma plataforma de compartilhamento (ex.: YouTube) e criem um documento compartilhado com os links dos vídeos. Garantam que todos tenham acesso e possam assistir a série completa. 
  • Preparem uma breve apresentação da série, explicando as escolhas dos temas, autores e cenas, e apresentem na próxima aula. ️

O Que Você Deve Entregar?

Entregável Final:  Os alunos deverão produzir uma série de vídeos, com no mínimo 3 episódios de 5 a 10 minutos cada, abordando diferentes aspectos da Segunda Fase do Modernismo no Brasil. Cada vídeo deve destacar um autor principal e sua obra, incluir contextos históricos e sociais e apresentar análises críticas sobre as temáticas tratadas. A série deve ser completa, incluindo uma introdução que apresente o objetivo da série e uma conclusão que resuma os aprendizados e as conexões com o mundo atual. Os vídeos devem ser editados e entregues em formato digital (preferencialmente via plataforma de compartilhamento de vídeos como YouTube) e os links para os vídeos devem ser enviados para um documento compartilhado com toda a turma, facilitando o acesso de todos.

Atividade 2: Podcast Literário Modernista: Vozes do Passado

Descrição

 Pessoal, vamos elevar o nível da interatividade! Nesta atividade, vocês irão criar uma série de podcasts sobre a Segunda Fase do Modernismo no Brasil. Imagina só como seria incrível ouvir os pensamentos e discussões dos grandes autores dessa época como se estivessem falando diretamente com a gente hoje! 勞 Vocês vão trabalhar juntos para produzir episódios de podcast que abordem as obras, os contextos sociais e históricos e discussões críticas sobre os temas tratados pelos autores modernistas. Cada episódio será uma oportunidade para mergulhar nos detalhes dessas histórias e compartilhá-las de uma forma totalmente nova. ️ A ideia é que vocês se dividam em subgrupos para pesquisar, roteirizar, gravar, editar e publicar os episódios, criando uma experiência completa para quem escutar. Vamos transformar a nossa sala de aula em um verdadeiro estúdio de rádio literário!

Materiais Necessários

- Celulares ou computadores com capacidade de gravação de áudio

- Aplicativos de gravação de áudio (ex.: Audacity, GarageBand ou função de gravação de voz do celular)

- Fones de ouvido com microfone (opcional, mas recomendável para melhor qualidade de áudio)

- Acesso à internet

- Materiais de pesquisa (livros, artigos, sites confiáveis sobre a Segunda Fase do Modernismo)

- Ferramentas online para roteirização (Google Docs ou qualquer aplicativo de escrita coletiva)

- Software de edição de áudio (ex.: Audacity, GarageBand ou qualquer editor gratuito online)

Passo a Passo

  1. Reúnam-se em um grande grupo (virtual ou presencial) e façam um brainstorming para definir os temas e autores que serão abordados em cada episódio do podcast. 
  2. Dividam-se em subgrupos responsáveis por diferentes tarefas: pesquisa, roteirização, gravação, edição e marketing. Cada subgrupo terá um papel fundamental na criação dos episódios. 
  3. Utilizem ferramentas online para escreverem os roteiros. Certifiquem-se de incluir análises detalhadas, contextos históricos e entrevistas fictícias que reflitam a época e os temas dos autores escolhidos. ️
  4. Após a aprovação do roteiro por todos os membros do grupo, comecem a gravação! Usem celulares ou computadores para gravar os áudios. Garanta que a qualidade do som esteja boa e que todos os participantes falem claramente. ️
  5. Terminando as gravações, passem para a edição dos áudios. Utilizem software de edição para cortar partes desnecessárias, adicionar trilha sonora (se necessário) e garantir que o episódio esteja coeso e bem estruturado. ️
  6. Uma vez que todos os episódios estejam prontos, organizem uma sessão de escuta em grupo para revisar o produto final. Façam ajustes se necessário. ✂️
  7. Publiquem os episódios em uma plataforma de compartilhamento de áudio (ex.: SoundCloud, Spotify, Anchor) e criem um documento compartilhado com os links dos episódios. Garantam que todos tenham acesso e possam ouvir a série completa. 
  8. Preparem uma breve apresentação da série de podcasts, explicando as escolhas dos temas e autores, as dificuldades e aprendizados durante o processo, e apresentem na próxima aula. ️

O Que Você Deve Entregar?

Entregável Final: Os alunos deverão produzir uma série de podcasts, com no mínimo 3 episódios de 10 a 15 minutos cada, abordando diferentes aspectos da Segunda Fase do Modernismo no Brasil. Cada episódio deve focar em um autor principal, como Graciliano Ramos, Jorge Amado ou Érico Veríssimo, incluindo:

  • Uma análise detalhada de uma ou mais obras representativas do autor.
  • Contextos históricos e sociais relevantes que influenciam a obra.
  • Discussões críticas e comparações entre os autores e as diferentes fases do Modernismo.
  • Entrevistas fictícias com 'personagens' da época, interpretados pelos próprios alunos.

Os podcasts devem ser editados, com áudio claro e bem organizado, e publicados em uma plataforma de compartilhamento online (ex.: SoundCloud, Spotify, Anchor). Os links dos episódios devem ser enviados em um documento compartilhado para que todos possam acessar e ouvir a série completa.

Atividade 3: Jornal Modernista: Notícias do Passado!

Descrição

 Preparem-se para uma experiência super interativa! Nesta atividade, vocês vão voltar no tempo e se transformar em jornalistas na Segunda Fase do Modernismo no Brasil. Imagine-se como um repórter nos anos 30 e 40, destacando as relações entre literatura, sociedade e política! Vamos criar um jornal digital interativo, onde vocês irão escrever artigos, produzir entrevistas, montar colunas de opinião e até fazer reportagens em vídeo sobre os principais eventos e autores desta fase literária! 

Vocês terão a oportunidade de explorar as obras de Graciliano Ramos, Jorge Amado, Érico Veríssimo e outros, conectando as suas histórias às questões sociais e políticas da época. E mais: todas essas produções serão compiladas em uma edição especial de um jornal digital, que vocês mesmos vão editar, diagramar e publicar online.  Vamos aprender história e literatura de forma divertida e colaborativa, criando algo que ficará registrado para todos verem!

Materiais Necessários

- Celulares com câmera

- Computadores ou tablets com acesso à internet

- Software de edição de texto (Google Docs ou Microsoft Word)

- Software de edição de vídeo (iMovie, Windows Movie Maker, ou qualquer editor gratuito online)

- Ferramentas de diagramação digital (Canva, Google Slides ou PowerPoint)

- Materiais de pesquisa (livros, artigos, sites confiáveis sobre a Segunda Fase do Modernismo)

- Figurinos e adereços simples (podem ser improvisados com roupas e objetos que já possuam em casa)

- Fones de ouvido com microfone (opcional)

Passo a Passo

  1. Reunam-se em um grande grupo (virtual ou presencial) para um brainstorming inicial. Decidam os temas principais e a estrutura do jornal digital. 易
  2. Dividam-se em subgrupos responsáveis pelas diferentes seções do jornal: notícias, entrevistas, críticas literárias, colunas de opinião e reportagens em vídeo. Cada subgrupo terá um papel crucial na construção do jornal. 
  3. Subgrupo de Notícias: pesquisem sobre os eventos históricos, sociais e políticos mais relevantes de 1930 a 1945. Escrevam artigos que contextualizem essas informações e suas conexões com as obras modernistas. Utilize softwares de edição de texto para escrever e revisar os artigos. 
  4. Subgrupo de Entrevistas: criem roteiros de entrevistas fictícias com autores ou personagens das obras. Gravem as entrevistas utilizando celulares ou computadores, e editem os áudios/vídeos utilizando software apropriado. 
  5. Subgrupo de Críticas Literárias: leiam e analisem uma ou mais obras dos autores escolhidos. Escrevam críticas literárias, detalhando temas, estilos e a importância das obras. Utilizem ferramentas de edição de texto para formatar e revisar os textos. 
  6. Subgrupo de Colunas de Opinião: escolham temas relevantes abordados nas obras e escrevam colunas opinativas. Façam conexões com a realidade social e política da época e discutam a relevância desses temas nos dias atuais. ✍️
  7. Subgrupo de Reportagens em Vídeo: montem reportagens em vídeo que conectem contextos históricos às obras literárias. Gravem e editem os vídeos de forma criativa, utilizando celulares e softwares gratuitos de edição. 
  8. Com todos os materiais prontos, reunam-se novamente como um grande grupo para realizar a diagramação do jornal digital. Utilizem ferramentas online como Canva ou Google Slides para compilar e organizar todos os conteúdos. ️
  9. Revisem o jornal digital completo para garantir coesão e correção. Certifiquem-se que todos os vídeos, textos e entrevistas estejam bem integrados. ✅
  10. Publiquem o jornal digital em uma plataforma online acessível (Google Sites, Issuu, etc.) e compartilhem o link final em um documento centralizado. 
  11. Preparem uma breve apresentação do jornal digital, explicando os processos de criação, dificuldades e aprendizados, e apresentem na próxima aula. ️

O Que Você Deve Entregar?

️ Entregável Final: Os alunos irão produzir uma edição completa de um jornal digital interativo sobre a Segunda Fase do Modernismo no Brasil. O jornal deve conter, no mínimo, 5 seções:

  1. Notícias Principais: Artigos sobre os principais eventos históricos, sociais e políticos da época.
  2. Entrevistas: Entrevistas fictícias com os autores ou personagens das obras, realizadas pelos alunos.
  3. Críticas Literárias: Análises críticas das obras dos principais autores, destacando temas e estilos.
  4. Colunas de Opinião: Textos opinativos sobre as questões abordadas nas obras e suas relações com a sociedade da época.
  5. Reportagens em Vídeo: Vídeos que simulem reportagens sobre eventos e contextos históricos, conectando-os às obras literárias.

O jornal deve ser digital, editado e diagramado usando ferramentas online (como Canva ou Google Slides). Todos os textos, vídeos e entrevistas devem ser organizados em uma plataforma digital (Google Sites, Issuu ou similar), permitindo fácil acesso e navegação. Os links e arquivos finais devem ser compartilhados em um documento centralizado.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Precisa de materiais para apresentar o tema do projeto em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais prontos sobre esse tema! Jogos, slides, atividades, vídeos, planos de aula e muito mais...

Quem viu esse projeto também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies