Entrar

Projeto: Modernismo no Brasil: Uma Jornada Interdisciplinar

Português

Original Teachy

'EM13LGG302'

Literatura: 2ª Fase do Modernismo no Brasil

Contextualização

O modernismo brasileiro foi um movimento artístico e literário que surgiu no início do século XX em resposta ao movimento modernista na Europa. Envolveu artistas, escritores e intelectuais que rejeitavam a imitação cega das formas e modelos europeus, procurando em vez disso, uma expressão genuinamente brasileira que refletisse a realidade e a experiência brasileiras. A segunda fase do modernismo brasileiro, também conhecida como "Fase de Consolidação", foi marcada por uma intensa produção poética e pelo desenvolvimento de uma prosa romanesca altamente reflexiva e crítica.

Nesta fase, autores como Carlos Drummond de Andrade, Cecília Meireles, Murilo Mendes e Jorge de Lima, na poesia, e Graciliano Ramos, Rachel de Queiroz, Jorge Amado e José Lins do Rego, na prosa, consolidaram muitas das conquistas da primeira fase do modernismo e procuraram desenvolver novas formas de expressão literária. Esta fase é caracterizada pela maturidade poética e a diversidade de estilos e tendências, abrindo caminho para o que seria o modernismo da terceira fase.

A segunda fase do modernismo brasileiro é fundamental para o entendimento de nossa literatura e nossa história cultural. Ao se aprofundar nesse tema, vocês não só estarão se conectando com o passado, mas também fortalecendo sua capacidade de interpretar e compreender a arte e a literatura contemporâneas. Desta forma, estudar este período é fundamental para qualquer um que deseje ter uma compreensão mais profunda da literatura e da cultura brasileiras.

Bibliografia Básica

Para auxiliá-los nesta jornada, sugiro as seguintes fontes:

  1. "História Concisa da Literatura Brasileira", de Alfredo Bosi.
  2. "Formação da Literatura Brasileira", de Antonio Candido.
  3. "Modernismo", artigo disponível no portal Brasil Escola.
  4. "Modernismo no Brasil: Segunda fase", artigo disponível no Mundo Educação.
  5. "Os melhores poemas de todos os tempos", uma coletânea que inclui poemas de autores do modernismo da segunda fase, disponível na Amazon.

Lembrem-se de sempre questionar e discutir o que vocês lerem! Esta é uma ótima maneira de aprofundar seu entendimento e desenvolver uma perspectiva crítica.

Atividade Prática

Título da Atividade: Modernismo no Brasil: Uma Jornada Interdisciplinar

Objetivo do projeto

Explorar a segunda fase do modernismo brasileiro através da pesquisa, análise literária e artística, desenvolvimento de trabalho em equipe, produção de um curta-metragem e elaboração de um relatório escrito.

Descrição detalhada do projeto

Os alunos serão divididos em grupos de 3 a 5 participantes e cada grupo será responsável por estudar um autor da segunda fase do modernismo brasileiro, sua obra e seu impacto na cultura e na sociedade brasileiras. O projeto será desenvolvido ao longo de um mês e envolverá pesquisa literária, análise de textos, discussão em grupo, produção visual e escrita crítica.

Os grupos deverão selecionar uma obra do autor escolhido para investigar, analisar, discutir e, em seguida, adaptar a história para um curta-metragem. Esta adaptação não precisa ser literal, mas deve capturar o espírito da obra original, as principais mensagens e temas, bem como a linguagem e estilo do autor.

Materiais necessários

  1. Livros e textos do autor escolhido.
  2. Acesso à Internet para pesquisa.
  3. Materiais para filmagem e edição de vídeo (pode ser um smartphone e um software de edição de vídeo gratuito)
  4. Programa de edição de textos (Word, Google Docs, etc.)

Passo a passo detalhado para a realização da atividade

  1. Formação de grupos e escolha do autor: Os grupos serão formados conforme a indicação do professor. Cada grupo escolherá um autor da segunda fase do modernismo brasileiro para pesquisar e estudar.

  2. Pesquisa e estudo do autor: O grupo realizará uma pesquisa aprofundada sobre a vida e obra do autor escolhido, levando em consideração o contexto histórico e cultural. A pesquisa deverá ser documentada em notas que serão usadas mais tarde para o relatório.

  3. Escolha e análise da obra: O grupo escolherá uma obra do autor para ser o foco de sua análise. Esta análise deve ser completa e compreender não só o conteúdo da história, mas também a linguagem, o estilo, os temas e as técnicas utilizadas pelo autor.

  4. Discução em grupo: Após a análise, o grupo deverá discutir a obra e compartilhar suas opiniões e interpretações. Cada membro do grupo deve contribuir para a discussão.

  5. Adaptação para o curta-metragem: O grupo irá adaptar a história para um curta-metragem. Esta adaptação deve ser fiel ao espírito da obra original, mas não precisa ser uma cópia exata. A criatividade é incentivada!

  6. Filmagem e edição do curta-metragem: O grupo irá filmar e editar o curta-metragem. Lembre-se de que a qualidade do vídeo não é o mais importante, o que conta é a criatividade, a originalidade e a fidelidade à obra original.

  7. Redação do relatório: O grupo irá redigir um relatório sobre o processo de criação do curta-metragem, incluindo a pesquisa realizada, a análise da obra, a discussão em grupo e a adaptação para o vídeo. O relatório deve seguir o formato indicado na introdução do projeto.

Entregas do Projeto

No final do projeto, cada grupo deve entregar:

  1. Curta-metragem: Um vídeo de 5 a 10 minutos representando a obra do autor escolhido.

  2. Relatório escrito: Um documento de 6 a 10 páginas contendo:

    • Introdução: Descrição breve do autor escolhido, sua relevância e a obra escolhida.
    • Desenvolvimento: Descrição detalhada da pesquisa realizada, análise da obra, discussão em grupo e adaptação para o vídeo.
    • Conclusões: Reflexões sobre o aprendizado obtido, o processo de criação e quaisquer pensamentos, comentários ou críticas adicionais.
    • Bibliografia: Referências a todas as fontes utilizadas.

O projeto será avaliado com base na qualidade do curta-metragem, a profundidade e abrangência do relatório, a compreensão do autor e sua obra, a participação e cooperação de todos os membros do grupo, a criatividade e a capacidade de trabalhar de forma autônoma e gerenciar o tempo.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Precisa de materiais para apresentar o tema do projeto em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais prontos sobre esse tema! Jogos, slides, atividades, vídeos, planos de aula e muito mais...

Quem viu esse projeto também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies