Contextualização
O Pré-Modernismo e o Modernismo representam duas fases importantes da literatura brasileira, marcadas por diferentes posturas dos autores frente à realidade brasileira e ao papel da literatura. O Pré-Modernismo, também conhecido como Primeira Geração Modernista, ocorreu na década de 1910 e representou uma fase de transição entre o Parnasianismo/Simbolismo e o Modernismo, trazendo o início da ruptura com a estética europeia. Já o Modernismo, nas décadas seguintes, se caracterizou pela liberdade de expressão, experimentação e busca pela identidade nacional.
O Pré-Modernismo no Brasil é marcado por uma rica produção literária com características transitórias entre as tendências parnasiano-simbolistas e a fase modernista que viria a seguir. Nesse período, encontramos uma literatura mais crítica em relação à realidade brasileira, com foco nas contradições sociais e políticas do país. Algumas das obras mais emblemáticas dessa fase são "Os Sertões", de Euclides da Cunha, e "Triste Fim de Policarpo Quaresma", de Lima Barreto.
Já o Modernismo, surgido nas décadas de 1920 e 1930, trouxe uma grande revolução no cenário artístico e literário brasileiro, com a proposta de autores como Manuel Bandeira, Mário de Andrade e Oswald de Andrade de rejeitar as estéticas importadas e buscar uma identidade nacional genuína. Nesse período, a literatura ganhou maior liberdade de expressão e experimentação, e obras como "Macunaíma" e "Pauliceia Desvairada" se tornaram marcos do movimento.
Essas duas fases são extremamente importantes para a compreensão da evolução da literatura brasileira e da própria identidade cultural do país. O estudo do Pré-Modernismo e do Modernismo permite compreender o proceso de formação da literatura brasileira contemporânea, bem como discutir conceitos importantes sobre identidade nacional, multiculturalismo e critica social.
Abaixo, estão algumas fontes confiáveis que os alunos podem utilizar para se aprofundar no tema:
- "Formação da Literatura Brasileira", de Antônio Cândido.
- "História Concisa da Literatura Brasileira", de Alfredo Bosi.
- Site da Enciclopédia Itaú Cultural: Enciclopédia Itaú Cultural
- Site da Brasil Escola: Brasil Escola
Atividade Prática: "Pré-Modernismo e Modernismo no Brasil: uma jornada através da Literatura"
Objetivo do projeto:
O objetivo deste projeto é proporcionar aos alunos a oportunidade de aprofundar-se nos conceitos do Pré-Modernismo e Modernismo no Brasil, entendendo as particularidades e as diferenças desses dois movimentos literários que marcaram nosso país. Ao final da atividade, os alunos devem ser capazes de caracterizar essas duas fases, reconhecer seus principais autores e obras, além de se posicionarem criticamente sobre as diferentes visões de mundo presentes nestes movimentos.
Descrição do projeto:
Os grupos deverão elaborar um vídeo-documentário sobre o Pré-Modernismo e o Modernismo no Brasil. Os alunos devem buscar informações em livros, sites confiáveis, vídeos, entre outros, para entenderem e explicarem os principais conceitos, características, autores e obras destas duas importantes fases da literatura brasileira. Além disso, devem discutir a importância desses movimentos para a formação da literatura brasileira contemporânea e da nossa identidade cultural.
Tamanho do grupo: 3 a 5 alunos.
Duração do projeto: uma semana.
Materiais necessários:
- Acesso à internet para pesquisa;
- Câmera ou smartphone para a gravação do vídeo;
- Software de edição de vídeo.
Passo a passo do projeto:
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Divisão de tarefas: Os grupos devem dividir as tarefas entre si. Alguns alunos ficarão responsáveis pela pesquisa sobre o Pré-Modernismo, outros sobre o Modernismo. Além disso, definam quem irá apresentar, filmar, editar o vídeo, etc.
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Pesquisa: Os alunos devem buscar em livros e na internet informações sobre o Pré-Modernismo e o Modernismo no Brasil. Devem selecionar os dados mais importantes, que devem ser mencionados no vídeo-documentário.
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Estrutura do vídeo-documentário: Elaborem um roteiro para o vídeo, definindo a ordem das informações, quem irá falar, etc. Certifiquem-se de que o vídeo será dividido em duas partes: uma para o Pré-Modernismo e outra para o Modernismo.
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Gravação: Com o roteiro em mãos, proceda à gravação do vídeo. Lembre-se de falar claramente e de maneira pausada.
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Edição: Faça a edição do vídeo, incluindo títulos, efeitos, citações na tela, etc. A edição deve ser o mais profissional possível.
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Entrega: Faça o upload do vídeo-documentário (que deve ter entre 10-15 minutos) em uma plataforma online (pode ser YouTube, Vimeo, etc.) e envie o link ao professor.
Entregas do projeto:
Além do vídeo-documentário, os alunos devem ENTREGAR um DOCUMENTO ESCRITO, no formato de um relatório, contendo os seguintes tópicos:
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Introdução: Os alunos devem contextualizar o tema, sua relevância e aplicação no mundo real, bem como o objetivo do projeto.
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Desenvolvimento: Os alunos devem explicitar a teoria por trás dos temas centrais do projeto (Pré-Modernismo e Modernismo no Brasil), explicar em detalhes a atividade (desde a pesquisa até a criação do vídeo-documentário), indicar a metodologia utilizada e, por fim, apresentar e discutir os resultados obtidos (comentem a experiência de fazer o vídeo, o que aprenderam, as dificuldades encontradas, etc.).
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Conclusões: Os alunos devem concluir o trabalho retomando seus pontos principais, explicitando os aprendizados obtidos e as conclusões retiradas sobre o projeto. Além disso, devem expressar sua visão crítica sobre o Pré-Modernismo e o Modernismo no Brasil e a importância desses movimentos para a literatura brasileira.
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Bibliografia: Os alunos devem indicar as fontes que utilizaram para realizar o projeto, como livros, sites, vídeos, etc.
O relatório deve ter de 2 a 3 páginas e deve ser enviado ao professor em formato pdf.