Entrar

Projeto: Verbos: Modos, Tempos, Vozes, Formas Nominais e Locuções | Metodologia Digital | Projeto

Português

Original Teachy

'EM13LGG103'

Verbos: Modos, Tempos, Vozes, Formas Nominais e Locuções

Objetivos

- Compreender e identificar os modos verbais (indicativo e subjuntivo) e como eles alteram o sentido de uma oração.

- Analisar e diferenciar os tempos verbais, vozes, formas nominais e locuções verbais, aplicando esses conhecimentos na interpretação de textos.

- Promover a habilidade de revisar e corrigir textos, aprimorando a construção frasal com o uso correto dos verbos.

- Estimular o uso de ferramentas digitais para pesquisa e prática de conjugação verbal.

Você Sabia?

1. ‍♂️ Você sabia que o verbo 'amar' pode ser usado no imperativo? Por exemplo, 'ame-me' é uma forma correta! 藍❤️

2.  Na língua portuguesa, o verbo 'ser' é o verdadeiro camaleão. Ele pode mudar o significado de tudo ao redor! Já notou que 'ela é bonita' é bem diferente de 'ela está bonita'? 樂年

3.  Em inglês, o verbo 'set' tem 464 definições! Será que é o verbo mais versátil do mundo? 勞 #SetModeOn

Contextualizando

Ei, pessoal! Vamos falar de algo que, mesmo inconscientemente, usamos o tempo todo: os verbos! 

Os verbos são como os músculos das frases! Eles dão ação, movimento e até emoção ao que queremos dizer. 料 Além disso, são super versáteis e têm muitos truques na manga. Tempos, modos, vozes... dá para passar horas (ou muitos dias, dependendo do tanto que a gente ama gramática ) descobrindo como um simples verbo pode transformar completamente o sentido daquilo que falamos ou escrevemos. 

Agora, imagine só usar esse conhecimento de uma forma super prática e divertida!  Vamos não apenas entender a teoria, mas brincar com ela. Verde nossa versão moderna do dicionário etimológico – afinal, nada como explorar verbos em um playground digital.  Preparados para mergulhar nesse desafio? Let's go! 

Atividade 1: Verb'Instagram': O Show dos Verbos no Mundo Digital ✨

Descrição

 Vamos cair nas graças dos verbos de um jeito inovador e super interativo – um projeto que mescla criatividade, gramática e o universo digital!  Você e sua galera vão trabalhar juntos, transformando-se em verdadeiros instagrammers especializados em gramática. A missão é criar um perfil no Instagram dedicado exclusivamente a explorar os modos, tempos, vozes, formas nominais e locuções verbais. ✏️ Cada postagem e história deve ser pensada como um treinamento que alia aprendizado e diversão, mas sem esquecer da responsabilidade de um conteúdo educativo de primeira! ⭐

Materiais Necessários

- Celulares ou tablets com acesso à internet

- Conta no Instagram (criada especificamente para o projeto)

- Computadores para algumas edições e pesquisas

- Aplicativos de edição de imagem e vídeo (Canva, Adobe Spark, etc.)

- Cadernos e canetas (para anotações e rascunhos)

Passo a Passo

  • Formação do Time de Criadores: Reúnam-se em uma sala de aula ou em uma videoconferência (MC semelhante ao Zoom). Discutam as ideias iniciais e decidam como organizar as tarefas. Dividam funções como pesquisa, redação, design gráfico, edição de vídeo e postagem.
  • Escolha do Tema de Cada Postagem: Dividam os cinco grandes tópicos (modo, tempo, voz, forma nominal, locução verbal) entre as semanas. Decidam quais aspectos específicos de cada tópico serão abordados em cada post. Planejem o conteúdo com antecedência para garantir variedade e coesão.
  • Criação de Conteúdo: Usando ferramentas como Canva e Adobe Spark, desenvolvam imagens, vídeos e quizzes relacionados aos tópicos definidos. Elaborem textos que expliquem de forma clara e interessante o que está sendo ensinado.
  • Produção e Edição de Conteúdo: Cada semana, capturem imagens e vídeos (pode ser feito nas salas de aulas, em casa ou em ambientes escolhidos por vocês). Utilizem aplicativos de edição para dar um toque especial, incluindo trilhas sonoras e efeitos visuais.
  • Organização e Agendamento da Postagem: Usem ferramenta nativa de planejamento de postagens do Instagram ou aplicativos terceiros para programar os posts. Determinem os melhores horários para cada publicação, observando a interação dos ‘seguidores fictícios’.
  • Interatividade com os Seguidores: Criem enquetes, stories interativas e ofereçam quizzes para engajar sua audiência. É importante criar um diálogo constante com os seguidores (fictícios, claro) para manter o interesse! Vocês podem inclusive criar um grupo no WhatsApp da turma para simular interações.
  • Pesquisa de Feedback: A cada semana, solicitem feedback e comentários de alunos de outras turmas ou, ainda melhor, de amigos fora da escola que sigam o perfil. Anotem essas observações para melhorar continuamente suas postagens.
  • Apresentação Final em Sala de Aula: Organizem uma apresentação digital para mostrar o perfil criado, as lições aprendidas e as respostas ao feedback. Utilizem slides, vídeos compilados de postagens etc. Reservem um tempo para ouvir o que a turma tem a dizer e discutir os pontos mais marcantes do projeto.

O Que Você Deve Entregar?

O que entregar?

Um perfil de Instagram dedicado aos verbos, que deve conter: 2 postagens por semana abordando diferentes aspectos dos verbos (modo, tempo, voz, forma nominal, locução verbal). Cada postagem deve incluir pelo menos um carrossel de imagem ou vídeo e uma descrição que explique de forma clara o conteúdo. O uso de recurso de Stories ou Reels deve ser empregado para interagir com 'seguidores'.

Apresentação em sala de aula: Ao final do projeto, o grupo deverá resumir suas maiores descobertas e aprendizados em uma apresentação no formato digital. Isso deve incluir uma compilação dos conteúdos postados, feedback recebido, e reflexões.

Lembrando sempre, galera, que vocês devem ser responsáveis e organizados para manter a coerência e qualidade do conteúdo no Instagram durante todo o projeto! 

Atividade 2: VerboAsk: Uma Jornada Interativa Pelo Mundo dos Verbos! 

Descrição

朗 Preparem-se para uma aventura interativa e cheia de criatividade!  Nesta atividade, vocês vão criar um talk show ao estilo do 'Mega Show dos Verbos' . Cada semana, uma subequipe ficará responsável por entrevistar especialistas (super exclusivos e fictícios, claro!) que darão dicas e insights incríveis sobre os verbos, e outra subequipe cuidará da produção dos episódios, incluindo roteiros, gravação, edição e divulgação.  O objetivo é criar uma série de entrevistas em vídeo ou podcasts que educarão e entreterão ao mesmo tempo, enquanto exploram os modos, tempos, vozes, formas nominais e locuções verbais. ✨

Materiais Necessários

- Celulares ou tablets com câmeras e microfones

- Computadores para pesquisa e edição de vídeo

- Plataformas de gravação de chamadas (Zoom, Google Meet, Skype, etc.)

- Aplicativos de edição de vídeo e áudio (iMovie, Audacity, Adobe Premiere, etc.)

- Contas em plataformas de hospedagem de vídeos (YouTube, Vimeo)

- Fichas de roteiro para planejamento

- Internet acessível

Passo a Passo

  1. ‍♀️ Formação da Equipe do VerboAsk: Reúnam-se para dividir as tarefas. Definam quem serão os entrevistadores, especialistas, roteiristas, editores e gerentes de projeto.
  2. Planejamento do Talk Show: Definam os tópicos que serão abordados em cada entrevista: modo, tempo, voz, forma nominal, locução verbal. Criem um calendário de gravações, determinem os prazos e combinem horários para reuniões e gravações. Preparem um roteiro padrão para as entrevistas, mas permitam espaço para a improvisação e perguntas dos 'espectadores'.
  3. Produção do Conteúdo: Reúnam-se com os especialistas fictícios para alinhar os conceitos a serem discutidos. Preparem perguntas e pontos-chave para cada tópico, sabendo que o objetivo é ensinar de forma descontraída. Realizem as gravações, garantindo boa iluminação, áudio claro e estrutura adequada para a entrevista virtual.
  4. ✂️ Edição e Aperfeiçoamento: Utilizem ferramentas de edição de vídeo ou áudio para cortar partes desnecessárias, adicionar trilhas sonoras e efeitos visuais que mantenham o interesse do espectador. Realizem revisões para garantir que os conceitos estejam claros e entendíveis, conscientizando-se de eventuais necessidades de inclusão de legendas para audiência variada.

O Que Você Deve Entregar?

O que entregar?

Uma série de entrevistas em formato de vídeo ou podcast, que deve conter: Mínimo de 2 entrevistas feitas por semana cobrindo diferentes aspectos dos verbos (modo, tempo, voz, forma nominal, locução verbal). Cada episódio deve ter roteiro, perguntas preparadas e ser conduzido de forma interativa e educativa. Edições que incluam trilhas sonoras, efeitos e, se possível, legendas que destaquem conceitos chaves. Um canal específico (pode ser provisório) no YouTube ou uma plataforma acessível à turma para armazenar e compartilhar os vídeos e/ou podcasts.

Apresentação em sala de aula: Ao final do projeto, o grupo deve entregar uma compilação com todos os vídeos ou podcasts, um feedback do público 'imaginário' (solicitado a outros alunos ou amigos) e um relatório detalhado com reflexões e aprendizados.

E, claro, sempre mantenham a coerência, qualidade e o respeito no tom das entrevistas, mesclando criatividade com informação just like pros! 

Atividade 3: Verbflix Apresenta: Séries de Videoaulas Épicas dos Verbos! 

Descrição

 Sejam bem-vindos ao mundo Verbflix, onde você e sua turma vão criar uma série digna de streaming, totalmente focada nos verbos!  Nesse projeto, vocês irão produzir uma série digital composta por videoaulas super dinâmicas e engraçadas, explorando cada um dos tópicos de modo a tornar o aprendizado leve e divertido. Cada episódio terá um tema específico, cobrindo desde os modos verbais até locuções complexas, e será enriquecido com elementos que prendam a atenção de qualquer espectador. ✨

Materiais Necessários

- Celulares ou tablets com câmeras e microfones

- Acesso à internet

- Ferramentas de edição de vídeo (iMovie, Videopad, InShot, etc.)

- Plataformas de hospedagem de vídeo (YouTube, Vimeo, etc.)

- Aplicativos de apresentação (PowerPoint, Google Slides, Canva etc.)

- Cadernos e canetas para anotações e rascunhos

- Plataforma de compartilhamento de arquivos (Google Drive, OneDrive, etc.)

Passo a Passo

  1. Acertando os Detalhes: Reúnam-se para definir a estrutura da série, dividindo os temas a serem abordados em cada episódio entre os integrantes. Estabeleçam os prazos e responsabilidades.
  2. Planejamento e Roteiro: Cada subgrupo deve criar os roteiros para seus episódios, cuidando para que sejam didáticos, divertidos e informativos. Incluam cenas de exemplo, explicações claras e atividades interativas.
  3. Gravação dos Episódios: Utilizando celulares ou tablets, gravem as videoaulas seguindo os roteiros elaborados. Não esqueçam de usar um ambiente bem iluminado e garantir que o áudio esteja nítido. Se necessário, refaçam as cenas para garantir a melhor qualidade.
  4. ✂️ Edição e Produção: Usem aplicativos de edição para ajustar os vídeos. Adicionem elementos gráficos, interatividade, e trilhas sonoras que mantenham o interesse do espectador. Revertem o draft várias vezes até obterem o melhor resultado possível. 
  5. Criação de Atividades Interativas: No final de cada videoaula, insiram atividades que incentivem a participação dos espectadores. Elaborem quizzes, enquetes, desafios de correção gramatical que abordem os temas tratados em cada episódio.
  6. ️ Promoção da Série: Criem banners ou flyers promocionais para cada episódio, contendo trechos ou teasers que instiguem a curiosidade dos espectadores. Utilizem plataformas como Canva para o design gráfico.
  7. Lançamento e Estreia Virtual: Configure uma 'estreia virtual' da série, convidando a turma e outros alunos para assistir aos episódios em um dia e horário determinados. Utilizem ferramentas como Google Meet, Zoom ou outra de videoconferência para anunciar e realizar o evento.

O Que Você Deve Entregar?

O que entregar?

Uma série digital composta de videoaulas, organizadas por temas: Mínimo de 6 episódios cobrindo modos verbais, tempos verbais, vozes verbais, formas nominais e locuções verbais. Cada episódio deve ter duração de 5 a 10 minutos e apresentar o conteúdo de forma educativa e divertida, utilizando elementos visuais, gráficos e interativos. Incluam atividades interativas ao final de cada episódio (quizzes, enquetes, desafios de correção de frase, etc.) para estimular a participação dos espectadores. Apresentem um banner/flyer promocional para cada episódio, incluindo teasers ou trechos curtos que despertem o interesse dos 'espectadores'.

Apresentação em sala de aula: Ao final do projeto, o grupo deverá organizar uma estreia virtual da série, convidando a turma e/ou outros alunos para assistir aos episódios e participar dos quizzes interativos.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Precisa de materiais para apresentar o tema do projeto em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais prontos sobre esse tema! Jogos, slides, atividades, vídeos, planos de aula e muito mais...

Quem viu esse projeto também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies