Objetivos
- Compreender e identificar os modos verbais (indicativo e subjuntivo) e como eles alteram o sentido de uma oração.
- Analisar e diferenciar os tempos verbais, vozes, formas nominais e locuções verbais, aplicando esses conhecimentos na interpretação de textos.
- Promover a habilidade de revisar e corrigir textos, aprimorando a construção frasal com o uso correto dos verbos.
- Estimular o uso de ferramentas digitais para pesquisa e prática de conjugação verbal.
Você Sabia?
1. ♂️ Você sabia que o verbo 'amar' pode ser usado no imperativo? Por exemplo, 'ame-me' é uma forma correta! 藍❤️
2. Na língua portuguesa, o verbo 'ser' é o verdadeiro camaleão. Ele pode mudar o significado de tudo ao redor! Já notou que 'ela é bonita' é bem diferente de 'ela está bonita'? 樂年
3. Em inglês, o verbo 'set' tem 464 definições! Será que é o verbo mais versátil do mundo? 勞 #SetModeOn
Contextualizando
Ei, pessoal! Vamos falar de algo que, mesmo inconscientemente, usamos o tempo todo: os verbos!
Os verbos são como os músculos das frases! Eles dão ação, movimento e até emoção ao que queremos dizer. 料 Além disso, são super versáteis e têm muitos truques na manga. Tempos, modos, vozes... dá para passar horas (ou muitos dias, dependendo do tanto que a gente ama gramática ) descobrindo como um simples verbo pode transformar completamente o sentido daquilo que falamos ou escrevemos.
Agora, imagine só usar esse conhecimento de uma forma super prática e divertida! Vamos não apenas entender a teoria, mas brincar com ela. Verde nossa versão moderna do dicionário etimológico – afinal, nada como explorar verbos em um playground digital. Preparados para mergulhar nesse desafio? Let's go!
Atividade 1: Verb'Instagram': O Show dos Verbos no Mundo Digital ✨
Descrição
Vamos cair nas graças dos verbos de um jeito inovador e super interativo – um projeto que mescla criatividade, gramática e o universo digital! Você e sua galera vão trabalhar juntos, transformando-se em verdadeiros instagrammers especializados em gramática. A missão é criar um perfil no Instagram dedicado exclusivamente a explorar os modos, tempos, vozes, formas nominais e locuções verbais. ✏️ Cada postagem e história deve ser pensada como um treinamento que alia aprendizado e diversão, mas sem esquecer da responsabilidade de um conteúdo educativo de primeira! ⭐
Materiais Necessários
- Celulares ou tablets com acesso à internet
- Conta no Instagram (criada especificamente para o projeto)
- Computadores para algumas edições e pesquisas
- Aplicativos de edição de imagem e vídeo (Canva, Adobe Spark, etc.)
- Cadernos e canetas (para anotações e rascunhos)
Passo a Passo
- Formação do Time de Criadores: Reúnam-se em uma sala de aula ou em uma videoconferência (MC semelhante ao Zoom). Discutam as ideias iniciais e decidam como organizar as tarefas. Dividam funções como pesquisa, redação, design gráfico, edição de vídeo e postagem.
- Escolha do Tema de Cada Postagem: Dividam os cinco grandes tópicos (modo, tempo, voz, forma nominal, locução verbal) entre as semanas. Decidam quais aspectos específicos de cada tópico serão abordados em cada post. Planejem o conteúdo com antecedência para garantir variedade e coesão.
- Criação de Conteúdo: Usando ferramentas como Canva e Adobe Spark, desenvolvam imagens, vídeos e quizzes relacionados aos tópicos definidos. Elaborem textos que expliquem de forma clara e interessante o que está sendo ensinado.
- Produção e Edição de Conteúdo: Cada semana, capturem imagens e vídeos (pode ser feito nas salas de aulas, em casa ou em ambientes escolhidos por vocês). Utilizem aplicativos de edição para dar um toque especial, incluindo trilhas sonoras e efeitos visuais.
- Organização e Agendamento da Postagem: Usem ferramenta nativa de planejamento de postagens do Instagram ou aplicativos terceiros para programar os posts. Determinem os melhores horários para cada publicação, observando a interação dos ‘seguidores fictícios’.
- Interatividade com os Seguidores: Criem enquetes, stories interativas e ofereçam quizzes para engajar sua audiência. É importante criar um diálogo constante com os seguidores (fictícios, claro) para manter o interesse! Vocês podem inclusive criar um grupo no WhatsApp da turma para simular interações.
- Pesquisa de Feedback: A cada semana, solicitem feedback e comentários de alunos de outras turmas ou, ainda melhor, de amigos fora da escola que sigam o perfil. Anotem essas observações para melhorar continuamente suas postagens.
- Apresentação Final em Sala de Aula: Organizem uma apresentação digital para mostrar o perfil criado, as lições aprendidas e as respostas ao feedback. Utilizem slides, vídeos compilados de postagens etc. Reservem um tempo para ouvir o que a turma tem a dizer e discutir os pontos mais marcantes do projeto.
O Que Você Deve Entregar?
O que entregar?
Um perfil de Instagram dedicado aos verbos, que deve conter: 2 postagens por semana abordando diferentes aspectos dos verbos (modo, tempo, voz, forma nominal, locução verbal). Cada postagem deve incluir pelo menos um carrossel de imagem ou vídeo e uma descrição que explique de forma clara o conteúdo. O uso de recurso de Stories ou Reels deve ser empregado para interagir com 'seguidores'.
Apresentação em sala de aula: Ao final do projeto, o grupo deverá resumir suas maiores descobertas e aprendizados em uma apresentação no formato digital. Isso deve incluir uma compilação dos conteúdos postados, feedback recebido, e reflexões.
Lembrando sempre, galera, que vocês devem ser responsáveis e organizados para manter a coerência e qualidade do conteúdo no Instagram durante todo o projeto!
Atividade 2: VerboAsk: Uma Jornada Interativa Pelo Mundo dos Verbos!
Descrição
朗 Preparem-se para uma aventura interativa e cheia de criatividade! Nesta atividade, vocês vão criar um talk show ao estilo do 'Mega Show dos Verbos' . Cada semana, uma subequipe ficará responsável por entrevistar especialistas (super exclusivos e fictícios, claro!) que darão dicas e insights incríveis sobre os verbos, e outra subequipe cuidará da produção dos episódios, incluindo roteiros, gravação, edição e divulgação. O objetivo é criar uma série de entrevistas em vídeo ou podcasts que educarão e entreterão ao mesmo tempo, enquanto exploram os modos, tempos, vozes, formas nominais e locuções verbais. ✨
Materiais Necessários
- Celulares ou tablets com câmeras e microfones
- Computadores para pesquisa e edição de vídeo
- Plataformas de gravação de chamadas (Zoom, Google Meet, Skype, etc.)
- Aplicativos de edição de vídeo e áudio (iMovie, Audacity, Adobe Premiere, etc.)
- Contas em plataformas de hospedagem de vídeos (YouTube, Vimeo)
- Fichas de roteiro para planejamento
- Internet acessível
Passo a Passo
- ♀️ Formação da Equipe do VerboAsk: Reúnam-se para dividir as tarefas. Definam quem serão os entrevistadores, especialistas, roteiristas, editores e gerentes de projeto.
- Planejamento do Talk Show: Definam os tópicos que serão abordados em cada entrevista: modo, tempo, voz, forma nominal, locução verbal. Criem um calendário de gravações, determinem os prazos e combinem horários para reuniões e gravações. Preparem um roteiro padrão para as entrevistas, mas permitam espaço para a improvisação e perguntas dos 'espectadores'.
- Produção do Conteúdo: Reúnam-se com os especialistas fictícios para alinhar os conceitos a serem discutidos. Preparem perguntas e pontos-chave para cada tópico, sabendo que o objetivo é ensinar de forma descontraída. Realizem as gravações, garantindo boa iluminação, áudio claro e estrutura adequada para a entrevista virtual.
- ✂️ Edição e Aperfeiçoamento: Utilizem ferramentas de edição de vídeo ou áudio para cortar partes desnecessárias, adicionar trilhas sonoras e efeitos visuais que mantenham o interesse do espectador. Realizem revisões para garantir que os conceitos estejam claros e entendíveis, conscientizando-se de eventuais necessidades de inclusão de legendas para audiência variada.
O Que Você Deve Entregar?
O que entregar?
Uma série de entrevistas em formato de vídeo ou podcast, que deve conter: Mínimo de 2 entrevistas feitas por semana cobrindo diferentes aspectos dos verbos (modo, tempo, voz, forma nominal, locução verbal). Cada episódio deve ter roteiro, perguntas preparadas e ser conduzido de forma interativa e educativa. Edições que incluam trilhas sonoras, efeitos e, se possível, legendas que destaquem conceitos chaves. Um canal específico (pode ser provisório) no YouTube ou uma plataforma acessível à turma para armazenar e compartilhar os vídeos e/ou podcasts.
Apresentação em sala de aula: Ao final do projeto, o grupo deve entregar uma compilação com todos os vídeos ou podcasts, um feedback do público 'imaginário' (solicitado a outros alunos ou amigos) e um relatório detalhado com reflexões e aprendizados.
E, claro, sempre mantenham a coerência, qualidade e o respeito no tom das entrevistas, mesclando criatividade com informação just like pros!
Atividade 3: Verbflix Apresenta: Séries de Videoaulas Épicas dos Verbos!
Descrição
Sejam bem-vindos ao mundo Verbflix, onde você e sua turma vão criar uma série digna de streaming, totalmente focada nos verbos! Nesse projeto, vocês irão produzir uma série digital composta por videoaulas super dinâmicas e engraçadas, explorando cada um dos tópicos de modo a tornar o aprendizado leve e divertido. Cada episódio terá um tema específico, cobrindo desde os modos verbais até locuções complexas, e será enriquecido com elementos que prendam a atenção de qualquer espectador. ✨
Materiais Necessários
- Celulares ou tablets com câmeras e microfones
- Acesso à internet
- Ferramentas de edição de vídeo (iMovie, Videopad, InShot, etc.)
- Plataformas de hospedagem de vídeo (YouTube, Vimeo, etc.)
- Aplicativos de apresentação (PowerPoint, Google Slides, Canva etc.)
- Cadernos e canetas para anotações e rascunhos
- Plataforma de compartilhamento de arquivos (Google Drive, OneDrive, etc.)
Passo a Passo
- Acertando os Detalhes: Reúnam-se para definir a estrutura da série, dividindo os temas a serem abordados em cada episódio entre os integrantes. Estabeleçam os prazos e responsabilidades.
- Planejamento e Roteiro: Cada subgrupo deve criar os roteiros para seus episódios, cuidando para que sejam didáticos, divertidos e informativos. Incluam cenas de exemplo, explicações claras e atividades interativas.
- Gravação dos Episódios: Utilizando celulares ou tablets, gravem as videoaulas seguindo os roteiros elaborados. Não esqueçam de usar um ambiente bem iluminado e garantir que o áudio esteja nítido. Se necessário, refaçam as cenas para garantir a melhor qualidade.
- ✂️ Edição e Produção: Usem aplicativos de edição para ajustar os vídeos. Adicionem elementos gráficos, interatividade, e trilhas sonoras que mantenham o interesse do espectador. Revertem o draft várias vezes até obterem o melhor resultado possível.
- Criação de Atividades Interativas: No final de cada videoaula, insiram atividades que incentivem a participação dos espectadores. Elaborem quizzes, enquetes, desafios de correção gramatical que abordem os temas tratados em cada episódio.
- ️ Promoção da Série: Criem banners ou flyers promocionais para cada episódio, contendo trechos ou teasers que instiguem a curiosidade dos espectadores. Utilizem plataformas como Canva para o design gráfico.
- Lançamento e Estreia Virtual: Configure uma 'estreia virtual' da série, convidando a turma e outros alunos para assistir aos episódios em um dia e horário determinados. Utilizem ferramentas como Google Meet, Zoom ou outra de videoconferência para anunciar e realizar o evento.
O Que Você Deve Entregar?
O que entregar?
Uma série digital composta de videoaulas, organizadas por temas: Mínimo de 6 episódios cobrindo modos verbais, tempos verbais, vozes verbais, formas nominais e locuções verbais. Cada episódio deve ter duração de 5 a 10 minutos e apresentar o conteúdo de forma educativa e divertida, utilizando elementos visuais, gráficos e interativos. Incluam atividades interativas ao final de cada episódio (quizzes, enquetes, desafios de correção de frase, etc.) para estimular a participação dos espectadores. Apresentem um banner/flyer promocional para cada episódio, incluindo teasers ou trechos curtos que despertem o interesse dos 'espectadores'.
Apresentação em sala de aula: Ao final do projeto, o grupo deverá organizar uma estreia virtual da série, convidando a turma e/ou outros alunos para assistir aos episódios e participar dos quizzes interativos.