Contextualização
Introdução
Ácidos carboxílicos são substâncias que possuem um grupo funcional carboxílico -COOH. São compostos orgânicos polarizados e possuem pontos de ebulição maiores que hidrocarbonetos e ésteres análogos, devido à sua habilidade em formar ligações de hidrogênio. Comumente, são encontrados em alimentos, plantas e animais, medicamentos, entre outros.
A nomenclatura de ácidos carboxílicos é essencial para identificar e classificar estes compostos. Seguem algumas regras: o nome do ácido é derivado do hidrocarboneto correspondente ao substituir o final "-o" do nome do hidrocarboneto pelo "-ico" do nome do ácido, precedido pelo determinante "ácido". Para ácidos com mais de uma carboxila, precisamos indicar a quantidade por prefixos: dicarboxílico para dois, tricarboxílico para três, etc.
Em relação à nomenclatura IUPAC (International Union of Pure and Applied Chemistry), deve-se dar prioridade ao grupo funcional carboxílico. Assim, o carbono da carboxila é considerado o carbono número 1 na numeração da cadeia principal do composto, e o nome termina em “-oico”, sem o termo “ácido”.
Importância dos Ácidos Carboxílicos
Os ácidos carboxílicos são essenciais na indústria química e farmacêutica por suas propriedades ácidas e suas reações. São utilizados na fabricação de polímeros, resinas, plásticos, detergentes, medicamentos, perfumes, corantes, entre outros.
No meio biológico, os ácidos carboxílicos têm várias funções, como a síntese de proteínas e a regulação do pH sanguíneo. Ácidos carboxílicos de cadeia longa, essencialmente, ácido palmitico (C16) e ácido esteárico (C18), são os principais componentes de gorduras e óleos animais.
Atividade Prática
Título da Atividade: Ácido Carboxílico - Nomenclatura em Ação
Objetivo do Projeto:
Esta atividade tem como objetivo principal proporcionar uma aprendizagem prática e divertida sobre a nomenclatura dos ácidos carboxílicos, promovendo o trabalho em equipe, a pesquisa e a criatividade.
Descrição Detalhada do Projeto:
Os alunos serão divididos em grupos de 3 a 5. Cada grupo será encarregado de pesquisar sobre diferentes ácidos carboxílicos, realizar os processos de nomenclatura e criar uma representação visual (um cartaz, uma apresentação digital, um modelo 3D, etc.) que mostre os processos de nomenclatura que eles aprenderam. Além disso, eles devem relacionar isto com aplicações práticas, demonstrando onde estes ácidos carboxílicos podem ser encontrados no dia a dia.
Cada grupo deverá apresentar seu trabalho para a turma ao final da semana, explicando o que aprenderam durante o processo e respondendo a perguntas dos colegas.
Materiais Necessários:
- Material para pesquisa (livros, sites confiáveis);
- Material para a criação da representação visual (papel, canetas, materiais de artesanato, software de apresentação, etc.).
Passo a Passo Detalhado:
- Dividir a turma em grupos de 3 a 5 alunos;
- Cada grupo deverá escolher ou ser designado para estudar diferentes ácidos carboxílicos;
- Os alunos irão pesquisar sobre sua nomenclatura, suas propriedades e onde são encontrados no cotidiano;
- Com as informações coletadas, cada grupo criará uma representação visual mostrando o processo de nomenclatura e as aplicações práticas do ácido carboxílico estudado;
- Ao final da semana, cada grupo apresentará seu trabalho para a turma, explicando o que aprenderam e respondendo a perguntas dos colegas.
Entregas do Projeto:
- Representação visual: Cada grupo deverá entregar sua representação visual no dia da apresentação. Ela deve mostrar claramente o processo de nomenclatura do ácido carboxílico estudado e suas aplicações práticas.
- Documento escrito: Após a apresentação, cada grupo deve entregar um documento escrito que contém uma Introdução (contextualizando o tema e o objetivo do projeto), Desenvolvimento (explicando a teoria da nomenclatura dos ácidos carboxílicos, detalhando a atividade realizada e apresentando os resultados), Conclusões (retomando pontos importantes, falando sobre o que aprenderam e concluindo o projeto) e Bibliografia (indicando as fontes de pesquisa utilizadas).
No documento escrito, deve ser evidente a colaboração de todos os membros do grupo, indicando o papel de cada aluno na realização do projeto. Além disso, o documento deve estar bem organizado, com ideias claras e coerentes, fazendo uso apropriado da linguagem científica.
O documento escrito e a representação visual irão complementar um ao outro. A representação visual mostrará de forma prática e visual o que foi aprendido, enquanto o documento escrito detalhará a teoria e o processo de aprendizagem, proporcionando um entendimento aprofundado da nomenclatura dos ácidos carboxílicos.