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Projeto: Agentes Secretos da Química: Uma Aventura com Haletos de Acila na Indústria Farmacêutica

Química

Original Teachy

'EM13CNT302'

Funções Orgânicas: Nomenclatura de Haleto de Acila

Contextualização

A Química Orgânica é um ramo fascinante da Química que lida com o estudo das moléculas que contêm carbono. Uma das classes de compostos orgânicos que você provavelmente não ouviu falar, mas que desempenha um papel significativo em muitas reações químicas, é o Haleto de Acila.

Haletos de acila são compostos orgânicos derivados de ácidos carboxílicos substituindo a função hidroxila (-OH) por uma função halogena (Cl, Br, I, F). Seus nomes geralmente têm a forma de "halo" seguido do nome do ácido carboxílico de origem, com a terminação -oila. Por exemplo, o ácido cloroetanoico produz cloreto de etanoíla sob condições corretas.

No entanto, estes nomes podem parecer estranhos mesmo para os estudantes que estão familiarizados com a nomenclatura IUPAC para compostos orgânicos. Mas não se preocupe, uma parte deste projeto será focada em desmistificar a nomenclatura dos haletos de acila!

E por que estamos estudando os haletos de acila, você pode perguntar? Bem, eles são usados em várias reações de acilação em química orgânica. Por exemplo, a reação de Friedel-Crafts, uma das mais importantes reações de acilação, usa um haleto de acila e um composto aromático para sintetizar cetonas aromáticas.

Os haletos de acila também desempenham um papel importante na indústria farmacêutica e são usados na produção de vários medicamentos. Isso nos leva à importante ligação entre a química e a medicina, demonstrando a aplicação direta do que estamos aprendendo no mundo real.

Portanto, não só aprenderemos química neste projeto, mas também teremos um vislumbre da indústria farmacêutica e veremos como os compostos químicos são usados na prática.

Atividade Prática

Título da Atividade:

"Haleto de Acila: Nomenclatura, Preparação e Aplicação na Indústria Farmacêutica"

Objetivo do Projeto

O objetivo deste projeto é que os alunos aprendam a nomear haletos de acila, entendam como eles são preparados e suas aplicações na indústria farmacêutica. Além disso, uma habilidade importante a ser desenvolvida é a comunicação efetiva de conceitos científicos complexos e resultados por meio da elaboração de um relatório bem estruturado.

Descrição Detalhada do Projeto

O projeto requer um grupo de 3-5 alunos para trabalhar em conjunto. O projeto deve durar pelo menos 12 horas de trabalho por aluno, divididas de acordo com a conveniência da equipe durante um período de duas semanas.

Parte 1: Nomenclatura

Os alunos devem estudar e compreender a nomenclatura dos haletos de acila. Para isso, eles deverão criar um "Guia de Nomenclatura dos Haletos de Acila", onde devem identificar e nomear 15 diferentes haletos de acila. Nesse guia, os alunos devem definir o haleto de acila, como eles são nomeados (regras de nomenclatura) e apresentar exemplos, juntamente com suas estruturas. Além disso, eles devem explicar as razões por trás das regras de nomenclatura.

Parte 2: Preparação

Os alunos devem investigar e entender como os haletos de acila são preparados a partir de ácidos carboxílicos. Eles devem ilustrar isso com pelo menos três exemplos, mostrando as reações químicas correspondentes.

Parte 3: Aplicação na Indústria Farmacêutica

Os alunos devem buscar informações sobre como os haletos de acila são usados na indústria farmacêutica. Eles devem encontrar pelo menos três exemplos de medicamentos comercialmente disponíveis que são sintetizados usando haletos de acila. Para cada exemplo, eles devem explicar o papel do haleto de acila na síntese do medicamento e discutir os benefícios do uso desse composto.

Materiais Necessários

  1. Acesso à internet para pesquisa.
  2. Livros de Química Orgânica.
  3. Software de desenho de estrutura química (por exemplo, ChemDraw ou softwares online gratuitos)

Passo a passo da Atividade

  1. Divida os alunos em grupos de 3-5.
  2. Cada grupo deve começar pesquisando sobre haletos de acila e sua nomenclatura.
  3. Os alunos devem compilar suas descobertas em um "Guia de Nomenclatura dos Haletos de Acila".
  4. Em seguida, os alunos devem estudar a preparação dos haletos de acila e ilustrar com exemplos.
  5. Finalmente, os alunos devem investigar a aplicação dos haletos de acila na indústria farmacêutica, dando exemplos específicos de medicamentos.
  6. Todas as informações coletadas durante o projeto devem ser consolidadas em um relatório.

Entregas do Projeto

Cada grupo deve entregar:

  1. Um "Guia de Nomenclatura dos Haletos de Acila", que será um entregável separado.
  2. Um relatório que incluirá:
  • Introdução: Uma visão geral do projeto, incluindo objetivos e a relevância dos haletos de acila.
  • Desenvolvimento: Aqui, os alunos devem discutir a teoria dos haletos de acila, a forma como eles são preparados e suas aplicações na indústria farmacêutica. Eles também devem detalhar o processo que seguiram para realizar o projeto, incluindo desafios encontrados e como os superaram.
  • Conclusões: Aprendizados e conclusões do projeto.
  • Bibliografia: Fontes de pesquisa.

O relatório deve refletir o trabalho do grupo como um todo, demonstrando a colaboração e a divisão equitativa de trabalho entre os membros do grupo. Ele deve estar bem estruturado e deve fornecer uma discussão clara e coerente dos conceitos e resultados apresentados.

Dessa forma, a atividade prática do projeto se conecta com a redação do relatório. A pesquisa e discussão do grupo sobre a nomenclatura, preparação e aplicação dos haletos de acila formam a base para a redação do relatório. Além disso, o relatório permite que os alunos demonstrem suas habilidades de comunicação e síntese, apresentando informações complexas de maneira clara e compreensível.

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