Entrar

Projeto: Amidas: Desvendando a Nomenclatura

Química

Original Teachy

'EM13CNT302'

Funções Orgânicas: Nomenclatura de Amida

Contextualização

Amidas, no universo da Química Orgânica, são compostos de grande importância e bastante interessantes, oriundos da substituição de um ou mais hidrogênios do amoníaco (NH3) por grupos carbônicos (R-CO). Elas são caracterizadas pela presença do grupo funcional -CONH2 e são amplamente utilizadas em várias indústrias, como a têxtil, de polímeros e farmacêutica.

A nomenclatura de tais compostos segue regras da IUPAC (Union of Pure and Applied Chemistry) e é um ponto chave para a compreensão e estudo das amidas. É essa nomenclatura que determina a forma como os compostos são nomeados, organizados e identificados, auxiliando cientistas e estudantes do mundo todo a se comunicar de forma eficiente e precisa.

Embora a química orgânica possa parecer complexa e até assustadora, estudar as amidas e suas nomenclaturas é uma maneira fantástica de desmistificar e compreender esse universo. É uma excelente forma de perceber como a linguagem e a organização são fundamentais para nossa interação com o mundo e como a ciência cria suas próprias linguagens e sistemas para facilitar o estudo e a compreensão da realidade à nossa volta.

Importância das Amidas

As amidas são de grande importância industrial e científica. Elas são usadas na produção de uma variedade de produtos, desde tecidos e polímeros até medicamentos. Por exemplo, o Nylon, um polímero muito utilizado na indústria têxtil, é uma amida. No campo da medicina, várias amidas são utilizadas como fármacos em tratamentos médicos, como o paracetamol, um dos analgésicos mais usados no mundo.

Além disso, algumas amidas estão presentes em nosso próprio corpo, atuando em processos biológicos fundamentais. A ureia, por exemplo, é uma amida que nosso corpo produz para eliminar o excesso de nitrogênio. Compreender as amidas e a forma como nomeamos e estruturamos essas moléculas pode nos dar uma nova perspectiva sobre o funcionamento de nossa própria biologia.

Atividade Prática

Título da Atividade: "Amidas: Desvendando a Nomenclatura"

Objetivo do Projeto

Explorar a nomenclatura das amidas, entender como ela é estruturada e aplicá-la na nomeação de compostos reais e fictícios, desenvolvendo um catálogo de amidas e suas aplicações, além de apresentarem uma exposição didática para a classe.

Descrição Detalhada do Projeto e Materiais Necessários

O projeto será realizado em grupos de 3 a 5 alunos e terá duração de um mês. Cada grupo será responsável por desenvolver um catálogo de amidas, onde cada componente será responsável por uma seção do catálogo.

O catálogo deve ser dividido nas seguintes seções:

  1. Amidas Simples: Compostos com apenas uma amida no grupo funcional.
  2. Amidas Complexas: Compostos com múltiplas amidas como grupo funcional.
  3. Amidas em Medicamentos: Exemplos de medicamentos que contêm amidas em suas estruturas químicas.
  4. Amidas na Indústria: Exemplos de aplicações industriais das amidas.

Para cada seção, os alunos deverão pesquisar exemplos de compostos, suas estruturas e funções, e como sua nomenclatura é feita. Eles também devem incluir imagens e diagramas para tornar o catálogo visualmente atrativo e informativo.

Materiais necessários:

  1. Livros de Química Orgânica (para referência e pesquisa).
  2. Acesso à internet (para pesquisa avançada e verificação de informações).
  3. Programas de edição (Microsoft Word, Google Docs, ou similares) para a criação do catálogo.

Passo a Passo Detalhado

  1. Formação dos grupos e divisão das tarefas: Os alunos devem formar grupos de 3 a 5 componentes e cada componente será responsável por uma seção do catálogo.

  2. Pesquisa e Coleta de Informações: Cada aluno deve pesquisar amidas relacionadas à sua seção, coletar dados sobre nome, estrutura, função e aplicação.

  3. Redação do Catálogo: Os alunos devem redigir suas seções em forma de texto informativo, incluindo todas as informações coletadas. Eles também devem incluir imagens, diagramas e, se possível, exemplos de onde a amida pode ser encontrada ou como é utilizada.

  4. Revisão e Montagem do Catálogo Final: Uma vez que todas as seções estejam prontas, os alunos devem juntá-las para formar o catálogo final. Eles também devem revisar todo o material para garantir sua correção e coesão.

  5. Apresentação: Cada grupo deve preparar uma exposição sobre o catálogo, para apresentar e explicar as informações coletadas à classe.

  6. Escrita do Relatório: Após a conclusão da atividade prática, os alunos devem escrever um relatório detalhando todo o processo de criação do catálogo, desde a pesquisa inicial até a apresentação final. O relatório deve seguir o formato indicado anteriormente: Introdução, Desenvolvimento, Conclusão e Bibliografia.

Entregas do Projeto

Ao final do projeto, os grupos devem entregar:

  1. O catálogo digital de amidas, contendo as diferentes seções e todas as informações coletadas.
  2. Uma apresentação sobre o trabalho, explicando e discutindo os pontos principais do catálogo.
  3. Um relatório escrito, detalhando o processo de criação do catálogo, desde a pesquisa inicial, a formação do catálogo, até a apresentação final. O relatório deve seguir os seguintes passos:
    • Introdução: Contextualizar a nomenclatura das amidas e sua relevância, além de explicar o objetivo do projeto.
    • Desenvolvimento: Descrever a teoria por trás da nomenclatura das amidas, a atividade realizada, a metodologia utilizada e os resultados obtidos.
    • Conclusão: Retomar os principais pontos do trabalho, expor os aprendizados obtidos e as conclusões finais sobre o projeto.
    • Bibliografia: Indicar as fontes utilizadas no trabalho.

Os alunos serão avaliados não apenas pelo conteúdo do catálogo e do relatório, mas também por sua habilidade de trabalhar em equipe, gerenciar tempo e recursos, e comunicar suas descobertas.

Iara Tip

DICA DA IARA

Precisa de materiais para apresentar o tema do projeto em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais prontos sobre esse tema! Jogos, slides, atividades, vídeos, planos de aula e muito mais...

Quem viu esse projeto também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies