Contextualização
A Química Orgânica é uma subdisciplina dentro da Química que estuda os compostos de carbono e suas reações, como sua estrutura molecular, suas propriedades físicas e químicas, seus compostos e derivados. No âmbito da Química Orgânica, nossa atenção se volta para um grupo particular de compostos: as cetonas.
As cetonas são compostos químicos caracterizados por possuir um grupo funcional chamado grupo cetônico, composto por um átomo de carbono duplamente ligado a um átomo de oxigênio e ligado a dois átomos de carbono. Em termos de nomenclatura, as cetonas são geralmente nomeadas substituindo a terminação "-o" do hidrocarboneto de onde deriva por "-ona". Assim, a molécula de propano (C3H8) ao ser transformada em cetona se torna propanona (C3H6O), mais conhecida como acetona.
A nomenclatura das cetonas é importante porque nos permite identificar rapidamente as características estruturais desses compostos e entender como eles responderão a diferentes reações. Além disso, a nomenclatura correta dos compostos orgânicos é essencial para que a comunicação científica possa ocorrer de forma clara e sem ambiguidades.
As cetonas possuem grande relevância em diversas áreas, tanto em processos biológicos, quanto em aplicações industriais. No nosso organismo, por exemplo, as cetonas desempenham um papel importante: quando há falta de carboidrato, nosso corpo, para obter energia, passa a produzir corpos cetônicos através da lipólise, processo no qual os triglicerídeos armazenados no tecido adiposo são quebrados liberando ácidos graxos e glicerol.
Fora do organismo, a cetona mais conhecida, a acetona, é utilizada em larga escala pela indústria. Ela serve como solvente para inúmeros produtos, incluindo tintas, vernizes, lacas e adesivos, e é um componente chave na fabricação de plásticos, fibras, medicamentos e outros produtos químicos.
Para se aprofundar mais no assunto, sugerimos algumas fontes confiáveis:
- Livro: McMurry, J. "Química Orgânica". 8. ed. Cengage Learning, 2011.
- Site: Brasil Escola: Cetonas
- Site: Mundo Educação: Cetonas
Atividade Prática - "Codinome: Cetona"
Objetivo do projeto
O objetivo deste projeto é aprofundar o entendimento dos alunos sobre a nomenclatura das cetonas e sua importância na indústria e em processos biológicos. Os alunos deverão trabalhar em grupo, aprimorando habilidades de colaboração, comunicação e gerenciamento de tempo.
Descrição detalhada do projeto
A atividade será divida em duas partes principais: uma pesquisa sobre a aplicação de uma cetona escolhida pelo grupo, denominada "Codinome: Cetona", e a criação de um material didático sobre a nomenclatura das cetonas.
Parte 1: Codinome: Cetona
Os alunos, divididos em grupos de 3 a 5, deverão escolher uma cetona de interesse e realizar uma pesquisa detalhada sobre essa cetona. Eles devem investigar a aplicação dessa cetona no cotidiano, na indústria, na medicina, nos processos biológicos, e outros campos relevantes.
Parte 2: Material Didático sobre Nomenclatura de Cetonas
Enquanto a pesquisa da Parte 1 está em andamento, o grupo também deve desenvolver um material didático que explique a nomenclatura das cetonas. Esse material pode ser um pôster, um slide digital, uma animação ou qualquer formato que o grupo ache interessante. O material deve incluir exemplos práticos da nomenclatura da cetona escolhida na "Codinome: Cetona".
Os alunos são encorajados a serem criativos e a utilizar recursos digitais em suas apresentações. Além disso, o material didático deve ser claro, preciso e engajante, propiciando o aprendizado de outros colegas de classe sobre o tema.
Materiais necessários
- Acesso à internet para pesquisa
- Programa de edição de slides (PowerPoint, Google Slides, etc.) ou qualquer outro software que o grupo decida utilizar para criar o material didático.
Passo a passo detalhado para a realização da atividade
- Formação dos grupos de 3 a 5 alunos.
- Escolha de uma cetona para ser o tema central do projeto "Codinome: Cetona".
- Realização de uma pesquisa aprofundada sobre a cetona escolhida, com o objetivo de entender sua aplicação no cotidiano, na indústria, na medicina, e em outros campos relevantes.
- Paralelamente à pesquisa, o grupo deve começar a trabalhar no material didático sobre a nomenclatura das cetonas.
- Finalização do material didático, incluindo exemplos práticos da nomenclatura da cetona escolhida na "Codinome: Cetona".
- Preparação de uma apresentação que detalha a pesquisa realizada e o material didático construído.
Entregas do projeto
1. Relatório escrito
Após a conclusão da atividade prática, os alunos devem preparar um relatório que contemple os quatro tópicos principais: Introdução, Desenvolvimento, Conclusões e Bibliografia utilizada.
Na Introdução, o relatório deve contextualizar o tema, sua relevância e aplicação no mundo real, bem como o objetivo deste projeto.
No Desenvolvimento, o relatório deve fazer uma exposição da teoria por trás do tema central do projeto (Cetonas e sua Nomenclatura), explicar a atividade em detalhes, indicar a metodologia utilizada e por fim apresentar e discutir resultados obtidos.
Na Conclusão, o relatório deve retomar seus pontos principais, explicitando os aprendizados obtidos e as conclusões retiradas sobre o projeto.
Na Bibliografia, o relatório deve indicar as fontes em que se basearam para trabalhar no projeto, como livros, páginas da web, vídeos, etc.
2. Apresentação do Projeto
Os grupos devem fazer um agendamento para apresentar o projeto para a classe. A apresentação deve incluir uma explanação da pesquisa conduzida e a demonstração do material didático criado. A apresentação deve durar cerca de 10 a 15 minutos, seguida de uma sessão de perguntas e respostas.