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Projeto: Explorando Séries Orgânicas

Química

Original Teachy

'EM13CNT302'

Introdução a Química Orgânica: Séries Orgânicas

Contextualização

As séries orgânicas, tópico central deste projeto, são fundamentalmente importantes para o avanço da química e possuem aplicações práticas diversas. Ao estudá-las, entenderemos melhor o funcionamento de compostos orgânicos que encontramos em nosso dia a dia, como os combustíveis, plásticos e até mesmo os alimentos que consumimos!

Em termos teóricos, uma série orgânica é um conjunto de compostos que possuem a mesma função química e a mesma diferença de massa molar entre seus componentes consecutivos. Elas se dividem majoritariamente em três categorias: homólogas, isólogas e heterólogas. As séries homólogas são compostas por compostos que têm a mesma função química, como alcoóis, ácidos carboxílicos, etc. As isólogas são compostas por compostos de funções químicas diferentes, mas com mesmo número de átomos de carbono. Já as heterólogas são formadas por compostos de funções químicas diferentes e mesmo número de átomos de hidrogênio.

Importância das séries orgânicas e suas aplicações

As séries orgânicas são importantíssimas para a química, pois a partir delas conseguimos prever propriedades físicas e químicas dos compostos, como ponto de ebulição e solubilidade. Além disso, elas são utilizadas como referência em diversos processos industriais, desde a produção de medicamentos até a fabricação de plásticos e combustíveis.

No setor de energia, por exemplo, são utilizados os alcanos, conjunto de hidrocarbonetos que fazem parte da série homóloga dos parafínicos, que são usados na fabricação de gasolina e gás natural. No setor alimentício, a série homóloga dos ácidos carboxílicos é utilizada na produção de vinagre, já que ela é composta por compostos como o ácido acético. Na indústria de medicamentos, algumas drogas também são baseadas em séries orgânicas, como os anti-inflamatórios não esteroidais, que fazem parte da série homóloga dos ácidos carboxílicos.

Atividade Prática

Título da Atividade: "Explorando Séries Orgânicas"

Objetivo do Projeto

Investigar as diferentes séries orgânicas (homólogas, isólogas, heterólogas) identificando a estrutura de seus compostos, suas propriedades e aplicações práticas.

Descrição do Projeto

Os grupos de alunos terão que pesquisar diferentes séries orgânicas, identificando seus compostos, propriedades e usos práticos em diferentes setores da indústria. Uma parte importante do projeto será a criação de um mini-catalogo contendo cada serie e seus respectivos compostos, propriedades físico-químicas e suas aplicabilidade.

Materiais Necessários

  1. Livros didáticos de Química.
  2. Acesso à internet para pesquisa.

Passo a Passo

  1. Formação de grupos de 3 a 5 alunos.

  2. Sorteio de uma série orgânica (homóloga, isóloga ou heteróloga) para cada grupo.

  3. Pesquisa sobre a série orgânica sorteada:

    a. Identificação dos compostos que compõem a série.

    b. Levantamento das propriedades físicas e químicas desses compostos.

    c. Identificação das aplicações práticas desses compostos na indústria.

  4. Elaboração de um "mini-catalogo" com as informações coletadas sobre a série orgânica.

  5. Redação do relatório de projeto contendo Introdução, Desenvolvimento, Conclusões e Bibliografia.

  6. Apresentação oral do trabalho para a turma.

  7. Submissão do relatório e do "mini-catalogo" criado.

Entregas do Projeto

Mini-catalogo

O mini-catalogo deverá conter uma descrição detalhada da série orgânica pesquisada, incluindo seus compostos, propriedades físicas e químicas e usos práticos na indústria.

Relatório de Projeto

O relatório deve seguir o seguinte formato:

Introdução

Os alunos devem contextualizar o tema, explicar a relevância das séries orgânicas e a importância de sua aplicação no mundo real, bem como o objetivo deste projeto.

Desenvolvimento

Os alunos devem descrever a teoria por trás das séries orgânicas, explicar a atividade realizada em detalhes, incluindo a metodologia de pesquisa utilizada e apresentar e discutir os resultados de sua investigação.

Conclusão

Os alunos devem concluir o trabalho retomando os pontos-chave, explicitando os aprendizados obtidos e as conclusões retiradas sobre o projeto.

Bibliografia

Os alunos devem indicar as fontes que utilizaram durante o projeto como livros, páginas da web, vídeos, etc.

O relatório e o mini-catalogo são complementares, onde um descreve em detalhes o trabalho realizado, enquanto o outro é um produto concreto desse trabalho. Esses dois documentos, juntos, servirão para avaliar a compreensão dos alunos sobre as séries orgânicas, bem como suas habilidades de pesquisa, colaboração e comunicação.

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