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Projeto: Introdução a Química Orgânica: Classificação dos Carbonos | Metodologia Digital | Projeto

Química

Original Teachy

'EM13CNT302'

Introdução a Química Orgânica: Classificação dos Carbonos

Objetivos

- Dominar a classificação dos átomos de carbono como primários, secundários, terciários e quaternários.

- Reconhecer e identificar os diferentes tipos de carbonos em diversas estruturas químicas.

- Aplicar conceitos de Química Orgânica em contextos digitais e redes sociais.

- Colaborar em grupo para a criação de conteúdos digitais educativos sobre a classificação dos carbonos.

Você Sabia?

1.  Sabia que a cafeína, que mantém você acordado, é composta por carbonos primários e secundários? Isso ajuda a explicar por que é uma molécula tão 'ligada no 220V'!

2.  Curiosidade total: o diamante que brilha na lâmpada e na joia é composto por carbonos quaternários! Significa que cada átomo de carbono está ligado a quatro outros átomos de carbono, formando a estrutura mais dura que conhecemos! 

3.  Maconha, lanterna! Alerta química! Sabia que os compostos orgânicos responsáveis pelo cheiro da grama cortada (chamados aldeídos) têm carbonos primários e secundários? Quem diria que química seria tão cheirosa!

Contextualizando

Imagine se a vida fosse um grande jogo de tabuleiro, onde cada átomo de carbono tivesse seu próprio papel especial. Na Química Orgânica, classificar esses carbonos é crucial para entender como as moléculas se comportam e reagem. Pense nos átomos de carbono como os personagens de um RPG, onde cada um tem suas próprias habilidades e influências importantes na 'storyline' das moléculas! 

‍ Classificar carbonos pode parecer complicado, mas na verdade é como identificar os colegas de classe: há o novato meio tímido (carbono primário), o amigo de todos (carbono quaternário), os que têm parzinhos (carbono secundário) e o popular (carbono terciário). Cada um tem seu papel especial e juntos formam as estrelas dos compostos orgânicos!

Por que isso é importante? Bem, entender esses tipos de carbono nos ajuda a prever as propriedades das moléculas, desde o funcionamento de remédios até a criação de novos materiais. Por exemplo, a maneira como se ligam pode afetar a dureza, a solubilidade e até o ponto de fusão das substâncias. Saber classificar esses átomos é como ter o superpoder de prever o comportamento de super-heróis químicos em diferentes situações! 隸‍♀️隸‍♂️

Atividade 1: Expedição em Realidade Aumentada: Explorando os Carbonos

Descrição

Neste projeto, vocês irão criar uma experiência de realidade aumentada (RA) que permitirá às pessoas explorarem diferentes compostos orgânicos e classificarem os carbonos dentro dessas moléculas. A atividade conectará as propriedades dos carbonos com o mundo real diretamente nos seus smartphones ou tablets, tudo isso de uma maneira interativa e divertida! Ao final, vocês terão criado uma aplicação que poderá ser usada por outros colegas para aprender Química Orgânica de uma forma totalmente inovadora e engajante.

Materiais Necessários

- Smartphones ou tablets

- Acesso à internet

- Aplicativos de Realidade Aumentada (AR) como CoSpaces Edu ou Metaverse

- Papéis e canetas para esboços

- Computadores com software de edição gráfica (opcional)

- Materiais de referência sobre Química Orgânica

Passo a Passo

  • Formem subgrupos dentro da turma para dividir as tarefas e garantir que todos estejam envolvidos na criação do projeto.
  • Escolham os compostos orgânicos que irão trabalhar. Pesquisem suas estruturas e classifiquem os tipos de carbonos presentes em cada molécula.
  • Desenhem esboços das moléculas e anotem os tipos de carbonos (primário, secundário, terciário e quaternário) presentes em cada uma delas.
  • Utilizando os aplicativos de Realidade Aumentada (RA) CoSpaces Edu ou Metaverse, sigam tutoriais disponíveis online para criar modelos interativos das moléculas escolhidas.
  • Adicionem informações interativas sobre os tipos de carbonos em cada ponto da molécula utilizando a RA. Por exemplo, ao clicar em um carbono específico, deverá aparecer uma descrição com sua classificação e propriedades.
  • Envolvam-se na utilização de imagens, anotações e até pequenos vídeos curtinhos para enriquecer a experiência de RA.
  • Testem a aplicação em seus próprios dispositivos móveis para garantir que todas as funcionalidades estejam operando corretamente.
  • Realizem ajustes e aprimoramentos conforme necessário, recolhendo feedback de colegas e professores durante o processo.
  • Uma vez finalizada, apresentem a experiência de RA para toda a turma, explicando o raciocínio por trás de suas escolhas e os desafios enfrentados durante o desenvolvimento.
  • Disseminem a aplicação criada para outros colegas e professores, permitindo que todos possam explorar e aprender usando a tecnologia de RA.

O Que Você Deve Entregar?

O entregável deste projeto será uma aplicação de Realidade Aumentada (RA) totalmente interativa e acessível através de smartphones ou tablets. A aplicação deverá incluir diferentes compostos orgânicos e permitirá aos usuários explorar e aprender sobre os tipos de carbonos (primários, secundários, terciários e quaternários) presentes em cada molécula. Os alunos deverão criar uma apresentação em vídeo (no máximo 10 minutos) explicando como a aplicação foi desenvolvida, quais ferramentas foram utilizadas, o processo de criação e os conceitos químicos abordados. O vídeo deverá ser enviado através de uma plataforma de compartilhamento, como Google Drive ou YouTube, juntamente com um link para a aplicação de RA.

Atividade 2: Carbonos Explorados: Criando um Podcast Científico

Descrição

Neste projeto, vocês irão se tornar podcasters científicos! A tarefa é criar uma série de episódios de podcast explorando a classificação dos carbonos em compostos orgânicos. Cada episódio será uma aventura sonora que irá mergulhar nos diferentes tipos de carbonos (primários, secundários, terciários e quaternários), combinando informações científicas detalhadas, histórias empolgantes e entrevistas fictícias com especialistas. Envolvam música, efeitos sonoros e toda a criatividade de vocês para tornar a ciência acessível e divertida! Ao final, vocês terão um podcast educativo que pode ser compartilhado com toda a escola.

Materiais Necessários

- Smartphones ou gravadores de áudio

- Computadores com software de edição de áudio (pode ser gratuito, como Audacity)

- Fones de ouvido

- Acesso à internet

- Papéis e canetas para anotações

- Biblioteca de sons (pode ser sites gratuitos como FreeSound)

- Materiais de referência sobre Química Orgânica

Passo a Passo

  1. Formem subgrupos dentro da turma para coordenar a pesquisa, roteiro, gravação e edição de cada episódio.
  2. Pesquisem sobre a química orgânica, focando na classificação dos carbonos. Reúnam informações essenciais e curiosidades para enriquecer os episódios.
  3. Desenvolvam um roteiro para cada episódio. Considerem incluir uma narrativa envolvente, entrevistas fictícias (como se vocês fossem repórteres científicos) e informações educativas.
  4. Gravem o áudio dos episódios utilizando smartphones ou gravadores. Vocês podem gravar entrevistas, explicações e até dramatizações relacionadas aos tipos de carbonos.
  5. Utilizem softwares de edição de áudio para combinar as gravações com efeitos sonoros e trilha sonora. Utilizem recursos gratuitos online para obter sons adicionais.
  6. Editem cada episódio meticulosamente, garantindo que o áudio esteja claro e envolvente. Adicionem músicas de fundo e efeitos sonoros para tornar a experiência mais dinâmica.
  7. Realizem uma revisão dos episódios criados, pedindo feedback de colegas e professores, e façam os ajustes necessários.
  8. Exportem os episódios finalizados em formato MP3 e façam o upload para uma plataforma de podcast ou Google Drive.
  9. Preparem uma apresentação final ao vivo onde cada grupo explicará o processo de criação do seu episódio: desde a pesquisa e desenvolvimento do roteiro até a gravação e edição.
  10. Compartilhem os episódios com a escola, colegas e familiares! Tornem o aprendizado acessível para todos utilizando a mídia divertida do podcast.

O Que Você Deve Entregar?

O entregável deste projeto será uma série de episódios de podcast (mínimo de 4 episódios, cada um com 5 a 10 minutos) que expliquem a classificação dos carbonos de forma clara, informativa e divertida. Cada episódio deverá abordar um tipo de carbono (primário, secundário, terciário e quaternário) e incluir elementos como entrevistas fictícias, efeitos sonoros e trilha sonora. Os episódios deverão ser editados e exportados em formato MP3 e compartilhados através de uma plataforma de podcast ou Google Drive, com uma apresentação final ao vivo para a turma explicando o processo de criação.

Atividade 3: Interatividade Molecular: Escape Room Virtual dos Carbonos

Descrição

Prepare-se para uma aventura emocionante: eu apresento a criação de um 'Escape Room' virtual focado na Química Orgânica e, especificamente, na classificação dos carbonos. Neste projeto, vocês irão desenhar e programar jogos e desafios que os usuários devem resolver para escapar de salas virtuais, cada uma delas apresentando perguntas e enigmas relacionados aos diferentes tipos de carbonos: primário, secundário, terciário e quaternário. A atividade irá envolver trabalho em equipe, criatividade e aplicação prática de conteúdos químicos em um formato dinâmico e ultra-moderno. Ao final, vocês terão criado um jogo educativo e desafiador que pode ser compartilhado e jogado por toda a escola.

Materiais Necessários

- Computadores ou tablets com acesso à internet

- Software de criação de jogos e quizzes (como Genially, Google Forms, ou plataformas de escape room online)

- Papéis e canetas para esboços

- Materiais de referência sobre Química Orgânica

- Ferramentas de comunicação online (como Google Meet ou Zoom) para coordenação do projeto

Passo a Passo

  1. Dividam a turma em subgrupos responsáveis por diferentes aspectos do Escape Room (design de salas, criação de perguntas, programação, etc.).
  2. Pesquisem sobre a classificação dos carbonos e coletem informações e curiosidades que podem ser transformadas em desafios e perguntas.
  3. Desenhem esboços das salas virtuais e planejem os desafios que os jogadores precisam resolver para avançar para a próxima sala.
  4. Utilizem softwares de criação de jogos e quizzes como Genially ou plataformas de escape room online para construir as salas virtuais.
  5. Programem os desafios e perguntas em cada sala, garantindo que eles estejam focados na classificação dos carbonos e que sejam interativos e envolventes.
  6. Envolvam elementos multimídia como imagens, vídeos e áudios para tornar as salas mais dinâmicas e interessantes.
  7. Testem o 'Escape Room' entre os grupos para garantir que os desafios estão claros e que o jogo é divertido e educativo.
  8. Realizem ajustes com base no feedback dos testes e melhorem as salas e os desafios conforme necessário.
  9. Criem um guia em formato PDF explicando os conceitos químicos abordados em cada sala e o processo de desenvolvimento do Escape Room.
  10. Hospedem o 'Escape Room' em uma plataforma acessível online e compartilhem o link com outros alunos e professores.
  11. Preparem uma apresentação final explicando o projeto, os desafios enfrentados e os aprendizados obtidos, mostrando como a classificação dos carbonos foi aplicada de maneira inovadora e interativa.

O Que Você Deve Entregar?

O entregável deste projeto será um 'Escape Room' virtual totalmente interativo, desenvolvido pela turma. O jogo deverá incluir múltiplas salas virtuais, cada uma contendo desafios e perguntas focadas na classificação dos carbonos (primário, secundário, terciário e quaternário). Além disso, os alunos deverão criar um guia em formato PDF explicando os conceitos químicos abordados e como as salas e os desafios foram desenvolvidos. O Escape Room deverá ser hospedado em uma plataforma acessível online e compartilhado com a escola, permitindo que outros alunos e professores joguem e aprendam através desta experiência interativa.

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