Contextualização
Introdução Teórica
A Sociologia é uma disciplina que se dedica à análise das nossas sociedades e suas complexidades. Dentre seus vastos campos de estudo estão inclusos conceitos como Sociedade, Ideologia e Cultura, que se inter-relacionam e se desdobram em inúmeras temáticas e debates.
A Sociedade, em uma compreensão ampla, é definida pela agrupação de indivíduos que compartilham de um mesmo espaço geográfico, organizam-se em torno de estruturas políticas e mantém relações sociais, partilhando de aspectos culturais comuns. Temos aí, então, o conceito de Cultura, que pode ser entendida como o conjunto de manifestações humanas (artísticas, linguísticas, religiosas, etc.) que são aprendidas e compartilhadas dentro de um grupo social.
Já a Ideologia, de acordo com o pensamento marxista, é entendida como um conjunto de ideias, crenças e valores que têm a função de ocultar as relações de poder presentes em uma sociedade, naturalizando-as. É importante notar que este é apenas um dos olhares possíveis sobre o que é Ideologia, cumprindo a nós explorar também outras perspectivas.
Contextualização
No mundo contemporâneo esses conceitos se mostram cada vez mais relevantes. Vivemos em sociedades cada vez mais globalizadas, onde as culturas entram em constante contato e diálogo (ou conflito). Simultaneamente, atravessamos um momento onde a circulação de ideologias é intensa, em boa parte por conta das facilidades trazidas pelas tecnologias de informação e comunicação.
Ao compreender estes conceitos e suas inter-relações é possível refletir mais criticamente sobre nossa realidade, desenvolvendo posicionamentos mais embasados e conscientes. Este projeto propõe, então, um olhar aprofundado sobre Sociedade, Ideologia e Cultura através do desenvolvimento de atividades práticas e debates que nos permitirão mergulhar nesses tópicos.
Materiais de Apoio
Sugiro as seguintes fontes para aprofundamento do tema:
- Livro: "Sociedade e Cultura: uma introdução", de Clifford Geertz. Este livro é uma excelente introdução à compreensão da Cultura dentro da perspectiva antropológica.
- Artigo: "A noção de Ideologia de Marx a Althusser", de Flávia Tojal, disponível na Revista de Ciências Humanas (link). Este artigo apresenta um panorama histórico de como o conceito de Ideologia foi entendido e utilizado por diferentes pensadores.
- Videoaula: "Sociedade", disponível no canal do Youtube "Leitura ObrigaHISTORIA" (link). Esta videoaula apresenta o conceito de Sociedade de maneira clara e didática.
Atividade Prática
Título da Atividade: Em busca da Identidade: Um Documentário Sociocultural
Objetivo da Atividade:
O objetivo principal deste projeto é possibilitar a exploração prática e crítica dos conceitos de Sociedade, Cultura e Ideologia. Para isso, espera-se que os alunos sejam capazes de investigar esses conceitos em um contexto real, analisando as diversas manifestações culturais presentes na sociedade e as ideologias que as permeiam.
Descrição Detalhada do Projeto:
Os grupos deverão produzir um documentário de curta-metragem (15-20 minutos) intitulado "Em busca da Identidade", que investigue a cultura local e como a ideologia influencia a vida social e cultural.
Eles deverão pesquisar e incluir no documentário os seguintes pontos:
- Características distintas da sociedade local (história, demografia, economia, política, etc.)
- Manifestações culturais (arte, gastronomia, música, tradições, etc.)
- Ideologias presentes e como se refletem na cultura e na sociedade
- Impacto da globalização na sua cultura local
- Entrevistas com membros da sociedade local: de diferentes gerações, ocupações, e classes sociais.
Materiais Necessários:
- Câmera de vídeo ou smartphone com bom recurso de gravação de vídeo.
- Computador com software de edição de vídeo.
- Acesso à Internet para pesquisas e referências.
- Caderno para anotações de campo e planejamento do documentário.
Passo-a-Passo Detalhado:
Para auxiliar na organização do trabalho, sugiro que o projeto seja dividido em etapas, cada uma contemplando determinado número de horas a serem dispendidas pelos alunos:
1. Pesquisa Preliminar (4 horas):
- Defina um plano de pesquisa que inclua os principais aspectos da cultura e sociedade local a serem investigados.
- Busque fontes primárias e secundárias sobre a história e cultura local.
2. Planejamento do Documentário (4 horas):
- Decida quais aspectos da pesquisa serão focados no documentário.
- Organize uma linha do tempo para o documentário, incluindo os pontos que se deseja abordar e em que ordem eles aparecerão.
3. Filmagem (10 horas):
- Realize entrevistas com membros da comunidade local.
- Capture imagens de lugares, eventos ou objetos culturais importantes.
- Documente as manifestações culturais e sociais observadas.
4. Edição do Documentário (10 horas):
- Utilize o software de edição de vídeo para montar o documentário, incluindo as filmagens, a narração e a trilha sonora.
5. Redação do Documento Escrito (8 horas):
- Elabore um relatório detalhado contendo Introdução, Desenvolvimento, Conclusões e Bibliografia.
Entregas do Projeto:
Como resultado deste projeto, os alunos devem entregar:
- Um documentário de curta-metragem (15 a 20 minutos de duração) que explore os conceitos de Sociedade, Cultura e Ideologia na localidade escolhida.
- Um relatório escrito em que expliquem a teoria por trás dos conceitos de Sociedade, Cultura e Ideologia, detalhem o processo de realização do documentário (incluindo metodologia, dificuldades encontradas, soluções adotadas), discutam os resultados obtidos e as conclusões tiradas a partir do projeto.
- Introdução: Descreva a relevância do projeto, tendo como pano de fundo o contexto escolar e a comunidade local e explicite o objetivo do projeto.
- Desenvolvimento: Faça um resumo dos conceitos trabalhados, explique detalhadamente o processo de criação do documentário, justificando as escolhas feitas e discuta os resultados obtidos.
- Conclusão: Finalize o trabalho retomando seus pontos principais, elencando os aprendizados e reflexões decorrentes do projeto.
- Bibliografia: Liste todas as referências teóricas e fontes de pesquisa usadas para o desenvolvimento do projeto.
Lembrem-se que este é um projeto que exige tanto habilidades técnicas quanto socioemocionais. Organização, cooperação em grupo, respeito às diferenças, empatia, criatividade e pensamento crítico são competências que serão desenvolvidas e avaliadas.