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Plano de aula de Criação de Artes na Comunidade

Artes

Original Teachy

'EF15AR05'

Criação de Artes na Comunidade

Objetivos (5 minutos)

  1. Objetivo Principal

    • Fomentar o entendimento dos alunos sobre como as artes são criadas, fazendo-os reconhecer diferentes técnicas, ferramentas e processos criativos.
  2. Objetivo Principal

    • Proporcionar aos alunos experiências práticas de criação em artes visuais, oferecendo oportunidades para trabalhar de maneira individual e também coletiva, incentivando o trabalho em equipe e a colaboração.
  3. Objetivo Principal

    • Estimular nos alunos a capacidade de apreciar e valorizar diferentes formas de arte, além de desenvolver uma consciência sobre o papel da arte e do artista na comunidade.

Objetivos Secundários

  • Incentivar a criatividade e a expressão individual dos alunos, permitindo que eles explorem suas ideias e sentimentos através da criação artística.

  • Fomentar a apreciação da arte local, sensibilizando os alunos sobre a importância da arte na cultura e na identidade da sua comunidade.

  • Desenvolver habilidades de comunicação e expressão, permitindo que os alunos comuniquem suas ideias e emoções através da arte.

  • Criar um ambiente de aprendizagem divertido e envolvente em que os alunos possam explorar sua criatividade enquanto aprendem sobre a criação de arte.

Introdução (10 - 15 minutos)

  1. Revisão de Conteúdo Anterior

    • O professor irá relembrar os alunos dos conceitos básicos de arte que foram abordados em aulas anteriores, como as diferentes formas de arte (pintura, escultura, desenho, etc.) e as principais ferramentas utilizadas na criação artística (pincéis, tintas, papel, etc.).
  2. Situações Problema

    • O professor propõe duas situações-problema para iniciar a discussão sobre o tema. A primeira situação: "Imagine que vocês foram convidados para criar um mural na parede de nossa escola. Qual seria o tema de seu mural e quais materiais vocês usariam para criar essa obra?". A segunda situação: "Se você fosse criar uma escultura para o parque da nossa cidade, qual seria o material que você usaria e por quê?".
  3. Contextualização

    • O professor enfatiza a importância da arte na comunidade, mencionando exemplos de como a arte é usada para expressar a cultura local, para embelezar espaços públicos e para comunicar mensagens importantes. Exemplos práticos podem incluir murais de rua locais, esculturas em parques e exposições de arte na biblioteca da comunidade.
  4. Introdução ao Tópico

    • O professor introduz o tópico da aula, explicando que os alunos aprenderão sobre o processo de criação de arte e terão a oportunidade de experimentar a criação de suas próprias obras de arte. Duas curiosidades podem ser compartilhadas neste momento para captar a atenção dos alunos: "Você sabia que muitos artistas famosos, como Picasso e Van Gogh, começaram a pintar quando eram crianças, assim como vocês?" e "Você sabia que algumas das pinturas mais famosas do mundo, como a Mona Lisa e A Noite Estrelada, levaram meses para serem concluídas?".

Desenvolvimento (20 - 25 minutos)

  1. Apresentação da Teoria

    • O professor deve iniciar essa etapa apresentando aos alunos os principais pontos da teoria da criação de arte. Deve ser dito que a criação artística envolve três etapas principais: a concepção da ideia, a preparação dos materiais e a própria criação da arte.

    • Concepção da Ideia (5 - 10 minutos)

      • O professor deve explicar que o artista primeiramente precisa ter uma ideia ou um tema para a sua obra de arte. Às vezes, essa ideia vem de coisas que o artista vê ao seu redor, de seus sentimentos, ou de algo que quer expressar. O professor pode fazer perguntas aos alunos para ajudá-los a entender como esse processo funciona. Por exemplo, "Se você fosse pintar um quadro sobre seu lugar favorito, como ele seria?" ou "Se você pudesse desenhar seus sentimentos, como eles se pareceriam?".
    • Preparação dos Materiais (5 - 10 minutos)

      • Em seguida, o professor deve explicar que, uma vez que a ideia ou o tema foi escolhido, o artista deve preparar os materiais de que precisa. Isso pode incluir o papel ou a tela em que a arte será feita, as tintas ou os lápis de cor que serão usados, e quaisquer outros materiais necessários. O professor pode mostrar alguns exemplos de diferentes tipos de materiais artísticos e explicar como eles são usados.
    • Criação da Arte (10 - 15 minutos)

      • Por último, o professor deve explicar que, uma vez que a ideia foi concebida e os materiais preparados, o artista pode começar a criar sua obra de arte. Isso pode envolver desenhar, pintar, esculpir, ou qualquer outro método de criação. O professor pode realizar uma demonstração simples, como desenhar um pequeno desenho na lousa, para mostrar esse processo aos alunos.
  2. Prática Guiada

    • Uma vez que a teoria foi apresentada, é hora dos alunos colocarem o que aprenderam em prática. O professor deve dividir os alunos em pequenas equipes e fornecer a cada equipe uma variedade de materiais de arte. Cada equipe deve ser desafiada a criar uma obra de arte que represente algo sobre sua comunidade.

    • O professor deve circular pela sala, orientando os alunos e respondendo a quaisquer perguntas que possam surgir. É importante que o professor encoraje os alunos a experimentar diferentes técnicas e materiais e a trabalhar juntos como uma equipe.

    • Ao final desta etapa, cada equipe deve apresentar sua obra de arte para a turma, explicando o que ela representa e como eles a criaram. O professor deve juntar todas as obras de arte em uma "galeria" na sala de aula, para que todos os alunos possam apreciá-las.

  3. Reflexão (5 - 10 minutos)

    • Depois que todas as equipes apresentaram suas obras de arte, o professor deve conduzir uma discussão em classe sobre o que os alunos aprenderam. Ele pode fazer perguntas como: "O que você descobriu sobre a criação de arte?" ou "Como você se sentiu trabalhando em equipe para criar uma obra de arte?".

    • Esta etapa serve para consolidar o que os alunos aprenderam durante a aula, ajudá-los a refletirem sobre suas experiências e estimular a apreciação da arte na comunidade.

Retorno (5 - 10 minutos)

  1. Discussão em Grupo

    • O professor deve promover uma discussão em grupo entre todos os alunos sobre as soluções ou conclusões encontradas por cada equipe. Esta é uma oportunidade para os alunos compartilharem suas experiências e ideias com a turma. O professor pode fazer perguntas direcionadas para estimular a discussão, tais como: "O que mais chamou sua atenção na obra de arte criada por outra equipe?" e "Quais foram os desafios que sua equipe encontrou durante o processo de criação e como vocês os superaram?".
  2. Conexão entre Teoria e Prática

    • Em seguida, o professor deve verificar o que foi aprendido com as atividades em grupo. Para isso, ele pode perguntar aos alunos como a atividade se conecta com a teoria que foi apresentada no início da aula. Por exemplo, ele pode perguntar: "Como as etapas de criação de arte que discutimos no início da aula se aplicam ao que vocês fizeram na atividade?" e "Quais materiais vocês escolheram usar e por que eles foram adequados para a obra de arte que vocês estavam criando?".
  3. Reflexão Individual

    • Por último, o professor deve propor que os alunos reflitam por um minuto sobre o que aprenderam na aula. Ele pode fazer isso fazendo duas perguntas simples: "O que você aprendeu hoje que acha que será útil para você no futuro?" e "Como essa atividade de criação de arte influenciou a maneira como você vê a arte na sua comunidade?".

    • O professor pode optar por dar aos alunos um tempo para refletirem silenciosamente sobre essas perguntas antes de compartilharem suas respostas, ou pode pedir que escrevam suas respostas em um pedaço de papel para entregar ao professor no final da aula.

    • Esta etapa de reflexão individual permite que os alunos internalizem o que aprenderam e considerem como podem aplicar esses aprendizados em suas vidas fora da sala de aula.

  4. Avaliação

    • O professor pode concluir a aula recolhendo os trabalhos artísticos criados pelos alunos e avaliando-os com base em critérios previamente estabelecidos, tais como a originalidade da ideia, a habilidade técnica demonstrada, a utilização efetiva dos materiais e a clareza da representação da comunidade. Esta avaliação deve ser feita de forma construtiva, com o objetivo de encorajar os alunos a continuarem explorando a criação de arte e aprimorando suas habilidades artísticas.

    • Além disso, o professor pode avaliar de forma informal o nível de participação e engajamento dos alunos durante a discussão em grupo e a reflexão individual, observando se todos os alunos contribuíram com suas ideias e se mostraram receptivos às ideias de seus colegas.

Conclusão (5 - 10 minutos)

  1. Resumo dos Conteúdos

    • O professor deve iniciar a conclusão resumindo os principais pontos da aula. Ele deve relembrar os alunos sobre as três etapas da criação de arte: concepção da ideia, preparação dos materiais e a criação em si.

    • Também deve enfatizar a importância do trabalho em equipe e da colaboração na criação de arte, conforme experimentado na atividade prática. Além disso, é importante ressaltar o valor da arte na comunidade e como ela pode expressar a cultura local e embelezar espaços públicos.

  2. Conexão entre Teoria, Prática e Aplicações

    • Em seguida, o professor deve explicar como a aula conectou a teoria da criação de arte, a prática da atividade em equipe e as aplicações da arte na comunidade.

    • Ele pode dizer, por exemplo, que a teoria ajudou os alunos a entenderem o processo de criação de arte, a prática permitiu que eles experimentassem esse processo e a discussão sobre a arte na comunidade mostrou como a arte tem um papel importante na expressão da cultura e na beleza dos espaços públicos.

  3. Materiais Extras

    • O professor pode sugerir alguns materiais extras para os alunos que queiram aprofundar seus conhecimentos sobre o tema da aula. Isso pode incluir livros sobre arte, sites de museus que oferecem visitas virtuais, ou vídeos de artistas criando suas obras.

    • Ele pode, por exemplo, recomendar o livro "Arte para Crianças" de Dorling Kindersley, que apresenta um panorama das artes visuais de maneira lúdica e acessível; o site do Museu de Arte de São Paulo (MASP), que possui um acervo digital disponível para visitação virtual; e o canal do YouTube "Art for Kids Hub", que oferece tutoriais de desenho para crianças.

  4. A Importância do Assunto

    • Por fim, o professor deve explicar a importância do tema da aula para o dia a dia dos alunos. Ele pode mencionar, por exemplo, que entender o processo de criação de arte pode ajudá-los a apreciar mais as obras de arte que veem em museus, escolas e espaços públicos.

    • Além disso, ele pode dizer que praticar a criação de arte pode ajudar os alunos a expressarem seus sentimentos e ideias de maneira criativa. E que a discussão sobre a arte na comunidade pode incentivá-los a valorizar a arte local e a participar de atividades artísticas em sua comunidade.

  5. Encerramento

    • O professor deve encerrar a aula agradecendo a participação de todos e reforçando o convite para que continuem explorando o mundo da arte, seja criando suas próprias obras, seja apreciando as obras de outros artistas. Ele pode lembrar que a arte é uma forma de comunicação e expressão que está ao alcance de todos, e que cada um pode contribuir com sua própria visão e criatividade para enriquecer a arte da sua comunidade.
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