Entrar

Plano de aula de Características Físicas Humanas

Ciências

Original Teachy

'EF01CI04'

Características Físicas Humanas

Objetivos (5 - 10 minutos)

  1. Explorar o conceito e a diversidade de características físicas humanas, incluindo cor de pele, tipo de cabelo, altura, cor dos olhos, entre outros, proporcionando uma compreensão básica de genética e hereditariedade.
  2. Desenvolver habilidades de observação e descrição, incentivando os alunos a identificarem e descreverem suas próprias características físicas e as de seus colegas de classe.
  3. Promover o respeito e a valorização da diversidade humana, enfatizando que, embora todos sejamos diferentes fisicamente, ainda somos todos seres humanos e merecemos respeito e valorização.

Objetivos Secundários:

  • Fomentar a curiosidade e o interesse pela ciência, utilizando exemplos do dia a dia para explicar conceitos científicos.
  • Incentivar a participação ativa e a colaboração entre os alunos, através de discussões em grupo e atividades práticas.
  • Desenvolver habilidades de pensamento crítico, incentivando os alunos a perguntarem e a buscarem respostas para suas próprias perguntas.

Introdução (10 - 15 minutos)

  1. Relembrar conteúdos necessários: O professor inicia a aula relembrando os alunos sobre a importância da diversidade no mundo, abordando temas como diversidade animal e vegetal, já previamente estudados. O objetivo aqui é estabelecer uma relação entre a diversidade na natureza e a diversidade humana, preparando o terreno para o novo tópico.

  2. Situações-problema:

    • O professor pode perguntar aos alunos se eles já se perguntaram por que algumas pessoas têm cabelos cacheados e outras lisos, ou por que algumas pessoas são mais altas e outras mais baixas. Esta abordagem irá estimular a curiosidade dos alunos e incentivá-los a pensar sobre as características físicas humanas.
    • Outra situação que pode ser levantada é perguntar aos alunos se eles já perceberam que algumas famílias têm características físicas semelhantes, como a cor dos olhos ou a forma do nariz. Isso pode levar a uma discussão preliminar sobre hereditariedade.
  3. Importância do assunto: O professor deve enfatizar que entender as características físicas humanas e a diversidade entre as pessoas é muito importante para promover o respeito e a valorização das diferenças. Além disso, este tópico também é essencial para introduzir os conceitos básicos de genética, que são fundamentais para o estudo da ciência.

  4. Ganhar a atenção dos alunos:

    • O professor pode começar a aula mostrando uma série de fotos de pessoas de diferentes partes do mundo, com diferentes características físicas, e perguntar aos alunos o que eles observam. Isso certamente vai chamar a atenção deles e despertar sua curiosidade.
    • Outra maneira de atrair a atenção dos alunos é compartilhando curiosidades sobre características físicas humanas, como por exemplo, o fato de que todos os seres humanos compartilham 99,9% do mesmo DNA, ou que a cor dos olhos é determinada por uma combinação de dois genes.

Desenvolvimento (20 - 25 minutos)

O professor fará a exploração dos tópicos através de discussões, observações e atividades práticas, sempre incentivando os alunos a pensar criticamente e a participar ativamente.

  1. Características Físicas Humanas (10 - 15 minutos):

    • Explicação conceitual: O professor começará explicando que as características físicas são as diferenças que podemos observar entre as pessoas, como a cor da pele, cor e tipo de cabelo, cor dos olhos, altura, tipo físico etc. Essas diferenças nos tornam únicos, mas ao mesmo tempo fazem parte do que nos une como espécie humana.

    • Observação e descrição: O professor poderá solicitar aos alunos que observem um ao outro e descrevam as características físicas que notam. Isso pode ser feito de modo geral, sem individualizar os alunos, e mantendo sempre um ambiente de respeito e de diversidade.

  2. Genética e Hereditariedade (5 - 10 minutos):

    • Explicação conceitual: Seguindo a discussão sobre as características físicas humanas, o professor introduzirá os conceitos básicos de genética e hereditariedade. Como estes são conceitos mais complexos, isso será feito de maneira simplificada, explicando que nossas características físicas são determinadas por "instruções" que recebemos dos nossos pais, chamadas genes.

    • Observação e pergunta: O professor poderá perguntar se os alunos notam semelhanças entre seus colegas e seus pais. Isso pode levar a uma discussão divertida e interessante sobre a hereditariedade, permitindo que os alunos vejam como os conceitos científicos se aplicam à sua própria vida.

  3. Diversidade Humana e Respeito às Diferenças (5 - 10 minutos):

    • Explicação e Discussão: O professor apresentará e enfatizará a importância da diversidade humana, lembrando aos alunos que, embora sejamos todos diferentes fisicamente, ainda somos todos seres humanos e merecemos respeito. Ele pode trazer contextos e figuras conhecidas que incentivam a valorização das diferenças e questionar os alunos sobre como eles acreditam que devemos tratar uns aos outros em função dessas diferenças. Oferecer exemplos de preconceito e discriminação para discutir como evitar essas atitudes também é essencial.
  4. Encerramento da Parte teórica:

    • Resumo: No final desta seção, o professor irá resumir os conceitos que foram discutidos, reafirmando a relação entre características físicas, genética e hereditariedade. Deve-se também lembrar os alunos da importância do respeito às diferenças e da diversidade humana.

Nota: A abordagem deve ser adequada ao nível do aluno do 1º ano do Ensino Fundamental, garantindo que o conteúdo seja apresentado de maneira simples e clara. O professor deve estar sempre atento às reações e perguntas dos alunos, esclarecendo quaisquer dúvidas que eles possam ter.

Retorno (10 - 15 minutos)

  1. Revisão em Grupo (5 - 7 minutos):

    • O professor reúne toda a classe para uma discussão em grupo. Neste momento, cada aluno, ou grupo de alunos, tem a oportunidade de compartilhar o que observaram e aprenderam sobre as características físicas humanas e a diversidade que existe entre nós.
    • O professor deve promover um ambiente de respeito durante esta discussão, reforçando a ideia de que todas as características físicas são únicas e especiais, e que a diversidade é algo a ser celebrado.
    • O professor pode incentivar os alunos a compartilharem exemplos de como perceberam a hereditariedade em suas próprias famílias, com base na discussão anterior sobre genética. Isso permite aos alunos verem como os conceitos científicos se aplicam à sua própria vida.
  2. Conexão com a Teoria (2 - 3 minutos):

    • O professor, após ouvir os alunos, faz uma ligação entre as observações e discussões realizadas pelos alunos e o conteúdo teórico que foi ensinado.
    • Por exemplo, se um aluno mencionar que ele e seu irmão têm a mesma cor de olhos que seu pai, o professor pode relembrar a classe sobre a hereditariedade e como os genes dos pais influenciam as características físicas dos filhos.
  3. Reflexão sobre o Aprendizado (3 - 5 minutos):

    • Para finalizar a aula, o professor deve encorajar os alunos a refletirem sobre o que aprenderam. Pode fazer isso através de duas perguntas simples:
      1. O que você descobriu hoje sobre as características físicas humanas que você não sabia antes?
      2. Como o que aprendemos hoje sobre a diversidade humana pode nos ajudar a ser mais respeitosos e valorizar mais as diferenças?
    • O professor pode pedir aos alunos para pensar sobre essas perguntas por um minuto e, em seguida, compartilhar suas respostas com a classe. Esta é uma maneira eficaz de avaliar o entendimento dos alunos sobre o tópico e reforçar os conceitos-chave aprendidos durante a aula.

Ao final da aula, o professor pode reafirmar a importância de valorizar e respeitar a diversidade humana, e encorajar os alunos a continuarem explorando e fazendo perguntas sobre o mundo ao seu redor.

Conclusão (5 - 10 minutos)

  1. Revisão e Recapitulação (2 - 3 minutos):

    • O professor encerra a aula recapitulando os pontos principais abordados. Revisará os conceitos de características físicas humanas, genética e hereditariedade, e a importância de respeitar e valorizar a diversidade humana.
    • O professor deve reforçar a ideia de que, apesar de todas as nossas diferenças físicas, todos somos seres humanos e merecemos respeito e valorização.
  2. Conexão com a Prática e Aplicações (2 - 3 minutos):

    • O professor pode compartilhar como a aula conectou a teoria, a prática e as aplicações, ressaltando como a observação, a descrição e a discussão foram usadas para explorar a teoria de maneira prática.
    • O professor pode explicar como os conceitos aprendidos aplicam-se ao dia a dia dos alunos, como, por exemplo, o respeito e a valorização da diversidade humana em suas interações diárias.
  3. Materiais Extras (1 - 2 minutos):

    • O professor pode sugerir livros, vídeos e sites que os alunos possam usar para aprender mais sobre características físicas humanas, genética e hereditariedade.
    • Por exemplo, livros infantis que celebram a diversidade, vídeos educacionais sobre genética para crianças, ou sites interativos que permitem aos alunos explorar mais sobre hereditariedade.
  4. Importância do Assunto (1 - 2 minutos):

    • Para finalizar, o professor deve ressaltar a relevância do conteúdo aprendido para a vida cotidiana dos alunos, explicando como a compreensão e o respeito pela diversidade humana são fundamentais para a convivência harmoniosa na sociedade.
    • O professor pode também mencionar como o conhecimento básico sobre genética e hereditariedade pode despertar o interesse dos alunos pela ciência, e como isso pode influenciar suas futuras escolhas de carreira e estudos.

Ao final da aula, o professor deve reforçar a mensagem de que, apesar de todas as nossas diferenças físicas, todos somos seres humanos e merecemos respeito e valorização. Ele deve encorajar os alunos a continuarem explorando e fazendo perguntas sobre o mundo ao redor deles, reforçando assim o amor pelo aprendizado e a curiosidade científica.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies