Entrar

Plano de aula de Características Físicas Humanas

Ciências

Original Teachy

'EF01CI04'

Características Físicas Humanas

Objetivos (5 - 10 minutos)

  1. Compreender o conceito de características físicas humanas:

    • Ajudar os alunos a entender que as características físicas humanas são as diferenças que nos tornam únicos, tais como cor de pele, cor dos olhos, tipo de cabelo, altura e outros.
  2. Reconhecer a diversidade no aspecto físico humano:

    • Ensinar aos alunos que apesar de todas as nossas diferenças físicas, somos todos seres humanos e que essa diversidade é o que torna a humanidade única e interessante.
  3. Promover o respeito às diferenças:

    • Instruir os alunos a respeitar as diferenças físicas e a valorizar a diversidade, reforçando a ideia de que todas as pessoas são únicas e especiais, independentemente de suas características físicas.

Introdução (10 - 15 minutos)

  1. Revisão de Conteúdos Anteriores:

    • O professor inicia a aula relembrando brevemente o conteúdo de ciências que os alunos aprenderam sobre o corpo humano em termos gerais. Reforçando a ideia de que todos somos humanos e compartilhamos características semelhantes, como ter dois olhos, um nariz, uma boca, etc.
  2. Situações Problema:

    • O professor apresenta aos alunos duas situações problema que levam ao desenvolvimento da teoria:
      • Situação 1: O professor mostra uma foto de uma sala de aula com várias crianças. Pede aos alunos para observar a foto e perguntar se eles veem alguma diferença nas crianças.
      • Situação 2: O professor conta uma história sobre dois amigos que são muito diferentes fisicamente. Um é alto e tem cabelos loiros e olhos azuis, enquanto o outro é baixo, tem cabelos castanhos e olhos castanhos. Apesar dessas diferenças, ambos são ótimos amigos.
  3. Contextualização do Assunto:

    • O professor ressalta a importância do respeito às diferenças físicas, mencionando exemplos do dia a dia dos alunos, como por exemplo, as diferenças entre os colegas de sala. Explica que é normal e saudável haver diversidade entre as pessoas e que isso não deve ser motivo para tratar alguém de maneira diferente.
  4. Introdução do Tópico com Curiosidades:

    • O professor introduz o tópico com duas curiosidades para captar a atenção dos alunos:
      • Curiosidade 1: Pergunta aos alunos se sabem que cada pessoa tem uma impressão digital única no mundo. Explica que, mesmo que sejamos parecidos com nossos pais ou irmãos, ninguém tem a mesma impressão digital que a nossa.
      • Curiosidade 2: Informa aos alunos que mesmo os gêmeos idênticos, apesar de terem a mesma aparência, possuem diferenças que os tornam únicos, como por exemplo, suas digitais e suas personalidades.

Desenvolvimento (20 - 25 minutos)

  1. Jogo das Características Físicas:

    • O professor formará grupos de até 5 alunos e, juntos, eles vão ter que criar um personagem. Cada grupo receberá um envelope contendo características físicas (cabelo castanho, olhos verdes, alto, baixo etc) e eles terão que sortear uma característica para o rosto, outra para o corpo e assim por diante até que o personagem do grupo esteja completo.
    • Após a criação, o professor pedirá para cada grupo apresentar o seu personagem para toda a classe descrevendo as características físicas sorteadas. Esta atividade permite que os alunos se familiarizem com as várias diferenças físicas que existem entre as pessoas e como essas características tornam cada pessoa única.
  2. Teatro de Bonecos:

    • O professor trará bonecos que mostrem diversas características físicas (altos, baixos, morenos, loiros, com e sem deficiências físicas). Os alunos, divididos em grupos, precisarão criar um diálogo entre os bonecos ressaltando que independente das diferenças físicas, todos podem ser amigos e se respeitar.
    • Depois de um tempo preparando, cada grupo demonstrará sua cena de bonecos para a classe. Esse exercício pretende simbolizar o respeito à diversidade das características físicas humanas.
  3. Mural da Diversidade:

    • O professor trará revistas para a sala de aula. Em grupos, os alunos são orientados a recortar fotos de pessoas de todas as formas, cores e tamanhos diferentes. Com esses recortes, cada grupo irá produzir um mural na sala de aula que represente a diversidade das características físicas humanas.
    • Após a criação dos murais, cada grupo vai apresentar seu mural para a classe e explicar os diferentes tipos de características físicas que escolheram. Isso vai ajudar os alunos a identificar e apreciar nossas diversas características físicas, e também a valorizar e respeitar a diversidade.

Essas são sugestões de atividades e o professor pode escolher qualquer uma delas ou até mesmo combiná-las, dependendo do tempo disponível e do nível de entendimento da turma referente ao tópico. Essas atividades foram projetadas para serem divertidas e envolventes, incentivando os alunos a aprenderem enquanto brincam e interagem uns com os outros.

Retorno (10 - 15 minutos)

  1. Discussão em Grupo:

    • O professor deve reunir a classe para uma discussão em grupo sobre as atividades realizadas. Cada grupo terá a oportunidade de compartilhar o que aprendeu, as soluções ou conclusões que encontraram e como se sentiram durante o processo.
    • O professor pode fazer perguntas para estimular a discussão, como: "O que vocês acharam das características do personagem que criaram?" ou "Como se sentiram ao representar diferentes características físicas no teatro de bonecos?". Essas perguntas buscam encorajar os alunos a refletir sobre as atividades e expressar suas opiniões.
  2. Conexão com a Teoria:

    • O professor deve perguntar aos alunos como eles conectam as atividades que realizaram com a teoria que aprenderam. Ou seja, como as atividades ajudaram a entender melhor as características físicas humanas e a valorizar a diversidade.
    • O professor pode fazer perguntas como: "Quais características físicas vocês escolheram para o mural e por quê?" ou "Como vocês se sentiram representando bonecos com características físicas diferentes?". Essas perguntas têm como objetivo ajudar os alunos a criar conexões entre a teoria e a prática, reforçando o aprendizado.
  3. Reflexão:

    • Finalmente, o professor deve encorajar os alunos a refletirem sobre o que aprenderam na aula. Para isso, pode propor que os alunos fechem os olhos por um minuto e pensem nas respostas para duas perguntas:
      1. "O que você aprendeu hoje sobre as características físicas humanas e a diversidade?"
      2. "Por que você acha importante respeitar as diferenças físicas entre as pessoas?"
    • Depois de um minuto, o professor pode pedir para alguns alunos compartilharem suas respostas. Essa atividade final de reflexão é essencial para consolidar o aprendizado e encorajar os alunos a aplicarem o que aprenderam na aula em suas vidas diárias.

Este retorno é uma parte crucial da aula, pois permite ao professor avaliar o entendimento dos alunos sobre o tópico abordado e reforçar os conceitos importantes. Além disso, promove a reflexão, o pensamento crítico e a expressão individual dos alunos.

Conclusão (5 - 10 minutos)

  1. Resumo da Aula:

    • O professor recapitula os principais pontos de aprendizado da aula, reforçando a compreensão das características físicas humanas e a importância da diversidade e do respeito às diferenças. Ele pode fazer isso por meio de um quadro resumo ou uma revisão oral, perguntando aos alunos para lembrar e compartilhar o que aprenderam.
  2. Conexão da Teoria com a Prática:

    • O professor deve destacar como as atividades práticas da aula, como a criação de personagens com características físicas diversas, o teatro de bonecos e o mural da diversidade, contribuíram para a compreensão da teoria. Ele pode perguntar aos alunos como essas atividades ajudaram a entender melhor o conceito de características físicas humanas e a importância da diversidade e do respeito às diferenças.
  3. Sugestões de Materiais Complementares:

    • O professor pode sugerir aos alunos materiais extras para estudo em casa, como livros infantis que abordam a diversidade e o respeito às diferenças, sites educativos com atividades interativas sobre o tema, e vídeos educativos. O objetivo é proporcionar aos alunos recursos que possam aprofundar seu conhecimento e compreensão do assunto.
  4. Importância do Assunto para o Dia a Dia:

    • Para encerrar, o professor deve ressaltar a relevância do tema estudado para a vida cotidiana dos alunos. Ele pode explicar que a compreensão e o respeito às características físicas humanas são fundamentais para a convivência harmoniosa em sociedade, para a formação de um ambiente escolar saudável e para o desenvolvimento de relações interpessoais respeitosas. Além disso, pode destacar que o respeito às diferenças é um valor importante que contribui para a formação do caráter e da cidadania dos alunos.

Essa conclusão é uma etapa crucial para encerrar a aula, pois ajuda a consolidar o aprendizado dos alunos, a estabelecer conexões entre a teoria e a prática, a incentivar o estudo independente e a destacar a relevância do tema para a vida cotidiana dos alunos. Além disso, reforça a ideia de que a sala de aula é um espaço de aprendizado, respeito e valorização da diversidade.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies