Entrar

Plano de aula de Escalas de Tempo Atividades Diárias

Ciências

Original Teachy

'EF01CI05'

Escalas de Tempo Atividades Diárias

Plano de Aula | Metodologia Teachy | Escalas de Tempo Atividades Diárias

Palavras ChaveEscalas de Tempo, Atividades Diárias, Metodologia Digital, Interatividade, Curiosidade, Pesquisa, Gamificação, Planejamento, Rotina, Tecnologia, Scratch, Redes Sociais, Feedback, Colaboração
Materiais NecessáriosCelulares ou tablets com acesso à internet, Aplicativos de edição de vídeo e imagem, Computadores com acesso à plataforma Scratch, Materiais para apresentação (projetor, tela), Pistas digitais para Caça ao Tesouro (links de vídeos, artigos, imagens)
Códigos BNCCEF01CI05: Identificar e nomear diferentes escalas de tempo: os períodos diários (manhã, tarde, noite) e a sucessão de dias, semanas, meses e anos.; EF01CI06: Selecionar exemplos de como a sucessão de dias e noites orienta o ritmo de atividades diárias de seres humanos e de outros seres vivos.
Ano Escolar1º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaCiências
Unidade TemáticaTerra e Universo

Objetivos

Duração: 10 - 15 minutos

A finalidade desta etapa é proporcionar uma visão clara sobre o que será aprendido durante a aula, estabelecendo objetivos precisos que guiarão o processo de ensino e aprendizagem. Isso permitirá que tanto o professor quanto os alunos mantenham o foco nos principais aspectos do tema, garantindo um entendimento completo e contextualizado sobre a distribuição do tempo e as atividades diárias.

Objetivos principais:

1. Compreender a distribuição do tempo ao longo do dia e identificar as principais partes do dia (manhã, tarde, noite).

2. Relacionar diferentes atividades cotidianas com os períodos do dia em que elas ocorrem.

Objetivos secundários:

  1. Desenvolver a habilidade de organizar sequências temporais simples.
  2. Estimular a capacidade de planejar e descrever rotinas diárias.

Introdução

Duração: 15 - 20 minutos

A finalidade desta etapa é estabelecer um contexto inicial para o tema da aula, utilizando elementos da realidade digital dos alunos para engajá-los de maneira ativa e participativa. Ao buscar fatos interessantes sobre o tema, os alunos estarão exercitando a curiosidade e a pesquisa, além de começar a refletir sobre a distribuição do tempo em suas próprias vidas e em outras culturas. O debate inicial com perguntas chave ajudará a consolidar o conhecimento prévio e preparar o terreno para as atividades práticas que se seguirão, promovendo uma compreensão mais profunda e contextualizada do tema.

Aquecendo

Para iniciar a aula, introduza o tema 'Escalas de Tempo nas Atividades Diárias' de maneira simples e envolvente. Explique aos alunos que, assim como em um jogo de computador ou em uma rede social, nosso dia é dividido em diferentes 'fases' ou 'períodos'. Cada um desses períodos é preenchido com atividades específicas que realizamos. Em seguida, peça aos alunos que utilizem seus celulares para buscar um fato interessante sobre como diferentes culturas ao redor do mundo organizam o seu tempo diário. Isso incentivará a curiosidade e a pesquisa individual, conectando o tema com a realidade digital dos alunos.

Reflexões Iniciais

1. Quais são os principais períodos do dia?

2. Que atividades vocês fazem de manhã, à tarde e à noite?

3. Como vocês acham que outras culturas organizam suas atividades diárias?

4. Como o uso do celular e das redes sociais pode interferir na organização do nosso tempo?

5. Por que é importante organizar as atividades ao longo do dia?

Desenvolvimento

Duração: 60 - 75 minutos

A finalidade desta etapa é proporcionar um aprendizado prático e interativo sobre a distribuição do tempo ao longo do dia e como as diferentes atividades se encaixam em cada período. Ao utilizar metodologias digitais e tecnológicas, os alunos poderão engajar-se de maneira criativa e colaborativa, reforçando o conteúdo de forma lúdica e contextualizada.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 - Diário Digital: Influenciadores do Tempo! 

> Duração: 60 - 70 minutos

- Objetivo: Capacitar os alunos a entenderem a distribuição do tempo ao longo do dia através da criação de uma narrativa digital, utilizando ferramentas que fazem parte do seu cotidiano.

- Descrição: Os alunos se dividirão em grupos e criarão posts em forma de 'stories' para uma rede social fictícia, onde compartilharão um dia típico de suas vidas, destacando as atividades que realizam em diferentes partes do dia (manhã, tarde, noite). Cada grupo pode utilizar aplicativos de edição de vídeo e imagem para tornar seus 'stories' mais interessantes e interativos.

- Instruções:

  • Divida os alunos em grupos de no máximo 5 pessoas.

  • Explique que cada grupo deve criar uma sequência de 'stories' para uma rede social fictícia, mostrando um dia típico em suas vidas.

  • Utilize aplicativos de edição de vídeo e imagem para criar os 'stories'.

  • Cada 'story' deve representar um período do dia (manhã, tarde, noite) e as atividades realizadas nesse período.

  • Incentive a criatividade, usando emojis, filtros e músicas populares.

  • Após a criação, cada grupo apresentará sua sequência para a turma.

  • Promova uma discussão sobre como diferentes atividades se encaixam em diferentes partes do dia e como o uso do celular pode influenciar na organização do tempo.

Atividade 2 - Caça ao Tesouro Digital: Explorando o Tempo ⏰

> Duração: 60 - 70 minutos

- Objetivo: Estimular a pesquisa, a curiosidade e o trabalho em equipe, utilizando a metodologia digital para reforçar o entendimento sobre a distribuição do tempo e as atividades diárias.

- Descrição: Os alunos participarão de uma 'Caça ao Tesouro Digital', onde resolverão enigmas relacionados à distribuição do tempo e às atividades cotidianas. Cada pista levará a um recurso online (vídeo, imagem, artigo) que ajudará a entender melhor como organizamos nosso dia.

- Instruções:

  • Divida os alunos em grupos de no máximo 5 pessoas.

  • Explique que a atividade é uma 'Caça ao Tesouro Digital' que testa o conhecimento sobre a distribuição do tempo ao longo do dia.

  • Forneça a primeira pista, que leva a um recurso online (por exemplo, um vídeo sobre a importância de organizar a manhã).

  • Os alunos devem resolver o enigma, acessar o recurso e extrair as informações necessárias para obterem a próxima pista.

  • Cada pista subsequente levará a diferentes recursos (imagens, artigos, blogs, etc.) que abordam outros períodos do dia.

  • O grupo que resolver todos os enigmas e encontrar o 'tesouro' primeiro, vence.

  • Promova uma conversa final sobre o que aprenderam sobre a distribuição de atividades ao longo do dia.

Atividade 3 - Gamificação: Jornada do Tempo 

> Duração: 60 - 70 minutos

- Objetivo: Familiarizar os alunos com conceitos básicos de programação enquanto reforçam o entendimento sobre a distribuição do tempo e as atividades diárias.

- Descrição: Os alunos criarão um jogo simples no Scratch, onde o objetivo é organizar as atividades do personagem ao longo do dia. Eles deverão programar o personagem para realizar ações específicas em diferentes cenários que representem manhã, tarde e noite.

- Instruções:

  • Divida os alunos em grupos de no máximo 5 pessoas.

  • Introduza a plataforma Scratch e explique como ela pode ser usada para criar jogos simples.

  • Cada grupo deve pensar nas atividades que seu personagem realizará ao longo do dia e programá-las no Scratch.

  • Os cenários do jogo devem representar manhã, tarde e noite, e as atividades devem ser específicas para cada período.

  • Incentive os alunos a utilizar comandos de som, movimento e aparência para tornar o jogo mais interativo.

  • Após a criação, cada grupo apresentará seu jogo para a turma e permitirá que outros grupos joguem.

  • Promova uma discussão sobre como a distribuição do tempo foi representada no jogo e a importância da organização diária.

Retorno

Duração: 20 - 25 minutos

A finalidade desta etapa é consolidar o conhecimento adquirido durante a aula e promover a reflexão individual e coletiva sobre o aprendizado. Através da discussão e do feedback, os alunos terão a oportunidade de avaliar seu desempenho, reconhecer suas contribuições e compreender melhor como podem melhorar a organização do seu tempo e a colaboração em grupo.

Discussão em Grupo

Para a discussão em grupo, solicite que cada grupo compartilhe as atividades que realizaram e as descobertas que fizeram durante a aula. Utilize o seguinte roteiro para guiar a discussão: Cada grupo deve explicar rapidamente o que fez em sua atividade específica (Diário Digital, Caça ao Tesouro Digital ou Gamificação). Pergunte quais foram os principais desafios encontrados durante a realização das atividades. Incentive os alunos a compartilhar um aprendizado novo que tiveram sobre a distribuição do tempo e atividades diárias.

Reflexões

1. O que você aprendeu sobre como organizar seu tempo ao longo do dia? 2. Como a tecnologia ajudou ou dificultou a realização das atividades propostas? 3. Que mudanças você faria na sua rotina diária após esta aula?

Feedback 360°

Instrua os alunos a realizarem feedback 360°, onde cada membro do grupo dará um feedback construtivo para os colegas. Oriente para que o feedback seja específico sobre a colaboração, criatividade e contribuição durante a atividade. Por exemplo, podem utilizar frases como 'Eu gostei da sua ideia de... porque...' ou 'Você ajudou muito quando...'. Certifique-se de que o ambiente seja respeitoso e que todos se sintam à vontade para compartilhar suas opiniões.

Conclusão

Duração: 10 - 15 minutos

A finalidade desta etapa é consolidar os aprendizados de forma divertida e memorável, destacando a relevância do tema para a vida cotidiana dos alunos. Ao conectar os conceitos ensinados com a realidade digital moderna, a conclusão reforça a importância de uma boa gestão do tempo, preparando os alunos para aplicarem esses conhecimentos em suas rotinas diárias.

Resumo

Resumo Musical:  Vamos fechar essa aula incrível com uma canção! Cantem comigo: 'De manhã a gente acorda, de tarde a gente brinca, à noite a gente descansa, e assim o dia se organiza!' Lembrem-se, cada atividade tem seu tempinho especial no nosso dia! ⏰

No Mundo

Conexão com o Mundo: Vivemos em uma era digital onde tudo é instantâneo e rápido, mas organizar o tempo é essencial para aproveitar ao máximo cada dia. Assim como nas redes sociais e nos jogos que vocês adoram, onde cada coisa tem seu momento certo, nossas atividades diárias também precisam ser organizadas para que possamos ter tempo para tudo que é importante.

Na Prática

Aplicações: Compreender a distribuição do tempo e a organização das atividades é fundamental para sermos mais produtivos, termos mais tempo para nos divertir e também para descansarmos adequadamente. Aprender a gerir o tempo desde cedo nos ajuda a criar uma rotina saudável e equilibrada, essencial para o nosso bem-estar.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

2025 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies