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Plano de aula de Brincadeiras e Jogos: Cabra-Cega

Educação Física

Original Teachy

'EF12EF01'

Brincadeiras e Jogos: Cabra-Cega

Plano de Aula | Metodologia Ativa | Brincadeiras e Jogos: Cabra-Cega

Palavras ChaveCabra-Cega, Educação Física, Atenção, Concentração, Orientação Espacial, Jogos Educativos, Trabalho em Equipe, Comunicação, Desenvolvimento Cognitivo, Interatividade, Aprendizagem Ativa
Materiais NecessáriosMesas, Cadeiras, Vendas ou faixas para os olhos, Objetos pequenos (brinquedos, bolas de algodão), Música instrumental, Objetos com texturas diferentes (tecidos, borrachas, plásticos), Grande objeto para esconder, Espaço adequado para dança e movimentação
Códigos BNCCEF12EF01: Experimentar, fruir e recriar diferentes brincadeiras e jogos da cultura popular presentes no contexto comunitário e regional, reconhecendo e respeitando as diferenças individuais de desempenho dos colegas.; EF12EF02: Explicar, por meio de múltiplas linguagens (corporal, visual, oral e escrita), as brincadeiras e os jogos populares do contexto comunitário e regional, reconhecendo e valorizando a importância desses jogos e brincadeiras para suas culturas de origem.; EF12EF03: Planejar e utilizar estratégias para resolver desafios de brincadeiras e jogos populares do contexto comunitário e regional, com base no reconhecimento das características dessas práticas.; EF12EF04: Colaborar na proposição e na produção de alternativas para a prática, em outros momentos e espaços, de brincadeiras e jogos e demais práticas corporais tematizadas na escola, produzindo textos (orais, escritos, audiovisuais) para divulgá-las na escola e na comunidade.
Ano Escolar1º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaEducação Física
Unidade TemáticaEducação Física

Premissas: Este Plano de Aula Ativo pressupõe: uma aula de 100 minutos de duração, estudo prévio dos alunos tanto com o Livro, quanto com o início do desenvolvimento do Projeto e que uma única atividade (dentre as três sugeridas) será escolhida para ser realizada durante a aula, já que cada atividade é pensada para tomar grande parte do tempo disponível.

Objetivos

Duração: (5 - 10 minutos)

A etapa de Objetivos é crucial para direcionar o foco dos alunos e do professor nas metas de aprendizagem específicas da aula. Esta seção estabelece as competências que serão desenvolvidas durante a prática de Cabra-Cega, destacando a importância de cada uma delas para o desenvolvimento cognitivo e motor dos alunos. Ao definir claramente os objetivos, tanto o professor quanto os alunos podem alinhar suas expectativas e esforços para atingir o máximo de aproveitamento da atividade.

Objetivos principais:

1. Estimular a atenção e a concentração dos alunos, através da prática da brincadeira Cabra-Cega, para desenvolver habilidades de foco e percepção sensorial.

2. Desenvolver a orientação espacial dos alunos, permitindo-lhes compreender e aplicar conceitos de direção e localização no espaço durante a atividade.

Objetivos secundários:

  1. Promover a interação entre os alunos, incentivando a comunicação e o trabalho em equipe durante a brincadeira.

Introdução

Duração: (20 - 25 minutos)

A etapa de Introdução serve para conectar o conhecimento prévio dos alunos ao tema da aula, utilizando situações problema que estimulam o pensamento crítico e a aplicação prática do conteúdo. Além disso, a contextualização ajuda a entender a relevância do jogo de Cabra-Cega não apenas como uma atividade recreativa, mas como uma ferramenta pedagógica que pode ser aplicada em diversos contextos para o desenvolvimento de habilidades essenciais. Essa abordagem visa engajar os alunos e prepará-los para uma imersão mais profunda e significativa na prática do jogo durante a aula.

Situações Problema

1. Imagine que você está em uma floresta cheia de árvores e precisa se mover sem enxergar claramente o caminho. Como você utilizaria seus outros sentidos para se orientar e evitar colisões?

2. Pense em uma sala escura na sua casa. Como você faria para se deslocar de um lado para o outro sem acender a luz? Quais são os desafios e como você poderia superá-los?

Contextualização

Cabra-Cega é um jogo que pode parecer simples à primeira vista, mas que envolve habilidades complexas como orientação espacial, capacidade de escuta atenta e rápida tomada de decisões. Este jogo tem sido praticado por gerações em diversas culturas como uma forma de desenvolver essas habilidades de uma maneira divertida e envolvente. Estudos mostram que a prática de jogos como Cabra-Cega pode melhorar o desempenho acadêmico dos alunos, especialmente em matérias que demandam atenção e raciocínio espacial.

Desenvolvimento

Duração: (70 - 80 minutos)

A etapa de Desenvolvimento é projetada para permitir que os alunos apliquem de forma prática e lúdica os conceitos aprendidos sobre a brincadeira de Cabra-Cega. Através de atividades que simulam diferentes situações e desafios, como explorar um 'jardim' na sala de aula, dançar ao som de música ou utilizar o tato para encontrar objetos, os alunos irão reforçar habilidades de atenção, concentração, orientação espacial e trabalho em equipe. Cada atividade proposta visa engajar os alunos de maneira divertida e educativa, promovendo uma aprendizagem ativa e significativa.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 - O Mistério do Jardim

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Desenvolver habilidades de orientação espacial, atenção e concentração, além de promover o trabalho em equipe e a comunicação.

- Descrição: Os alunos irão explorar um 'jardim' na sala de aula, formado por mesas e cadeiras dispostas de maneira a criar corredores e áreas delimitadas. Um aluno será escolhido para ser a 'cabra-cega'. Os demais deverão pegar objetos que estão escondidos no 'jardim' sem serem pegos pelo 'cabra-cega'. O desafio é que o 'cabra-cega' deverá encontrar os objetos usando apenas o tato e a audição, enquanto os outros alunos tentam se movimentar silenciosamente para evitar serem descobertos.

- Instruções:

  • Prepare o 'jardim' na sala, organizando mesas e cadeiras para criar corredores e espaços para esconder objetos.

  • Escolha um aluno para ser a 'cabra-cega' e venda seus olhos.

  • Coloque pequenos objetos, como brinquedos ou bolas de algodão, em diferentes locais do 'jardim'.

  • Os outros alunos deverão tentar 'roubar' os objetos sem serem tocados pelo 'cabra-cega'.

  • O 'cabra-cega' deve usar a audição e o tato para tentar pegar os 'ladrões'.

  • A atividade termina quando todos os objetos forem encontrados ou quando o 'cabra-cega' conseguir tocar um dos outros alunos.

Atividade 2 - Cabra-Cega Musical

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Aprimorar a coordenação motora, a rapidez de reação e a concentração, além de promover interação e diversão.

- Descrição: Nesta versão do jogo, os alunos irão dançar ao som de música instrumental (sem palavras) enquanto um dos participantes, de olhos vendados, tenta tocar um dos outros alunos. Quando a música para, todos devem ficar parados. Se o 'cabra-cega' tocar alguém, essa pessoa será o próximo 'cabra-cega'.

- Instruções:

  • Prepare a sala de aula com espaço suficiente para os alunos dançarem sem riscos.

  • Escolha um aluno para ser o 'cabra-cega' e venda seus olhos.

  • Inicie a música e peça para os alunos dançarem ao redor da sala.

  • Quando a música parar, os alunos devem ficar imóveis.

  • O 'cabra-cega' tenta tocar alguém. Se conseguir, essa pessoa será o próximo 'cabra-cega'.

  • Reinicie a música e repita o processo várias vezes.

Atividade 3 - Cabra-Cega Sensorial

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Desenvolver a sensibilidade tátil, a percepção sensorial e a colaboração entre os alunos.

- Descrição: Utilizando vendas e objetos com texturas diferentes, como tecidos, borrachas e plásticos, os alunos, em grupos, devem se guiar apenas pelo tato para encontrar um grande objeto escondido na sala. Cada grupo terá uma venda e um objeto-guia com texturas específicas que os levará até o objeto principal.

- Instruções:

  • Divida a turma em grupos de até 5 alunos.

  • Entregue uma venda a cada aluno de cada grupo.

  • Mostre o objeto-guia (que possui texturas diferentes) para cada grupo.

  • Esconda um grande objeto na sala e posicione o objeto-guia próximo a ele.

  • Os alunos, com os olhos vendados, devem seguir as texturas do objeto-guia para encontrar o objeto principal.

  • O primeiro grupo a encontrar o objeto principal vence.

Retorno

Duração: (10 - 15 minutos)

A etapa de Retorno é essencial para consolidar o aprendizado, permitindo aos alunos refletir sobre suas experiências e aplicar o conhecimento adquirido. Através da discussão em grupo, os alunos têm a oportunidade de verbalizar e compartilhar o que aprenderam, identificando desafios e sucessos. Isso não só reforça a compreensão dos conceitos trabalhados, mas também promove habilidades de comunicação e autoavaliação. Além disso, esta etapa ajuda o professor a avaliar o impacto das atividades e adaptar futuras aulas para atender às necessidades e interesses dos alunos.

Discussão em Grupo

Para iniciar a discussão em grupo, o professor deve reunir todos os alunos em círculo e iniciar com uma breve introdução, relembrando os objetivos da aula. Em seguida, o professor pode lançar perguntas como: 'O que vocês acharam mais desafiador na brincadeira de Cabra-Cega hoje?' e 'Como a orientação espacial e a atenção foram importantes nas atividades que realizamos?'. Encoraje os alunos a compartilhar suas experiências e insights, promovendo um ambiente de respeito e escuta ativa entre eles.

Perguntas Chave

1. Quais estratégias vocês utilizaram para se orientar durante a brincadeira de Cabra-Cega?

2. Como a atenção e a concentração ajudaram vocês a desempenhar melhor nas atividades?

3. O que vocês aprenderam sobre trabalhar em equipe durante as brincadeiras?

Conclusão

Duração: (5 - 10 minutos)

A finalidade da etapa de Conclusão é garantir que os alunos tenham uma compreensão clara e consolidada dos conteúdos abordados, além de compreenderem a relevância dos aprendizados na vida prática. Esta seção serve para reforçar o que foi aprendido, vinculando teoria e prática, e para sublinhar a importância do jogo de Cabra-Cega como uma ferramenta educativa eficaz. Ao proporcionar este fechamento, os alunos são capazes de ver a aplicabilidade direta do que aprenderam, aumentando assim a eficácia do processo de ensino-aprendizagem.

Resumo

Na conclusão, o professor deve resumir os principais pontos abordados na aula, destacando a importância da brincadeira de Cabra-Cega para o desenvolvimento de habilidades de atenção, concentração e orientação espacial. Deve-se recapitular as atividades realizadas, como 'O Mistério do Jardim', 'Cabra-Cega Musical' e 'Cabra-Cega Sensorial', enfatizando os aprendizados obtidos em cada uma delas.

Conexão com a Teoria

Explique como a aula de hoje conectou a teoria com a prática, mostrando que os conceitos de atenção, concentração e orientação espacial discutidos foram aplicados diretamente nas atividades de Cabra-Cega. Destaque como a experiência prática ajudou os alunos a visualizar e compreender melhor esses conceitos, reforçando a importância de atividades lúdicas para a aprendizagem efetiva.

Fechamento

Por fim, o professor deve enfatizar a relevância do jogo de Cabra-Cega não apenas como uma atividade recreativa, mas como uma ferramenta educacional valiosa para o desenvolvimento de habilidades essenciais em crianças, tais como a capacidade de concentração, coordenação motora e interação social. Essa conclusão reforça a aplicabilidade dos aprendizados em situações do dia a dia e em outras disciplinas.

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