Entrar

Plano de aula de Brincadeiras e Jogos: Cabra-Cega

Educação Física

Original Teachy

'EF12EF01'

Brincadeiras e Jogos: Cabra-Cega

Plano de Aula | Metodologia Técnica | Brincadeiras e Jogos: Cabra-Cega

Palavras ChaveEducação Física, Brincadeiras, Jogos, Cabra-cega, Atenção, Concentração, Orientação Espacial, Trabalho em Equipe, Comunicação, Confiança, Habilidades Práticas, Mercado de Trabalho
Materiais NecessáriosVendas para os olhos, Cones, Cadeiras, Cordas, Espaço amplo para a brincadeira, Vídeo curto sobre Cabra-cega, Papel e lápis para desenhar o percurso
Códigos BNCCEF12EF01: Experimentar, fruir e recriar diferentes brincadeiras e jogos da cultura popular presentes no contexto comunitário e regional, reconhecendo e respeitando as diferenças individuais de desempenho dos colegas.; EF12EF02: Explicar, por meio de múltiplas linguagens (corporal, visual, oral e escrita), as brincadeiras e os jogos populares do contexto comunitário e regional, reconhecendo e valorizando a importância desses jogos e brincadeiras para suas culturas de origem.; EF12EF03: Planejar e utilizar estratégias para resolver desafios de brincadeiras e jogos populares do contexto comunitário e regional, com base no reconhecimento das características dessas práticas.; EF12EF04: Colaborar na proposição e na produção de alternativas para a prática, em outros momentos e espaços, de brincadeiras e jogos e demais práticas corporais tematizadas na escola, produzindo textos (orais, escritos, audiovisuais) para divulgá-las na escola e na comunidade.
Ano Escolar1º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaEducação Física
Unidade TemáticaEducação Física

Objetivos

Duração: (10 - 15 minutos)

A finalidade desta etapa do plano de aula é preparar os alunos para a prática da brincadeira de Cabra-cega, destacando sua importância no desenvolvimento de habilidades práticas como atenção, concentração e orientação espacial. Essas habilidades são fundamentais tanto no contexto escolar quanto no mercado de trabalho, onde a capacidade de focar, se orientar e colaborar com outros é altamente valorizada.

Objetivos principais:

1. Estimular a atenção dos alunos por meio da concentração necessária para a brincadeira de Cabra-cega.

2. Desenvolver a orientação espacial dos alunos ao movimentarem-se com os olhos vendados durante a brincadeira.

3. Promover a cooperação e o trabalho em equipe ao envolver todos os alunos na atividade de forma integrada.

Objetivos secundários:

  1. Incentivar a comunicação verbal e não verbal entre os alunos durante a brincadeira.
  2. Ajudar os alunos a desenvolver confiança em seus colegas ao dependerem uns dos outros para orientação.

Introdução

Duração: (10 - 15 minutos)

A finalidade desta etapa do plano de aula é preparar os alunos para a prática da brincadeira de Cabra-cega, destacando sua importância no desenvolvimento de habilidades práticas como atenção, concentração e orientação espacial. Essas habilidades são fundamentais tanto no contexto escolar quanto no mercado de trabalho, onde a capacidade de focar, se orientar e colaborar com outros é altamente valorizada.

Contextualização

A brincadeira de Cabra-cega é uma atividade lúdica que remonta a séculos atrás e é popular em diversas culturas ao redor do mundo. Nessa brincadeira, uma criança vendada tenta encontrar e tocar os colegas, que se movem ao redor dela. A Cabra-cega é muito mais do que apenas uma brincadeira divertida; ela ajuda a desenvolver habilidades essenciais como a atenção, a concentração e a orientação espacial, fundamentais para o aprendizado e para a vida em sociedade.

Curiosidades e Conexão com o Mercado

Curiosidade interessante: A origem da brincadeira de Cabra-cega é incerta, mas é uma prática comum em várias culturas ao redor do mundo. No mercado de trabalho, habilidades desenvolvidas através de jogos como a Cabra-cega são extremamente valiosas. Profissionais de diversas áreas, como pilotos de avião, cirurgiões e engenheiros, precisam de alta capacidade de concentração e orientação espacial. Além disso, a habilidade de trabalhar em equipe e confiar nos colegas é crucial em ambientes colaborativos, como empresas de tecnologia e equipes de pesquisa científica.

Atividade Inicial

Pergunta provocadora: 'Vocês já brincaram de Cabra-cega? Como foi a experiência?' Mostre um vídeo curto de crianças brincando de Cabra-cega em diferentes culturas ao redor do mundo. Isso ajudará a despertar o interesse e a curiosidade dos alunos para a atividade prática que será realizada.

Desenvolvimento

Duração: (40 - 50 minutos)

A finalidade desta etapa do plano de aula é proporcionar uma experiência prática e envolvente que permita aos alunos aplicar os conhecimentos adquiridos sobre a brincadeira de Cabra-cega, focando no desenvolvimento de habilidades práticas como atenção, concentração, orientação espacial e comunicação. Através do mini desafio e dos exercícios de fixação, os alunos terão a oportunidade de refletir sobre a importância dessas habilidades tanto no contexto escolar quanto em situações futuras no mercado de trabalho.

Tópicos a Abordar

  1. História e origem da brincadeira de Cabra-cega
  2. Importância da atenção e concentração na brincadeira
  3. Desenvolvimento da orientação espacial
  4. Trabalho em equipe e comunicação

Reflexões Sobre o Tema

Oriente os alunos a refletirem sobre como a brincadeira de Cabra-cega exige que se confiem uns nos outros e como isso se relaciona com outras situações em que precisam trabalhar em equipe. Pergunte como eles se sentiram ao depender dos colegas com os olhos vendados e como essa experiência pode ser útil em outras atividades escolares ou futuras profissões.

Mini Desafio

Mini Desafio: Construção de Obstáculos

Os alunos serão divididos em grupos e cada grupo terá a tarefa de construir um pequeno percurso de obstáculos utilizando materiais disponíveis na sala de aula (cones, cordas, cadeiras, etc.). Em seguida, um integrante de cada grupo será vendado e orientado pelos colegas a atravessar o percurso, simulando a brincadeira de Cabra-cega.

Instruções

  1. Divida os alunos em grupos de 4 a 5 integrantes.
  2. Distribua os materiais disponíveis para a construção dos obstáculos.
  3. Cada grupo deve criar um percurso de obstáculos com os materiais fornecidos.
  4. Escolha um integrante de cada grupo para ser vendado.
  5. Os demais integrantes do grupo devem orientar o colega vendado a atravessar o percurso utilizando comandos verbais.
  6. Troque os papéis para que todos os alunos tenham a oportunidade de ser vendados e orientar.

Objetivo: Desenvolver a capacidade de orientação espacial e comunicação eficaz entre os alunos, além de promover a confiança e o trabalho em equipe.

Duração: (30 - 35 minutos)

Exercícios de Fixação e Avaliação

  1. Pergunte aos alunos como eles se sentiram ao serem vendados e ao orientar os colegas durante o percurso.
  2. Peça que desenhem o percurso de obstáculos que construíram e expliquem como conseguiram ajudar o colega vendado a atravessá-lo.
  3. Proponha uma roda de conversa onde cada aluno compartilhe uma lição aprendida durante a atividade e como essa lição pode ser aplicada em outras situações.

Conclusão

Duração: (10 - 15 minutos)

A finalidade desta etapa do plano de aula é consolidar o aprendizado, permitindo que os alunos compreendam a relevância das habilidades desenvolvidas durante a aula. Ao discutir e refletir sobre a experiência, os alunos poderão internalizar melhor os conceitos e entender como aplicá-los em diferentes contextos, tanto escolares quanto futuros profissionais.

Discussão

Promova uma discussão aberta com os alunos sobre como se sentiram ao serem vendados e orientarem os colegas durante a brincadeira de Cabra-cega. Pergunte sobre os desafios que enfrentaram e como superaram esses desafios. Incentive-os a refletirem sobre como a atenção, a concentração e a orientação espacial foram fundamentais para o sucesso da atividade. Relacione essa experiência com situações cotidianas e futuras, como a importância de confiar nos colegas em um ambiente de trabalho e a capacidade de se orientar em espaços desconhecidos.

Resumo

Recapitule os principais conteúdos apresentados durante a aula, incluindo a história e origem da brincadeira de Cabra-cega, a importância da atenção e concentração, o desenvolvimento da orientação espacial e o valor do trabalho em equipe. Destaque como cada atividade prática e reflexão ajudou a solidificar esses conceitos.

Fechamento

Explique aos alunos como a aula de hoje conectou teoria e prática, demonstrando que habilidades desenvolvidas em brincadeiras podem ter aplicações importantes no dia a dia e no mercado de trabalho. Enfatize a importância de continuar praticando essas habilidades, não apenas nas brincadeiras, mas em todas as atividades cotidianas, para se tornarem mais atentos, concentrados e colaborativos.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies